Reforma do Ensino Médio e Educação a Distância: caminhos e descaminhos

Reforma de la Escuela Secundaria y Educación a Distancia: caminos y desvíos

Autores

Palavras-chave:

Política Educacional, Ensino Médio, Educação a Distância, Conhecimento matemático para o ensino

Resumo

O problema de pesquisa que estruturou este artigo foi: quais as implicações da Lei n.º 13.415/2017 — que regulamenta a reforma do Ensino Médio, na Educação a Distância (EAD)? Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo analisar as implicações da Lei n.º 13.415/2017 — que regulamenta a reforma do Ensino Médio, na EAD. Especificamente, objetivou compreender o processo de formulação dos discursos que influenciaram a reforma do Ensino Médio, discutir quais alterações ela propõe para as políticas educacionais brasileiras e identificar os (des)caminhos propostos para a EAD. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica e documental, com análise descritiva dos dados. Constatou-se que o Ensino Médio continua sendo um campo conflituoso e, na sua articulação com a EAD, nos últimos anos, passou por uma distorção das possibilidades que envolvem essa relação, mediante políticas educacionais que minimizam a EAD, usando-a como modalidade voltada para o barateamento e controle do trabalho docente.

Palavras-chave: Política Educacional; Ensino Médio; Educação a Distância.

 

Resumen

El problema de investigación que estructuró este artículo fue: ¿cuáles son las implicaciones de la Ley nº 13.415/2017 — que regula la reforma de la Educación Secundaria, en la Educación a Distancia (EAD)? En este sentido, el trabajo tuvo como objetivo analizar las implicaciones de la Ley nº 13.415/2017 — que regula la reforma de la Educación Secundaria, en EAD. Específicamente, tuvo como objetivo comprender el proceso de formulación de los discursos que influyeron en la reforma de la Educación Secundaria, discutir qué cambios propone para las políticas educativas brasileñas e identificar los (des)caminos propuestos para la EAD. La metodología utilizada se basó en un enfoque cualitativo, de investigación bibliográfica y documental, con análisis descriptivo de los datos. Se encontró que la Escuela Secundaria continúa siendo un campo conflictivo y, en su articulación con la EAD, en los últimos años, ha sufrido una distorsión de las posibilidades que envuelve esta relación, a través de políticas educativas que minimizan la EAD, utilizándola como una modalidad dirigida para reducir el coste y el control del trabajo docente.

Palabras clave: Política Educativa; Escuela secundaria; Educación a distancia.

 

 

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Biografia do Autor

Alexandre Viana Verde, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Pedagogia. Graduado em Letras. Mestre em Educação. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: aleexandre.viana@outlook.com / Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2923-1534.

Diego Rodrigo Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Ciências Sociais. Graduado em Pedagogia. Graduado em História. Mestre em Educação. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). E-mail: diegoantropologo@hotmail.com / Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9176-4908.

Francisca das Chagas Silva, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Pedagogia. Mestra em Educação. Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação/Mestrado e Doutorado em Educação e do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: fransluma@bol.com.br / Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9654-0797

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24/02/2024
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Como Citar

VIANA VERDE, A.; RODRIGO PEREIRA, D.; DAS CHAGAS SILVA, F. Reforma do Ensino Médio e Educação a Distância: caminhos e descaminhos: Reforma de la Escuela Secundaria y Educación a Distancia: caminos y desvíos. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7727. Acesso em: 22 nov. 2024.