Edtechs e cursos de medicina: novas estratégias das grandes empresas educacionais na educação superior

Edtechs and medical courses: new strategies of large educational companies in higher education

Autores

Palavras-chave:

Financeirização da educação superior, Edtechs, cursos de medicina

Resumo

O artigo analisa os movimentos recentes dos grupos educacionais brasileiros (Cogna, Yduqs, Afya, Anima e Ser Educacional) listados em bolsas de valores. Entre as estratégias, destacam-se: a aquisição de edtechs e de cursos de medicina. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental e tem como fontes: a Consultoria Hoper, os relatórios das empresas e notícias em cadernos de economia dos principais jornais. Conclui-se que o dinamismo destes conglomerados na adaptação e na geração de novas oportunidades de negócios encontrou o nicho de mercado nos cursos de medicina, cuja existência em seus portfolios torna-se a principal estratégia de marketing e a sinalização positiva aos fundos de private equity e aos seus acionistas sobre a viabilidade e o potencial do “negócio”. Não há controle ou sanção pelo MEC ao aprofundamento da financeirização no nível empresarial na educação superior no Brasil.

Palavras-chave: Financeirização da educação superior; Edtechs; cursos de medicina.

 

Abstract

The article analyzes the recent movements of Brazilian educational groups (Cogna, Yduqs, Afya, Anima and Ser Educacional) listed on stock exchanges. Among the strategies, the following stand out: the acquisition of edtechs and medical courses. It is a bibliographical and documentary research and has as sources: the Hoper Consulting, company reports and news in economic sections of the main newspapers. It is concluded that the dynamism of these conglomerates in adapting and generating new business opportunities has found a market niche in medical courses, whose existence in their portfolios becomes the main marketing strategy and a positive signal to private equity funds and their shareholders about the viability and potential of the “business”. MEC does not control or sanction the deepening of financialization at the business level in higher education in Brazil.

Keywords: Financialization in Higher education; edtechs; medical courses.

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Biografia do Autor

Raimundo da Silva Lima, Universidade de Brasília

Mestre em Educação – UnB. Professor da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal

E-mail: raimundolima11@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5033-4162

 

Cristina Helena Almeida de Carvalho, Universidade de Brasília

Mestre e Doutora em Economia – Unicamp. Professora Associada II da Faculdade de Educação (UnB)   E-mail: cristina.helena.carvalho@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3667-3904

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10/11/2023
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Como Citar

DA SILVA LIMA, R.; ALMEIDA DE CARVALHO, C. H. Edtechs e cursos de medicina: novas estratégias das grandes empresas educacionais na educação superior: Edtechs and medical courses: new strategies of large educational companies in higher education. Revista Cocar, [S. l.], n. 20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7545. Acesso em: 23 jun. 2024.