Da recognição à invenção: problematizações no campo da educação

From recognition to invention: problematizations in the field of education

Autores

Palavras-chave:

Educação. Invenção. Aprendizagem

Resumo

A representação como forma única do pensar e, consequentemente, do conhecimento e das aprendizagens refere-se a um senso comum, à reprodução do que já existe e está posto; sem a possibilidade de um pensar outro, de variações cognitivas. Essa visão acerca do pensamento acaba por refletir nas práticas escolares através de atividades focadas em resultados preestabelecidos onde desconsidera-se as aprendizagens diversas no contato dos sujeitos com a experiência.  Pauta-se a aprendizagem numa concepção de erro ou acerto: reproduzir aquilo que já existe de forma padrão e reta. A cognição inventiva subverte as lógicas e as limitações colocadas por uma educação baseada na recognição. É a partir das invenções que uma aprendizagem aberta força subjetividades e abre espaço para problematizações, onde os sujeitos constroem novos mundos e a si mesmos.

Palavras-chave:  Educação; Invenção; Aprendizagem.

 

Abstract

Representation as the only way of thinking and, consequently, of knowledge and learning, refers to common sense, the reproduction of what already exists and is in place; without the possibility of thinking differently, of cognitive variations. This view of thinking ends up being reflected in school practices through activities focused on pre-established results, which disregard the diverse learning that takes place when subjects come into contact with experience.  Learning is based on a concept of right or wrong: reproducing what already exists in a standard, straightforward way. Inventive cognition subverts the logics and limitations imposed by an education based on recognition. It is from inventions that open learning forces subjectivities and opens up space for problematizations, where subjects build new worlds and themselves.

Keywords: Education; Invention; Learning.

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Dagmar de Mello e Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Educação pela Uerj (2002), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Professora Associada da UFF - Faculdade de Educação. Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação - Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão e PPGE da UFF. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5863-3607 E-mail: dmesilva@id.uff.br

 

Marina Muniz de Lourenço, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Licenciatura em História na Universidade Federal Fluminense, possui mestrado em Diversidade e Inclusão pela UFF e atualmente cursa Doutorado em Educação pela UFF. Atua como professora no município de Niterói no estado do Rio de Janeiro e participa do Laboratório Kumã, grupo de experimentação e pesquisa entre cinema e educação do Departamento de Cinema da  Universidade Federal Fluminense. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7716-9371 E-mail: mlourenco@id.uff.br

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Publicado

21/12/2023
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Como Citar

DE MELLO E SILVA, D.; MUNIZ DE LOURENÇO, M. Da recognição à invenção: problematizações no campo da educação: From recognition to invention: problematizations in the field of education. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7686. Acesso em: 3 jul. 2024.

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