Cultura, Memória Social e Processo Educativo: um estudo de caso

Culture, Social Memory and Educacional Process: a case study

Autores

Palavras-chave:

Cultura e Memória Social; Educação Patrimonial; Currículo Narrativo

Resumo

Este artigo analisa um relato de experiência em educação patrimonial e escrita reflexiva desenvolvido na escola municipal X, por meio do projeto Regionalidade. A análise fundamentou-se na perspectiva discursiva da leitura e escrita, nos pressupostos da teoria Histórico-Cultural em consonância com os pressupostos da teoria das representações sociais. A articulação com a Educação Patrimonial no contexto do currículo narrativo baseou-se nos estudos acerca do projeto Cribiás 300+: por uma educação patrimonial toda nossa, em consonância com a perspectiva da Pedagogia em Participação. Destaca-se nesse artigo o diálogo intergeracional e a participação da criança na relação com o patrimônio material e imaterial como eixos organizadores do processo educativo. Os resultados indicam a potência das vivências em participação de crianças e adultos na relação com a cultura e a memória social.

Palavras-chave: Cultura e Memória Social; Educação Patrimonial;  Currículo Narrativo.

 

 

Abstracty

This article analyzes an experience report in heritage education and reflective writing developed at the municipal school X, through the Regionalidade project. The analysis was based on the discursive perspective of reading and writing, on the assumptions of the Historical-Cultural theory in line with the assumptions of the theory of social representations. The articulation with Heritage Education in the context of the narrative curriculum was based on studies about the Cribiás 300+ project: for a heritage education that is all ours, in line with the perspective of Pedagogy in Participation. This article highlights the intergenerational dialogue and the child's participation in the relationship with material and immaterial heritage as organizing axes of the educational process. The results indicate the power of experiences in participation of children and adults in relation to culture and social memory.

Keywords: Culture and Social Memory; Heritage Education; Narrative Curriculum

 

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Biografia do Autor

Flaviane Jacqueline da Silva Souza, EMEB Silva Freire

Professora, especialista em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento pela Faculdade Afirmativo, Cuiabá – MT. Professora da rede municipal de ensino de Cuiabá – Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, lotada na EMEB Silva Freire. E-mail: flajacqueline1209@gmail.com ORCID https://orcid.org/0009-0009-7764-908X

Leonardo Lorhan Kinass Pereira, EMEB Silva Freire

Professor licenciado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora da rede municipal de ensino de Cuiabá – Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, lotado na EMEB Silva Freire. E-mail: professorleonardopereira@hotmail.com ORCID https://orcid.org/0009-0009-4364-1338

Samara Barros Berte, EMEB Silva Freire

Professora, especialista em Alfabetização e Letramento pela faculdade FAVENI, Espirito Santo - ES. Professora da rede municipal de ensino de Cuiabá – Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, lotada na EMEB Silva Freire. E-mail: samaraberte@outlook.com  ORCID http://orcid.org/or0009-0006-8028-9474

 

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Publicado

22/12/2023
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Como Citar

JACQUELINE DA SILVA SOUZA, F.; KINASS PEREIRA, L. L.; BERTE, S. B. Cultura, Memória Social e Processo Educativo: um estudo de caso: Culture, Social Memory and Educacional Process: a case study. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7523. Acesso em: 21 dez. 2024.