A concepção dos pesquisadores sobre a BNC-Formação e sua institucionalização nos cursos de licenciatura com base na Resolução CNE/CP nº 2/2019
The researchers conception of BNC-Formation and its institutionalization in undergraduate courses based on Resolution CNE/CP nº 2/2019
Palavras-chave:
política de formação docente, diretrizes curriculares nacionais, formação de professoresResumo
Neste estudo objetivou-se analisar as concepções presentes na produção científica brasileira sobre a institucionalização da Base Nacional Comum (BNC) para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica nos cursos de licenciatura com base na Resolução CNE/CP nº 2/2019 (BNC - Formação). Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura baseada nos pressupostos de Okoli (2019), em bases de indexação de artigos, dissertações e teses. Para a análise do corpus textual, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados apontam a resistência ao processo de implementação desta Resolução nos cursos de licenciaturas. Como conclusão, evidencia-se que a BNC - Formação sinaliza retrocesso e desconstrução curricular na formação dos professores, pois propõe uma formação neotecnicista, padronizada e alinhada à Base Nacional Comum Curricular - Educação Básica.
Palavras-chave: política de formação docente; diretrizes curriculares nacionais; formação de professores.
Abstract
In this study, the objective was to analyze the conceptions present in Brazilian scientific production regarding institutionalization of the Base Nacional Comum (BNC) for the Initial Education of Basic Education Teachers in undergraduate courses, based on Resolution CNE/CP nº 2/2019 (BNC-Formation). For this, a systematic literature review was conducted, based on the assumptions of Okoli (2019), in article indexing databases, dissertations, and theses. The research corpus was analyzed using Bardin's (2016) Content Analysis technique. The results indicate resistance to the implementation process of this Resolution in undergraduate courses. In conclusion, it is evident that BNC-Formation signals a regression and curricular deconstruction in teacher education, as it advocates for a neotechnical, standardized formation aligned with the Base Nacional Comum Curricular - Basic Education.
Keywords: teacher formation policy; national curriculum directives; teacher formation.
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