Diagnóstico da resolução de problemas com operações aritméticas por estudantes do 5º ano do ensino fundamental

Diagnóstico de resolución de problemas con operaciones aritméticas por los estudiantes del 5to año de educación primaria

Autores

Palavras-chave:

Atividade de Situações Problema Discente; Sistema Galperin-Talízina; Ensino problematizador de Majmutov.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou diagnosticar a resolução de problemas com operações aritméticas por meio do Esquema da Base Orientadora Completa da Ação (EBOCA) da Atividade de Situações Problema Discente (ASPD) por estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola do sistema federal de ensino do estado de Roraima. O EBOCA da ASPD está fundamentado na Teoria Histórico-Cultural no Sistema Galperin-Talízina integrado ao Ensino Problematizador de Majmutov. A ASPD é uma atividade de estudo formada por quatro ações: formular o problema discente; construir o núcleo conceitual e procedimental; solucionar o problema e analisar a solução. A partir de procedimentos metodológicos, predominantemente qualitativos, conclui-se que os estudantes apresentaram dificuldades em resolver problemas com multiplicação e divisão, entre as ações da ASPD as maiores dificuldades foram: solucionar o problema e analisar a solução.

Palavras-chave: Atividade de Situações Problema Discente; Sistema Galperin-Talízina; Ensino problematizador de Majmutov.

 

Resumen

El objetivo de este artículo es diagnosticar la resolución de problemas en operaciones aritméticas a través del Esquema de la Base Orientadora Completa de la Acción (EBOCA) de la Actividad de Situaciones Problema Docente (ASPD) de estudiantes del 5º año de una escuela del sistema federal de enseñanza de la provincia de Roraima. El EBOCA de ASPD se fundamenta en la Teoría Histórico-Cultural en el Sistema Galperin – Talízina, integrada a la enseñanza problémica de Majmutov. La ASPD es una actividad de estudio formada por las acciones: formular el problema docente; construir el núcleo conceptual y procedimental; resolver el problema docente y analizar la solución. A partir de procedimientos metodológicos, predominantemente cualitativos, se concluye dificultades en la resolución de problemas con multiplicaciones y divisiones, entre las acciones del ASPD, las mayores dificultades fueron en las acciones solucionar el problema docente y analizar la solución.

Palabras clave: Actividad de Situaciones Problema Docente; Sistema Galperin-Talízina; Enseñanza Problémica de Majmutov.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraya de Araújo Feitosa, Universidade Federal de Roraima/ Colégio de Aplicação

Doutoranda no Programa da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima (UERR), Licenciada em Matemática pela UERR e em Pedagogia pela FACETEN, Professora EBTT no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR). E-mail: soraya.feitosa@ufrr.br; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2876-9335

 

Héctor José García Mendoza, Universidade Federal de Roraima (UFRR)/ Departamento de Matemática

Doutor em Educação (UJAEN/Espanha), Professor na Universidade Federal de Roraima (UFRR), Docente nos Programas de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UERR e no Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC/UFMT. E-mail: hector.mendoza@live.com; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0346-8464

Oscar Tintorer Delgado, Universidade Estadual Roraima

Doutor em Ciências Técnicas pela Universidade Central de Las Villas, Cuba (UCLV/Cuba), Bacharel em Física pela Universidade da Havana. Atualmente é professor colaborador no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UERR.

E-mail: tintorer.delgado@gmail.com; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4916-6170

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28 de jun. 2022.

Diário Oficial da União. Portaria nº 959: seção 3, Brasília, DF, n. 414-A, p. 9, 27 de setembro de 2013. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/59697588/dou-secao-1-30-09-2013-pg-9. Acesso em: 23 ago. 2022.

FEITOSA, Soraya de Araújo; MENDOZA, Héctor José García; DELGADO, Oscar Tintorer (2022). Contribuições do sistema didático Galperin, Talízina e Majmutov por meio da Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem da matemática em estudantes do Ensino Fundamental. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(2), 456–475. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv6n2.a2022-66644. Acesso em: 10 set. 2022

GALPERIN, Piotr Ya. Introducción a la psicología. Habana: Pueblo y educación, 1982.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo/Tradução Rubens Eduardo Frias. – 2.ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Org.) Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. Guarujá – SP: Científica Digital, 2021, v. 13.

