Tecnologias educacionais para orientação sobre a captura e publicação de imagens de pacientes

Educational technologies for guidance on gathering and publishing patient images

Autores

Palavras-chave:

Direito à Imagem, Educação Superior, Tecnologia Educacional

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver tecnologias educativas para acadêmicos e profissionais de saúde para orientação sobre a captura e publicação de imagens de pacientes. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico, para criação de uma cartilha e um cartaz explicativo, ambos registrados pela plataforma eduCAPES. Foi realizada uma revisão bibliográfica, através da análise de documentos técnicos, seguida da elaboração do material educativo, em que o conteúdo, as ilustrações e a diagramação foram desenvolvidas, baseando-se nos aspectos de linguagem, ilustração e layout. O estudo evidenciou a importância de elaboração de meios educativos que solucionem as dúvidas e sensibilizem o público-alvo quanto à captura e publicação de imagens, de forma a assegurar a não exposição e a preservação da identidade do paciente.

Palavras-chave: Direito à Imagem; Educação Superior; Tecnologia Educacional.

 

Abstract

This study aimed to develop educational technologies for undergraduate students and health professionals to provide guidance on gathering and publishing patient images. This is a methodological development study for the creation of a booklet and an explanatory poster, both recorded by the eduCAPES platform. An bibliographic review was carried out, through the analysis of technical documents, followed by educational material elaboration, in which content, illustrations and layout were developed based on aspects of language, illustration and layout. The study highlighted the importance of developing educational means that resolve doubts and raise awareness of the target audience regarding image gathering and publication, in order to ensure non-exposure and preservation of patients’ identity.

Keywords: Image Rights; College Education; Educational Technology.

 

             

 

 

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Biografia do Autor

Carla Maria Lima Olivi, Centro Universitário do Pará

Mestre em Ensino em Saúde - Educação Médica (ESEM). Graduação em Enfermagem pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Pós-graduação em Urgência e Emergência pela Escola Superior da Amazônia.

ORCID: https://orcid.org/0009-0000-2471-257X  E-mail: carla.olivi@gmail.com

Bruno Acatauassú Paes Barreto, Centro Universitário do Estado do Pará

Doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo. Professor Adjunto de Pediatria da Universidade do Estado do Pará, Coordenador da Residência de Pediatria do Centro Universitário do Estado do Pará e Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Saúde (CESUPA).

ORCID: https://orcid.org/ 0000-0001-6892-0004  E-mail: bruno.aca.pb@gmail.com

Clara Ozeny Lima Olivi, Centro Universitário do Estado do Pará

Mestre em Ensino em Saúde - Educação Médica (ESEM). Residência em Oncologia (UEPA). Pós-graduação em UTI Adulto.

ORCID: https://orcid.org/ 0009-0003-1107-0733   E-mail: clara.olivi@gmail.com

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Publicado

26/12/2023
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Como Citar

OLIVI, C. M. L.; BARRETO, B. A. P.; OLIVI, C. O. L. Tecnologias educacionais para orientação sobre a captura e publicação de imagens de pacientes: Educational technologies for guidance on gathering and publishing patient images. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7429. Acesso em: 21 dez. 2024.