Financeirização e oligopolização do Ensino Superior em Mato Grosso e a condição do trabalho docente na Universidade de Cuiabá (UNIC)

Financialization and oligopolization of Higher Education in Mato Grosso and the condition of teaching work at the University of Cuiabá (UNIC)

Autores

Palavras-chave:

Trabalho docente; Cogna Educacional; Universidade de Cuiabá.

Resumo

O Ensino Superior privado no Brasil tem sido marcado pela intensidade de sua expansão via formação de grandes grupos educacionais por meio de aquisições de instituições menores. O aprofundamento desse processo ganha fôlego adicional com as possibilidades de criação de fundos de investimentos, inclusive com alguns grupos abrindo seu capital na bolsa de valores, como é o caso da Kroton Educacional, vinculada à Holding Cogna Educacional, em 2019. Dentre as diversas aquisições, a Kroton Educacional adquiriu a Universidade de Cuiabá (UNIC) em 2010, passando a operar em 11 unidades, localizadas em seis municípios de Mato Grosso. Este texto tem por objetivo discutir as condições do trabalho docente na UNIC, no contexto de avanço do Ensino Superior privado-mercantil no estado de Mato Grosso a partir da inserção da Holding Cogna Educação, apontando as formas de contratação, remuneração e regime do trabalho docente, atribuições e formação docente, tempo de trabalho na instituição e demissões.   

Palavras-chave: Trabalho docente; Cogna Educacional; Universidade de Cuiabá.  

 

Abstract

Private Higher Education in Brazil has been marked by the intensity of its expansion due to the formation of large educational groups through the acquisition of smaller institutions. The deepening of this process has gained additional impetus with the possibilities of creating investment funds, with some groups going public on the stock exchange, such as Kroton Educacional, which is linked to Holding Cogna Educacional, in 2019. Among several acquisitions, Kroton Educacional acquired the University of Cuiabá (UNIC) in 2010, starting to operate in 11 units, located in six cities in Mato Grosso. This text aims to discuss the conditions of teacher work at UNIC, in the context of advance of mercantile private Higher Education in the state of Mato Grosso since the insertion of the Holding Cogna Educação, pointing out hiring methods, salaries, work arrangements, teacher attributions and education, time working at the institution and layoffs.

Keywords: Teacher work; Cogna Educacional; University of Cuiaba.

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Biografia do Autor

Marilda de Oliveira Costa, UNEMAT

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Cursou pós doutoramento em Ciência da Educação, na espacialidade Organização e Administração Escolar, no Instituto de Educação da Universidade do Minho/Portugal (2016). Pós doutorado no Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação (NEPGE) - Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2023-2024). Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (2019-2023). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNEMAT (PPGEdu/UNEMAT), gestão 2019-2021. Diretora Estadual da ANPAE de Mato Grosso (2017-2023) e Vice Presidente Regional da ANPAE Centro Oeste (2023 a 2025). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no PPGEDu/UNEMAT e na graduação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão educacional, privatização da educação, Nova Gestão Pública (NPM) e gestão democrática da educação.

E-mail: marilda.costa@unemat.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6859-0041

Adriana Rodrigues dos Santos Brito, Secretaria de Estado de Educação de Estado de Mato Grosso Mirassol d’Oeste-MT, Brasil

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu– UNEMAT/Cáceres – MT; Integrante do Grupo de Pesquisa GEPEPE/UNEMAT – MT. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/ Cáceres (2000), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2014) e graduação em Enfermagem pela Faculdade de Quatro Marcos (2010).  Professora na rede estadual de educação – SEDUC/MT, lotada no município de Mirassol d’ Oeste - MT, na disciplina de Biologia. Possui experiencia na área de Biologia Geral, e especialização em Química – UFLA (2007), Enfermagem em Saúde da Família – ICE (2011) e Urgência e Emergência em enfermagem – ICE (2011).   E-mail: adriana_rsbrito@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8809-1001

Ualter Rojas, Mestrando no em Educação no PPGEdu-UNEMAT Cáceres-MT, Brasil

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu– UNEMAT/Cáceres – MT, com graduação em Licenciatura em Matemática pelo IFMT, Brasil. Técnico Administrativo Educacional da Secretaria de Estado de Educação de Educação de Mato Grosso. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas e Gestão Educacional – GEPEPE.    E-mail: ualter.rojas@unemat.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2090-5715

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Publicado

10/11/2023
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Como Citar

COSTA, M. de O.; RODRIGUES DOS SANTOS BRITO, A.; DOS SANTOS ROJAS, U. Financeirização e oligopolização do Ensino Superior em Mato Grosso e a condição do trabalho docente na Universidade de Cuiabá (UNIC) : Financialization and oligopolization of Higher Education in Mato Grosso and the condition of teaching work at the University of Cuiabá (UNIC). Revista Cocar, [S. l.], n. 20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7536. Acesso em: 18 maio. 2024.