Educação de Jovens e Adultos no período de Ensino Remoto: o acolhimento enquanto prática intencional no processo de ensino-aprendizagem

Youth and Adult Education in the Remote Learning period: the welcoming as an intentional practice in the teaching-learning process

Autores

Palavras-chave:

Acolhimento; Educação de Jovens e Adultos; Ensino Remoto.

Resumo

Este artigo objetivou analisar a importância do acolhimento enquanto prática pedagógica intencional no processo de ensino aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos no período de ensino remoto. O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica com dados analisados sob uma perspectiva descritiva, de natureza básica e fundamentada em uma abordagem qualitativa. Conta-se com o aporte teórico de Freire (1987;1997), Laffin (2007), Soares (2011), Sanceverino e Tomassini (2020), entre outros. Portanto, destaca-se a importância do acolhimento intencional no processo de ensino aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos, principalmente no contexto de ensino remoto, assim como a necessidade de uma escola acolhedora diante da diversidade que constitui essa Modalidade de ensino.

Palavras-chave: Acolhimento; Educação de Jovens e Adultos; Ensino Remoto.

 

Abstract

This article aims to analyze the importance of welcoming as an intentional pedagogical practice in the teaching-learning process of Youth and Adult Education in the remote teaching period. This study is a bibliographical survey with data analyzed from a descriptive perspective, of a basic nature and based on a qualitative approach. It draws on the theoretical support of Freire (1987;1997), Laffin (2007), Soares (2011), Sanceverino and Tomassini (2020), among others. Therefore, the importance of intentional welcoming in the teaching-learning process of Youth and Adult Education is highlighted, especially in the context of remote teaching, as well as the need for a welcoming school in the face of the diversity that constitutes this type of education.

Keywords: Welcoming. Youth and adult education. Remote learning

 

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Cícero Nilton Moreira da Silva, UERN

Pós-doutor junto ao Programa de Pós-graduação em Geografia (PROPGEO/UECE). Atua como Professor adjunto do quadro permanente do Departamento de Geografia e como professor pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) e do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). E-mail: ciceronilton@uern.br    ORCID  https://orcid.org/0000-0001-6773-7451

Gerlandio Geraldo Teodoso, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE/UERN) e licenciado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação de Cajazeiras (ISEC). E-mail: gerlandioteo368@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5090-5065

Emanuela da Silva Soares, ISEC/FASP

Professora Mestre em Educação Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.  Atualmente é professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Cajazeiras (ISEC/FASP). E-mail: emanuela.soares@outlook.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6400-2035

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Publicado

29/10/2023
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Como Citar

MOREIRA DA SILVA, C. N.; GERALDO TEODOSO, G.; DA SILVA SOARES, E. Educação de Jovens e Adultos no período de Ensino Remoto: o acolhimento enquanto prática intencional no processo de ensino-aprendizagem: Youth and Adult Education in the Remote Learning period: the welcoming as an intentional practice in the teaching-learning process. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7398. Acesso em: 3 jul. 2024.