Histórias em Quadrinhos: no Ensino e na Aprendizagem de Bases Numéricas

Comics: in Teaching and Learning Numerical Bases

Autores

Palavras-chave:

História em quadrinhos, sistema de base, anos iniciais

Resumo

Desenvolver tarefas sobre os sistemas numéricos faz parte do currículo de Matemática, entretanto, historicamente, o trabalho com tais noções, principalmente, nos anos iniciais de escolarização, apresenta-se demasiadamente problemático. Estudos a esse respeito levaram-nos a desenvolver uma pesquisa qualitativa, com base na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, enfocando tarefas voltadas para o ensino do sistema de bases, em uma turma de 3º ano de uma escola pública, localizada na região metropolitana de Belém do Pará, no Brasil. Nosso objetivo foi agregar o discurso teórico da Teoria das Situações a uma situação de ensino aprendizagem de bases numéricas, a partir de uma História em Quadrinhos como dispositivo didático.  Após as análises, constatamos que esse gênero textual favoreceu a apropriação de noções referentes ao sistema de base.

Palavras-chave: História em quadrinhos; sistema de base; anos iniciais.

 

Abstract

Developing tasks on numerical systems is part of the Mathematics curriculum, however, historically, working with such notions, especially in the early years of schooling, has been too problematic. Studies in this regard led us to develop a qualitative research, based on Guy Brousseau's Theory of Didactic Situations, focusing on tasks aimed at teaching the basic system, in a 3rd year class of a public school, located in the metropolitan region of Belém do Pará in Brazil. Our objective was to add the theoretical discourse of the Theory of Situations to a situation of teaching and learning numerical bases, using a comic strip as a didactic device. After the analyses, we found that this textual genre favored the appropriation of notions referring to the base system.

Keywords: Comics; base system; early years.

 

 

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Biografia do Autor

Alessandro Aguiar Barros Da Silva, Universidade Federal do Pará

Tem formação em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Educação em Ciências e Matemáticas com área de atuação em Educação Matemática (IEMCI/UFPA), com enfoque de pesquisa na didática da matemática e materiais alternativos para o ensino de matemática.

Email: sandroaguiar13@hotmail.com.  Orcid: https://orcid.org/0009-0002-2810-4234

Nazaré do Socorro Moraes da Silva , Universidade Federal do Pará

É Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), mestra em Educação em Ciências e Matemáticas com área de atuação em Educação Matemática (IEMCI/UFPA). Atualmente cursa Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA, com enfoque de pesquisa na didática da matemática. E-mail : nazaresocorro2@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8283-476X

José Messildo Viana Nunes, UFPA

Licenciado Pleno Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará; com Aperfeiçoamento em Informática Educativa; Especialização em Educação Matemática (UEPA); Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA) e Doutorado em Educação Matemática pala Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal do Pará, com experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Argumentação em Matemática, História da Matemática, Didática da Matemática, Aprendizagem Significativa e Formação de Professores. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática das Matemáticas (GEDIM/UFPA). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática das Matemáticas (GEDIM/UFPA). Coordena o Laboratório de Ensino Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática (LABEMAT/IEMCI/UFPA).

Email: messildo@ufpa.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9492-4914

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Publicado

25/12/2023
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Como Citar

BARROS DA SILVA, A. A.; MORAES DA SILVA , N. do S.; NUNES, J. M. V. Histórias em Quadrinhos: no Ensino e na Aprendizagem de Bases Numéricas: Comics: in Teaching and Learning Numerical Bases . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7669. Acesso em: 3 maio. 2024.