LONGAREZI, Andréa Maturano. (2020). Gênese e constituição da Obutchénie Desenvolvimental: expressão da produção singular-particular-universal enquanto campo de tensão contraditória. Educação, 45(1), e98/ 1–31. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644448103. Acesso em 13 out. 2022.

PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano. (2020). Sistemas didáticos desenvolvimentais: precisões conceituais, metodológicas e tipológicas. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, 4(1), 201–242. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-57369. Acesso em 13 out. 2022.

MAJMUTOV, Mirza Ismailovich. La enseñanza problémica. Habana: Pueblo y educación, 1983.

MENDOZA, Héctor José García. Estudio del efecto del sistema de acciones en el proceso de aprendizaje de los algunos en la Actividad de Situaciones de Problema de Matemática, en la asignatura d álgebra lineal, en el contexto de la Facultad de la Amazonia. Teses (Doctorado em Educación) – Universidad de Jaén. Jaén, 340p., 2009.

MENDOZA, Héctor José García; DELGADO, Oscar Tintorer. A contribuição do ensino problematizador de Majmutov na formação por etapas das ações mentais de Galperin. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 2, n.1, p. 166-192, 2018. Doi: https://doi.org/10.14393/OBv2n1a2018-8. Acesso em: 15 ago. 2022.

MENDOZA, Héctor José García; DELGADO, Oscar Tintorer. Contribuições do Sistema Didático Galperin, Talízina e Majmutov para a Resolução de Problemas in LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Org.) Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. Guarujá – SP: Científica Digital, 2021, v. 13.

MENDOZA, Héctor José García; DELGADO, Oscar Tintorer. Proposta de um Esquema da Base Orientadora Completa da Ação da Atividade de Situações Problema Discente. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 4, n.1, p. 180-200, 2020. Doi: https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56482. Acesso em: 20 ago. 2022.

OLIVEIRA, Naralina Viana Soares da Silva. Contribuições do Sistema Didático Galperin, Talízina e Majmutov para formação da habilidade de resolver problemas discentes em cálculo diferencial e integral em estudantes de matemática-licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – REAMEC. Universidade Federal de Mato Grosso, 2021. Disponível em: https://w3.dmat.ufrr.br/hector/TeseNaralina.pdf. Acesso em: 03 mar. 2023.

POLYA, George. A Arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. – 3.ed. – reimpr. – São Paulo: McGraw-Hill, 2012.

TALÍZINA, Nina Fiodorovna. Psicología de la Enseñanza. Moscú: Progreso, 1988.

TAVARES, Amanda Rodrigues; REZENDE, Anyelle Vasconcelos; VALE, Fabiane Alves do; REIS, Marlene Barbosa de Freitas; BORGES, Natália do Amaral; LANZONI, Talita Serravale. As contribuições do estudo de Vygotsky para a educação contemporânea e as teorias pedagógicas. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/semintegracao/article/view/6290/4292. Acesso em 26 de mai. 2023.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A Formação Social da Mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José Cipolla Neto; Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003a.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Pensamento e Linguagem. Tradução Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003b.

WAKIYAMA, Yachiko Nascimento. Formação de habilidades em modelagem matemática fundamentada no Sistema Didático Galperin, Talízina, Majmutov para licenciandos em matemática. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – REAMEC. Universidade Federal de Mato Grosso, 2022. Disponível em: https://w3.dmat.ufrr.br/hector/TeseYashi.pdf. Acesso em: 02 fev. 2023.

WAKIYAMA, Yachiko Nascimento; MENDOZA, Héctor José García. Diagnóstico da aprendizagem por meio da atividade de situações problema discente em modelagem Matemática dos estudantes de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Amazonas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 6, p. 1–25, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n6a05. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3175. Acesso em: 24 jul. 2023.

Downloads

Publicado

24/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 168
  • pdf downloads: 132

Como Citar

DE ARAÚJO FEITOSA, S.; GARCÍA MENDOZA, H. J.; TINTORER DELGADO, O. Diagnóstico da resolução de problemas com operações aritméticas por estudantes do 5º ano do ensino fundamental : Diagnóstico de resolución de problemas con operaciones aritméticas por los estudiantes del 5to año de educación primaria. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7588. Acesso em: 21 dez. 2024.