Concepção de gestão democrática escolar no contexto do Plano Municipal de Educação de São Luís – MA

Conception of democratic school management in the context of the municipal education plan of São Luís – MA

Autores

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo realizado na disciplina Estado e Política Educacional, componente curricular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão.  Tem como objetivo analisar a concepção de gestão democrática escolar presente no Plano Municipal de São Luís (PME) – MA (Lei nº 6.001/15). A pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa, com base em uma análise bibliográfica e documental. Como conclusão, constatamos que o PME – São Luís manifesta diversos avanços quanto à busca pela implementação de uma organização escolar democrática e participativa. No entanto, a concepção de gestão democrática referenciada no documento é reduzida às eleições de diretores escolares.

Palavras-chave: Gestão Democrática; Gestão Democrática Escolar; Plano Municipal de Educação.

 

Abstract

This article is the result of a study conducted in the subject State and Educational Policy, a curricular component of the Graduate Program in Education of the Federal University of Maranhão.  It aims to analyze the concept of democratic school management present in the Municipal Plan of São Luís (SME) - MA (Law No. 6.001/15). The research was based on a qualitative approach, based on a bibliographic and documental analysis. As a conclusion, we can see that PME - São Luís shows several advances regarding the search for the implementation of a democratic and participative school organization. However, the concept of democratic management referenced in the document is reduced to the elections of school principals.

Keywords: Democratic Management; Democratic School Management; Municipal Education Plan.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Marília Viana Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFMA)

E-mail: anamarilia.vs@gmail.com                  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4435-6773

 

Bruna Cibelle de Andrade Abreu, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFMA)

E-mail: brunacaandrade@gmail.com               Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2020-9384

 

Alexandre Viana Verde, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFMA)

E-mail: aleexandre.viana@outlook.com         Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2923-1534

Downloads

Publicado

01/01/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 322
  • pdf downloads: 364

Como Citar

VIANA SILVA, A. M.; DE ANDRADE ABREU, B. C.; VIANA VERDE, A. . Concepção de gestão democrática escolar no contexto do Plano Municipal de Educação de São Luís – MA: Conception of democratic school management in the context of the municipal education plan of São Luís – MA. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 31, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3698. Acesso em: 21 nov. 2024.