Saberes populares do Assentamento Luiz Inácio Lula da Silva: ressonâncias nas práticas pedagógicas em Ciências da Natureza e Agroecologia
Folk wisdom of the Luiz Inácio Lula da Silva settlement: resonances in pedagogical practices in Natural Sciences and Agroecology
Palavras-chave:
Saberes Populares, Assentamento, Práticas PedagógicasResumo
Relata-se uma pesquisa que buscou compreender quais são os saberes populares mais recorrentes em um Assentamento localizado no sul da Bahia, e apontar as ressonâncias nas práticas pedagógicas em Ciências da Natureza e Agroecologia na escola do Assentamento. Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas, com cinco assentados e dois professores. Foi possível agrupar os principais saberes populares em: saberes populares relacionados à agricultura - fases da Lua e defensivos naturais; plantas medicinais e; sabão caseiro. Identificaram-se práticas distintas no que se refere à relação com esses saberes em sala de aula. Em Agroecologia é feito um movimento de integração desses saberes, já em Ciências há um movimento de reconhecimento. Espera-se que o estudo contribua para uma concepção de escola como um espaço privilegiado para a valorização e estudo dos saberes populares.
Palavras-chave: Saberes Populares; Assentamento; Práticas Pedagógicas.
Abstract
It reports research that sought to understand what the most recurrent folk wisdom in a Settlement are in the south of Bahia, and to point out the resonances in the pedagogical practices in Natural Sciences and Agroecology in the school of the Settlement. Seven semi-structured interviews were carried out, with five settlers and two teachers. It was possible to group the main folk wisdom into: those related to agriculture - moon phases and natural pesticides; medicinal plants and; homemade soap. Different practices were identified about the relationship with this knowledge in the classroom. In Agroecology, there is a movement to integrate this knowledge, while in Science there is a movement of recognition. It is hoped that the study will contribute to a conception of school as a privileged space for the appreciation and study of folk wisdom.
Keywords: Folk wisdom; Settlement; Pedagogical practices.
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