A realidade dos professores quanto à utilização das tecnologias nas escolas públicas da cidade de Pacujá-Ce

The reality of teachers regarding the use of technologies in public schools in the city of Pacujá-Ce.

Autores

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Tecnologias digitais da informação e comunicação, Adaptação dos professores

Resumo

Ainda existem indivíduos que não possuem acesso a recursos tecnológicos ou que não os incorporaram à sua rotina. O objetivo geral deste estudo é compreender a utilização das tecnologias nas escolas públicas da cidade de Pacujá no Estado do Ceará. A metodologia adotada baseia-se em uma abordagem qualitativa de campo. A pesquisa envolveu 51 docentes. Em sua maioria encontram-se entre 20-30 anos de idade. Predominantemente são do sexo feminino. Quanto à modalidade de ensino, a maior parte leciona no Ensino Infantil. Os professores atuam na educação de (5-10) anos, em sua maior parte possuem (10-20) anos de carreira. Apenas 33% dos professores entrevistados se consideram atualizados em termos de conhecimento sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A utilização das tecnologias nas escolas é uma realidade inegável, exigindo que e os professores se adaptem a essa mudança para acompanhar o progresso dos alunos e a evolução do mundo contemporâneo.

Palavras- chave: Formação continuada de professores; Tecnologias Digitais da informação e comunicação; Adaptação dos professores.

Abstract

There are still individuals who do not have access to technological resources or who have not incorporated them into their routine. The general objective of this study is to understand the use of technologies in public schools in the city of Pacujá in the State of Ceará. The methodology adopted is based on a qualitative field approach. The research involved 51 teachers. Most are between 20-30 years old. They are predominantly female. As for the teaching modality, most teach in Early Childhood Education. Teachers work in education for (5-10) years, most of them have (10-20) years of career. Only 33% of the teachers interviewed consider themselves up to date in terms of knowledge about Digital Information and Communication Technologies (DIT). The use of technology in schools is an undeniable reality, requiring teachers to adapt to this change to keep up with students' progress and the evolution of the contemporary world.

Keywords: Continuing education for teachers; Digital Information and Communication Technologies; Teacher adaptation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilia Braga da Silva, Secretaria da Educação de Cascavel

Especialista em Educação Física Escolar pelo Centro Universitário Inta - UNINTA. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1217-6719. E-mail: liliammcj@hotmail.com

Stela Lopes Soares, Centro Universitário INTA - UNINTA

Pós-Doutorado em andamento em Educação pela Universidade Estadual do Ceará- UECE Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5792-4429. E-mail: stelalopesoares@gmail.com

L´ídia Andrade Lourinho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. OECID: https://orcid.org/0000-0002-5883-9007. E-mail: lidiandrade67@gmail.com

Referências

ALLAN, L. M. V. Formação continuada de professores em programa de informática educativa: o diálogo possível revelado na pós-formação. 164f. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

ALVES, I.G. As novas tendências da formação de professores no contexto tecnológico. Educ. Tecnol., v.7, n.2, p.46-53, 2002.

ANTÔNIO, J. C. A escola nativa digital e seus professores órfãos pedagógicos, Professor Digital, SBO, 17 fev. 2014. Disponível em: <https://professordigital.wordpress.com/2014/02/17/a-escola-nativa-digital-e-seus-professores-orfaos-pedagogicos>. Acesso em: 12 de Outubro de 2021.

ATAÍDE, D.M.S; PINHO, M.J. Letramento digital e alfabetização tecnológica: reflexões a partir de um estudo com alunos do PARFOR. Educação, Formação & Tecnologias, v. 6, n. 2, p. 68‐79, 2013.

ALMEIDA, M.E.B. Gestão de tecnologias, mídias e recursos na escola: o compartilhar de significados. Em Aberto, v. 22, n. 79, p. 75-89, 2009.

BONILLA, M. H. S.; PRETTO, N.L. Política educativa e cultura digital: Entre práticas escolares e práticas sociais. Florianópolis: Revista Perspectiva, v. 33, n. 2, p. 49-52., 2015.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. Concepção, Avaliação e Dinamização de um Portal Educacional de WebQuests em Língua Portuguesa. 2010. 637 f. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação, Área de Conhecimento de Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho, Instituto de Educação, Braga, 2010.

BUENO, J.L.P; GOMES, M.A.O. Uma análise histórico-crítica da formação de professores com Tecnologias de Informação e Comunicação. Revista Cocar Belém, v. 5, n. 10, p. 53 – 64, 2011.

