Financeirização e oligopolização do Ensino Superior em Mato Grosso e a condição do trabalho docente na Universidade de Cuiabá (UNIC)
Financialization and oligopolization of Higher Education in Mato Grosso and the condition of teaching work at the University of Cuiabá (UNIC)
Palavras-chave:
Trabalho docente; Cogna Educacional; Universidade de Cuiabá.Resumo
O Ensino Superior privado no Brasil tem sido marcado pela intensidade de sua expansão via formação de grandes grupos educacionais por meio de aquisições de instituições menores. O aprofundamento desse processo ganha fôlego adicional com as possibilidades de criação de fundos de investimentos, inclusive com alguns grupos abrindo seu capital na bolsa de valores, como é o caso da Kroton Educacional, vinculada à Holding Cogna Educacional, em 2019. Dentre as diversas aquisições, a Kroton Educacional adquiriu a Universidade de Cuiabá (UNIC) em 2010, passando a operar em 11 unidades, localizadas em seis municípios de Mato Grosso. Este texto tem por objetivo discutir as condições do trabalho docente na UNIC, no contexto de avanço do Ensino Superior privado-mercantil no estado de Mato Grosso a partir da inserção da Holding Cogna Educação, apontando as formas de contratação, remuneração e regime do trabalho docente, atribuições e formação docente, tempo de trabalho na instituição e demissões.
Palavras-chave: Trabalho docente; Cogna Educacional; Universidade de Cuiabá.
Abstract
Private Higher Education in Brazil has been marked by the intensity of its expansion due to the formation of large educational groups through the acquisition of smaller institutions. The deepening of this process has gained additional impetus with the possibilities of creating investment funds, with some groups going public on the stock exchange, such as Kroton Educacional, which is linked to Holding Cogna Educacional, in 2019. Among several acquisitions, Kroton Educacional acquired the University of Cuiabá (UNIC) in 2010, starting to operate in 11 units, located in six cities in Mato Grosso. This text aims to discuss the conditions of teacher work at UNIC, in the context of advance of mercantile private Higher Education in the state of Mato Grosso since the insertion of the Holding Cogna Educação, pointing out hiring methods, salaries, work arrangements, teacher attributions and education, time working at the institution and layoffs.
Keywords: Teacher work; Cogna Educacional; University of Cuiaba.
Downloads
Referências
ADRIÃO, T. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 8-28, jan./abr. 2018. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5692189/mod_resource/content/1/Teresa%20Adriao_Dimens%C3%B5es%20e%20Formas%20da%20Privatiza%C3%A7%C3%A3o.pdf . Acesso em 14 de julho de 2023.
BASTOS, P. P. Z. Financeirização, crise, educação: considerações preliminares. IE/UNICAMP, Campinas, n. 217, mar.2013. Disponível em: https://www.eco.unicamp.br/images/arquivos/artigos/3256/TD217.pdf . Acesso em 26 de julho de 2023.
BOSI, A. de P. A precarização do trabalho docente nas instituições de Ensino Superior no Brasil nesses últimos 25 anos. Educ. Soc. Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1053-1523, set./dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/9WptVJrmQdsdtW4fZ9VHgkh/?lang=pt#:~:text=DEBATES%20E%20POL%C3%8AMICAS-,A%20precariza%C3%A7%C3%A3o%20do%20trabalho%20docente%20nas%20institui%C3%A7%C3%B5es%20de%20ensino%20superior,mudan%C3%A7as%20no%20mundo%20do%20trabalho. Acesso em 03 de julho de 2023.
CARVALHO, C da C. Serviço Social e privatização do ensino - A precarização do trabalho docente nas instituições privadas de Ensino Superior na Zona da Mata Mineira. CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais, ano 3, ed. 7, mai./ago.2009. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do?first=50&skip=87050&ds_titulo=&co_autor=&no_autor=&co_categoria=&pagina=1742&select_action=Submit&co_midia=2&co_obra=&co_idioma=&colunaOrdenar=NU_TAMANHO&ordem=asc . Acesso em 13 de julho de 2023.
CHAVES, V. L. J. Expansão da privatização/mercantilização do Ensino Superior brasileiro: a formação dos oligopólios. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 111, p. 481- 500, abr.-jun. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/SFTYDmV3zhBxfdTPRVBR78m/?format=pdf&lang=pt . Acesso em 20 de julho de 2023.
CHAVES, V. L. J.; AMARAL, N. C. Política de Expansão da Educação Superior no Brasil – O PROUNI e o FIES como financiadores do setor privado. Educ. rev., v. 32 n. 4, Belo Horizonte, Out./Dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/jZMkgMgTyb7rmjtqTVczXBj/?format=pdf&lang=pt . Acesso em 20 de julho de 2023.
