Pedagogia da Alternância: a perspectiva da EFA – Codó

Pedagogy of Alternation: the perspective of EFA - Codó

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, EFA, Educação do Campo

Resumo

Este trabalho intitulado “Pedagogia da Alternância: uma perspectiva da EFA – Codó”, foi realizado com os profissionais e estudantes da Escola Família Agrícola (EFA) Irmã Rita Lore Wicklein, localizada na MA 026, na comunidade Monte Cristo, em Codó/MA. Com base na questão de pesquisa “Como a Pedagogia da Alternância é desenvolvida na EFA, enfatizando a realidade vivenciada na escola?”, temos como objetivo geral analisar o desenvolvimento da Pedagogia da Alternância, enfatizando a realidade vivenciada na escola. Entre os resultados, destacamos a importância de ter um método próprio de ensino, onde cada escola possa ter suas características respeitadas. Concluímos que foi possível alcançar os objetivos, sendo necessários estudos sobre alternativas que possibilitem a elaboração de um sistema próprio para adquirir recursos, uma vez que se trata de uma escola comunitária e, muitas vezes, desassistida pelos poderes públicos.

Palavras-chave: Pedagogia da Alternância; EFA; Educação do Campo.

 

Abstract

This work entitled "Pedagogy of Alternation: a perspective of EFA - Codó", was carried out with professionals and students of the Irmã Rita Lore Wicklein Family Agricultural School – EFA, located in MA 026, in the community Monte Cristo, in Codó/MA. Based on the research question: how is the Pedagogy of Alternation developed at EFA, emphasizing the reality experienced at school? As a general objective to analyze the development of the Pedagogy of Alternation, emphasizing the reality experienced at school. Among the results, we highlight the the importance of having its own teaching method, where each school can have its own characteristics respected. We conclude that it was possible to achieve the objectives, although it is necessary to study alternatives that enable the development of a system of its own to acquire resources, since it is a community school and often unassisted by public authorities and, often unassisted by public authorities.

Keywords: Pedagogy of Alternation; Agricultural School; Rural Education.

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Biografia do Autor

Lucas Paulo Carneiro da Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduando em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

E-mail: lucaspaulocarneirodasilva15@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0009-0003-8928-8978

 

Kelly Almeida De Oliveira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui graduação em Pedagogia pela UFMA/ Campus Imperatriz, Especialização em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense-FAMA, Mestrado em Cultura e Sociedade pela UFMA/ Campus Bacanga e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela REAMEC. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia da UFMA/Campus Codó de 2017 a 2020. 

E- mail: ka.oliveira@ufma.br 

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9397-3607

Rosanna Costa Carneiro, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduação em Licenciatura Interdisciplinar de Ciências Humanas/ História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

E-mail: rosannacarneiro@yahoo.com

ORCID: https://orcid.org/0009-0007-9049-6378

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Publicado

27/12/2023
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Como Citar

CARNEIRO DA SILVA, L. P.; ALMEIDA DE OLIVEIRA, K.; COSTA CARNEIRO, R. Pedagogia da Alternância: a perspectiva da EFA – Codó: Pedagogy of Alternation: the perspective of EFA - Codó . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7372. Acesso em: 12 nov. 2024.