Parfor e os tabus à formação inicial de professores no contexto amazônico: limites e possibilidades

Parfor and the taboos to initial teacher training in the Amazonian context: limits and possibilities

Autores

Palavras-chave:

Palavras-chave: Parfor; Formação inicial de professores; Contexto amazônico.

Resumo

 

O objetivo desse artigo foi analisar os tabus à formação inicial de professores no contexto amazônico. Além do estudo bibliográfico, efetivou-se uma pesquisa empírica, realizada junto a egressos do curso de pedagogia ofertados pela UEPA (Parfor). A coleta de dados foi feita mediante entrevista semiestruturada e priorizei entrevistar egressos das turmas ofertadas nos municípios de Castanhal, Vigia, Capitão Poço e Acará. O campo amostral se delimitou em 16 egressos, sendo entrevistados 4 alunos de cada turma desses municípios. A análise de dados se orientou por meio da pesquisa social interpretativa. Os resultados indicam a necessidade de repensar a dimensão didático-pedagógica, considerando as especificidades da região amazônica, objetivando adequações nos processos de implementação e de gestão dessa política e a otimização dos aspectos qualitativos da formação de professores.

Palavras-chave: Parfor; Formação inicial de professores; Contexto amazônico.

 

Abstract

The objective of this article was to analyze the taboos to initial teacher training in the Amazonian context. In addition to the bibliographical study, an empirical research was carried out with graduates of the pedagogy course offered by UEPA (Parfor). Data collection was carried out through semi-structured interviews and I prioritized interviewing graduates from classes offered in the municipalities of Castanhal, Vigia, Capitão Poço and Acará. The sample field was limited to 16 graduates, with 4 students from each class of these municipalities being interviewed. Data analysis was guided by means of interpretative social research. The results indicate the need to rethink the didactic-pedagogical dimension, considering the specificities of the Amazon region, aiming at adapting the implementation and management processes of this policy and optimizing the qualitative aspects of teacher training.

Keywords: Parfor; Initial teacher training; Amazon contexto.

 

 

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Biografia do Autor

Raimundo Sérgio Farias, UEPA

Pedagogo e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará. Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará onde atua no curso de licenciaturas e é docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.
E-mail: jrbarcafarias@yahoo.com.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5116-0360.

 

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Publicado

21/12/2023
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Como Citar

FARIAS, R. S. Parfor e os tabus à formação inicial de professores no contexto amazônico: limites e possibilidades: Parfor and the taboos to initial teacher training in the Amazonian context: limits and possibilities. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7584. Acesso em: 30 abr. 2024.