CHAVES, V. L. J.; GUIMARÃES, A. R.; REIS, L. F. A Privatização do Estado Brasileiro e o Financiamento das Universidades e da Ciência & Tecnologia no Governo Bolsonaro. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 38(00), 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122760/88075 . Acesso em 20 de julho de 2023.
CHAVES, V. L. J.; SANTOS, M. R. S.; KATO, F. B. G. Financiamento público para o Ensino Superior privado-mercantil e a financeirização. Jornal de Políticas Educacionais. V. 14, n. 08. Janeiro de 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/70063 . Acesso em 20 de julho de 2023.
CHESNAIS, F. A Mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.
COGNA. Relatório de Sustentabilidade. 2021. Disponível em: https://www.esgcogna.com.br/wp-content/uploads/2022/03/relatorio_sustentabilidade_cogna_2021_v3.pdf . Acesso em 20 de julho de 2023.
GAZETA DIGITAL. Unic demite 15 professores do curso de Direito por e-mail. 2018. Disponível em: https://www.gazetadigital.com.br/editorias/economia/unic-demite-15-professores-do-curso-de-direito-por-e-mail/532297. Acesso em 26 de junho de 2023.
MARX, K. O Capital. Trad. Rubens Enderle. Vol. III. Boitempo: São Paulo, 2017.
MENDES, F. Olhar Direto. Unic demite quase 100 professores, coordenadores e funcionários de outros setores. Disponível em: https://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=464995¬icia=unic-demite-quase-100-professores-coordenadores-e-funcionarios-de-outros-setores&edicao=5. Acesso em 26 de junho de 2023.
MOCARZEL, M. M. V. A financeirização da educação privada nas páginas de revista: discursos publicitários sobre a universidade brasileira. Educ. Soc., Campinas, v.40, e0216625, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/XWCcstbxh7XtGXRgfD8yRQS/?format=pdf&lang=pt . Acesso em 20 de julho de 2023.
OLIVEIRA, R. P. A transformação da educação em mercadoria no Brasil. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 108, p. 739-760, out. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/sM4kwNzqZMk5nsp8SchmkQD/?format=pdf&lang=pt . Acesso em 20 de julho de 2023.
PIOVEZAN, P. R; DAL RI, N. M. Flexibilização e Intensificação do Trabalho Docente no Brasil e em Portugal. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 2, p.1-21, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/v6nvnfBBsMC6cKqdpxtXJ3Q/ . Acesso em 20 de julho de 2023.
SEKI, A. K. Apontamentos sobre a financeirização do Ensino Superior no Brasil (1990-2018). Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 13, p. 48-71, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43866/24602 . Acesso em 20 de julho de 2023.
______. O capital financeiro no Ensino Superior brasileiro (1990-2018). Florianópolis: Editora Em debate/UFSC, 2021. Disponível em: https://contrapoder.net/wp-content/uploads/2021/12/ALLAN_SEKI-EBOOK-1.pdf . Acesso em 10 de junho de 2023.
SINTRAE. Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso. Convenção Coletiva de Trabalho. 2019-2020; 2020-2021; 2021-2022; 2022-2023. Disponível em: https://www.sintraemt.com.br/storage/__TEMP/s43o6qnhvgt2345lc479d1ihh0/CCT-SINEPE-MT-SINTRAE-MT%20-%20ES%20%20-%202022-2023%20-%2008.09.2022.pdf. Acesso em junho de 2023.
TRICONTINENTAL. Instituto Tricontinental de Pesquisa Social. A Educação brasileira na bolsa de valores: As oito empresas privadas de capital aberto que atuam no setor educacional. Front: 2020. Disponível em: https://thetricontinental.org/pt-pt/brasil/cartilha-a-educacao-brasileira-na-bolsa-de-valores/. Acesso em 20 junho de 2023.
UNIC. Catálogo Institucional das condições de oferta dos cursos de graduação presencial – Universidade de Cuiabá, Cuiabá, 2022. Disponível em: https://www.unic.com.br/institucional/documentos/ . Acesso em 20 de maio de 2023.
______. Estatuto da Universidade de Cuiabá, 2019. Disponível em: https://cmspim.cogna.digital/unic/public/2020-01/Estatuto%20Universidade%20de%20Cuiab%C3%A1%20-%20Unic%20-%202019-2.pdf. Acesso em 26 de junho de 2023.
_______. Estatuto Geral da Universidade de Cuiabá, 2020. Disponível em: https://cmspim.cogna.digital/unic/public/2020-01/Estatuto%20Universidade%20de%20Cuiab%C3%A1%20-%20Unic%20-%202019-2.pdf. Acesso em 26 de junho de 2023.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 434
- pdf downloads: 289