Saberes populares do Assentamento Luiz Inácio Lula da Silva: ressonâncias nas práticas pedagógicas em Ciências da Natureza e Agroecologia

Folk wisdom of the Luiz Inácio Lula da Silva settlement: resonances in pedagogical practices in Natural Sciences and Agroecology

Autores

Palavras-chave:

Saberes Populares, Assentamento, Práticas Pedagógicas

Resumo

Relata-se uma pesquisa que buscou compreender quais são os saberes populares mais recorrentes em um Assentamento localizado no sul da Bahia, e apontar as ressonâncias nas práticas pedagógicas em Ciências da Natureza e Agroecologia na escola do Assentamento. Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas, com cinco assentados e dois professores. Foi possível agrupar os principais saberes populares em: saberes populares relacionados à agricultura - fases da Lua e defensivos naturais; plantas medicinais e; sabão caseiro. Identificaram-se práticas distintas no que se refere à relação com esses saberes em sala de aula. Em Agroecologia é feito um movimento de integração desses saberes, já em Ciências há um movimento de reconhecimento. Espera-se que o estudo contribua para uma concepção de escola como um espaço privilegiado para a valorização e estudo dos saberes populares.

Palavras-chave: Saberes Populares; Assentamento; Práticas Pedagógicas.

 

Abstract

It reports research that sought to understand what the most recurrent folk wisdom in a Settlement are in the south of Bahia, and to point out the resonances in the pedagogical practices in Natural Sciences and Agroecology in the school of the Settlement. Seven semi-structured interviews were carried out, with five settlers and two teachers. It was possible to group the main folk wisdom into: those related to agriculture - moon phases and natural pesticides; medicinal plants and; homemade soap. Different practices were identified about the relationship with this knowledge in the classroom. In Agroecology, there is a movement to integrate this knowledge, while in Science there is a movement of recognition. It is hoped that the study will contribute to a conception of school as a privileged space for the appreciation and study of folk wisdom.

Keywords: Folk wisdom; Settlement; Pedagogical practices.

 

 

 

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Biografia do Autor

Mateus de Jesus Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduado em Licenciatura em Educação do Campo – área do conhecimento: Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Pesquisador do Núcleo de estudos sobre Educação em Ciências, Formação Docente e Representação Social (NUFORMARS/UFTM/CNPq). Orcid: https://orcid.org/0009-0000-2744-7118.    E-mail: mateusmjs2020@gmail.com

Camila Lima Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Ciências (Modalidade Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, da Universidade de São Paulo (PIEC/USP). Líder do Núcleo de estudos sobre Educação em Ciências, Formação Docente e Representação Social (NUFORMARS/UFTM/CNPq). Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no curso de Licenciatura em Educação do Campo e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3809-2882. E-mail: camilamiranda.clm@gmail.com

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Publicado

10/11/2023
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Como Citar

DE JESUS SANTOS, M.; MIRANDA, C. L. Saberes populares do Assentamento Luiz Inácio Lula da Silva: ressonâncias nas práticas pedagógicas em Ciências da Natureza e Agroecologia: Folk wisdom of the Luiz Inácio Lula da Silva settlement: resonances in pedagogical practices in Natural Sciences and Agroecology . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7428. Acesso em: 21 dez. 2024.