O desafio da alfabetização na escola pública municipal de Manaus

El desafio de la alfabetización en la escuela pública municipal de Manaus

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Alfabetização, Programas Educacionais

Resumo

Este artigo trata-se de um recorte de uma pesquisa acadêmica de mestrado em andamento. É uma pesquisa qualitativa, realizada por meio da análise documental. Objetiva-se descrever os programas de políticas públicas de alfabetização implementados na rede pública municipal de Manaus no período de 2016 a 2020, e analisar seus resultados. Tendo em vista Avaliação Nacional de Alfabetização de 2016, apontar que a alfabetização do país está estagnada. Conclui a urgência de políticas públicas voltadas para a alfabetização não permanecer em discurso governamental, diante da necessidade da melhoria da educação básica.

Palavras-chave: Avaliação; Alfabetização; Programas educacionais.

 

 

 

Resumen

Este artículo es un extracto de una investigación de maestría académica en curso. Es una investigación cualitativa, realizada a través del análisis documental. El objetivo es describir los programas de política pública de alfabetización implementados en la red pública municipal de Manaus de 2016 a 2020, y analizar sus resultados. En vista de la Evaluación Nacional de Alfabetización de 2016, señalan que la alfabetización del país se encuentra estancada. Se concluye que las políticas públicas dirigidas a la alfabetización no permanecen urgentemente en el discurso gubernamental, dada la necesidad de mejorar la educación básica.

Palabras clave: Evaluación; Literatura; Programas educativos.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francinetti Martins de Lira, UFAM

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades –PPGECH no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA/UFAM. Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amazonas e Professora da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. E-mail: lirafrancinetti@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8039-2419.

Adriana Francisca de Medeiros, UFAM

Doutora em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UNIR) com período sanduíche na  University of Florida. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA/UFAM. Membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF). Pesquisadora do grupo de pesquisa Geografia, Natureza e Territorialidades humanas (GENTEH/UNIR) e do grupo de Investigação sobre Relação Educativa e Aprendizagem (IEAA/UFAM). E-mail: afdemedeiros@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9290-0417.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 12 ago. 2022

BRASIL. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9765.htm>. Acesso em: 20 set. 2022

BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional nº 9.394/96. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 31 jul. 2022

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Manual operacional do sistema de orientação pedagógica e monitoramento. Programa Mais Alfabetização. Brasília: Secretaria de Educação Básica - 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85691-manual-operacional-pmalfa-final/file>. Acesso em: 10 out. 2023

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Política Nacional da Alfabetização. Programa Mais Alfabetização. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/56321-mec-anuncia-politica-nacional-de-alfabetizacao-para-reverter-estagnacao-na-aprendizagem> Acesso: 9 fev. 2023

BRASIL. Portaria nº 142 de 22 de fevereiro de 2018. Institui o Programa Mais alfabetização que visa fortalecer e apoia as unidades escolares no processo de alfabetização do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/86401-portaria-142-2018-pmalfa002/file>. Acesso em: 10 out. 2023

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE. Disponível em:< https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html>. Acesso em: 31 jul. 2022

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEMBRODE2017.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2022

BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira –Avaliação Nacional da Alfabetização: relatório 2013-2014: volume 2: análise dos resultados. Brasília, DF: INEP, 2015. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/relatorio_ana_2013_2014_analise_dos_resultados> Acesso em: 20. fev.2023

BRASIL. Sistema de Avaliação da Educação Básica Avaliação Nacional da Alfabetização. Edição 2016. Brasília-DF, out. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/75181-resultados-ana-2016-pdf/file. Acesso em 12 maio 2022

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. 5 ed. Tradução de Sandra Maria Mallmann da Rosa. Porto Alegre: Penso Editora, 2021

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

FREITAS, L. C. de. Ciclo ou séries? O que muda quando se altera a forma de organizar os tempos-espaços da escola. Reunião Anual da ANPED, v. 27, p. 21-24, 2004. Disponível em: <http://27reuniao.anped.org.br/diversos/te_luiz_carlos_freitas.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2023

FREITAS, L. C. de. Avaliação Educacional: caminhando pela contramão. 7. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Limitada, 2014.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. 1. ed. São Paulo: Corte, 2011

MANAUS. Relatório Anual de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Manaus - PME. 2019.

Disponível em: <https://semed.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/005-Relatorio_Gestao_2018.2019.pdf>. Acesso: 02 abr. 2023

MANAUS, Relatório de Gestão do ano de 2020, mar. 2021.

Disponível em:< https://semed.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/006-Relatorio_Gestao_2020.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2023

MANAUS. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica Anos Iniciais – Bloco Pedagógico. 2014

REGO, Tereza Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

SEMED_MANAUS (org.). POLITICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO - MANAUS_ 2020. Manaus: SEMED_ Manaus, 2020. 104 slides, color.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 5. ed. 2ª impressão. São Paulo: Contexto, 2008.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. 1. ed. 5ª impressão. São Paulo: Contexto, 2021.

Downloads

Publicado

14/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 123
  • pdf downloads: 89

Como Citar

LIRA, F. M. de; DE MEDEIROS, A. F. O desafio da alfabetização na escola pública municipal de Manaus: El desafio de la alfabetización en la escuela pública municipal de Manaus. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7730. Acesso em: 21 dez. 2024.