CAVALCANTE, R.B; CALIXTO, P; PINHEIRO, M.M.K. ANÁLISE DE CONTEÚDO: Considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Informação & Sociedade: Estudos, v. 24, n. 1, p. 13-18, 2014.

CASTRO, A. L. de. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O CURRÍCULO DA ERA DIGITAL. In: VII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, p. 1-12, São Paulo –SP, 13 a 16 de julho de 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6796_3527_ID.pdf. Acesso em: 23 de Out de 2015.

CERNY, R.Z; ALMEIDA, J.N; RAMOS, E. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A CULTURA DIGITAL. Revista e-Curriculum, v. 12 n. 2, p. 1331-1347, Maio-Outubro 2014.

FARIA, M.A; SILVA, R.C.S. EAD: o professor e a inovação tecnológica. FARIA, M. A., SILVA, R. C. S. Ead: O Professor E A Inovação Tecnológica. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 6 , p. 1-8, São Paulo SP, 2007.

FERNANDES, M.A. A inclusão digital na escola para a erradicação do analfabetismo tecnológico. e- Mosaicos – Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Culltura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp- UERJ), v. 5, n. 10, p. 21-30, 2016.

FREITAS, M.T. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, v.26, n.03, p. 335-352, 2010.

GARCIA, M.F; RABELO, D.F; SILVA, D; AMARAL, S.F. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 79-87, 2011.

LEONEL, A. A; ANGOTTI, J.A.P. Formação continuada para físicos educadores: potencializando a integração das TDIC no processo de ensino-aprendizagem de Física. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, n.º extraordinário, p. 2713-2718, 2017.

MATTIA, M.C.M.R; MAQUÊA, V. Formação continuada de professores: desafios das práticas docentes em face das tecnologias digitais da informação e comunicação. Temas & Matizes, v. 12, n. 23, p. 100 – 112, Jul./Dez, 2018.

NISHIO, A.L; HORA, D.M. Formação continuada de professores de Matemática, Tecnologias Digitais e Ensino a Distância: levantamento de pesquisas (2011 – 2015). Canoas, v. 23, n. 3, p. 67-80, 2018.

OLIVEIRA, R.G. Tecnologias digitais de informação e comunicação (tdic) em educação escolar: um diagnóstico a partir da formação inicial de professores de matemática. Nucleus, v.9, n.2, p. 351-362, Outubro, 2012.

SANCHES, K.S; RAMOS, A.O; COSTA, F.J. As tecnologias digitais e a necessidade da formação continuada de professores de Ciências e Biologia para tecnologia: um estudo realizado em uma escola de Belo Horizonte. Revista Tecnologias na Educação, Ano 6, n. 11, p. 1-11, Dezembro, 2014.

SANTOS, E. T. A formação dos professores para o uso das tecnologias digitais nos GTs Formação de Professores e Educação e Comunicação da ANPEd - 2000 a 2008. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 32, p. 1-15, Caxambu, 2009.

SILVA, A.C. Educação e tecnologia: entre o discurso e a prática. Ensaio: aval. pol. públ. Educ, v. 19, n. 72, p. 527-554, 2011.

SILVA, D.O; SANTOS, A.A.M. O letramento digital por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para o contexto educacional. Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação, v. 1, n. 2, p. 231-237, 2022.

SOARES-LEITE, W. S.; NASCIMENTO-RIBEIRO, C. A. do A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 5, n. 10, p. 173-187, 2012.

ZEDNIK, H., TAROUCO, L. M. R., KLERING, L. R., GUERRA, E. P. M., GARCIAVALCARCEL, A. Tecnologias Digitais na Educação: proposta taxonômica para apoio à integração da tecnologia em sala de aula. In: III Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2014 -Tecnologias Digitais e Educação: Integração, Mediação e Construção do Conhecimento, p.1 – 10, 2014, Dourados - MS, 2014.

Downloads

Publicado

18/11/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 40
  • pdf downloads: 32

Como Citar

BRAGA DA SILVA, L.; LOPES SOARES, S.; ANDRADE LOURINHO, L. A realidade dos professores quanto à utilização das tecnologias nas escolas públicas da cidade de Pacujá-Ce: The reality of teachers regarding the use of technologies in public schools in the city of Pacujá-Ce. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7416. Acesso em: 3 jul. 2024.