Desvendando os labirintos da financeirização na educação básica: perspectivas sobre a Holding Eleva Educação

Unraveling the labyrinths of financialization in basic education: perspectives on Holding Eleva Educação

Autores

Palavras-chave:

Eleva Educação, Financeirização na Educação Básica, Fundos de Investimento

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa de tese que tem como objetivo explicitar e analisar a atuação da holding Eleva Educação no campo educacional brasileiro, destacando sua participação no processo de financeirização na educação básica. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, utilizou revisão bibliográfica, pesquisa e análise documental, além do software Gephi para análise dos dados. Considerando que a financeirização é um processo sistêmico e global que atrai diferentes tipos de investidores, identificou-se que a holding está presente nas cinco regiões do país, em franco crescimento e utilizando a inserção de capital estrangeiro por meio de fundos de investimento para tal e prepara abertura de capital em bolsa. Conclui-se que a financeirização tem avançado na educação básica, afetando as dimensões da oferta, gestão e currículo da política educacional.

Palavras-chave: Eleva Educação; Financeirização na Educação Básica; Fundos de Investimento.

 

Abstract

This article presents the results of thesis research that aims to explain and analyze the performance of the Eleva Educação holding in the Brazilian educational field, highlighting its participation in the financialization process in basic education. The research, of a qualitative and exploratory nature, used a bibliographic review, research and document analysis, in addition to the Gephi software for data analysis. Considering that financialization is a systemic and global process that attracts different types of investors, it was identified that the holding company is present in the five regions of the country, in rapid growth and using the insertion of foreign capital through investment funds for such and prepares IPO on the stock exchange. It is concluded that financialization has advanced in basic education, affecting the dimensions of offer, management and curriculum of educational policy.

Keywords: Eleva Educação; Financialization in Basic Education; Investment Funds.

 

 

 

 

             

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Biografia do Autor

Felipe Araujo, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE/UNICAMP), da Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe) e colaborador do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP). E-mail: felipesaraujo.fsa@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0829-116X.

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10/11/2023
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Como Citar

ARAUJO, F. Desvendando os labirintos da financeirização na educação básica: perspectivas sobre a Holding Eleva Educação: Unraveling the labyrinths of financialization in basic education: perspectives on Holding Eleva Educação . Revista Cocar, [S. l.], n. 20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7500. Acesso em: 13 abr. 2024.