Práticas curriculares de educação contextualizada para a convivência com o semiárido

Context Education curriculum practices for the semi-arid living

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Contexto, Semiárido

Resumo

Este estudo sobre a temática da educação contextualizada para a convivência com o semiárido é parte integrante da dissertação de mestrado em educação. Tem por objetivo discutir as possibilidades da construção de um currículo na perspectiva do contexto do semiárido brasileiro, tendo como referências as abordagens existentes sobre Educação Contextualizada para a convivência com o semiárido. A partir de referenciais teóricos de currículo e da literatura sobre educação contextualizada, descreve-se e analisa-se uma experiência considerada exitosa ocorrida em município do semiárido cearense, intitulada Agroecologia na Escola de Ensino Fundamental José Domingos de Morais. Pode-se concluir que, apesar das determinações legais e práticas do currículo oficial,  é possível pensar e construir um currículo que atenda as reais necessidades dos povos do semiárido.

Palavras-chave: Currículo; Contexto; Semiárido.

 

 

Abstract

Study about contextual education theme. It aims at discussing the possibilities of building a curriculum in the perspective of the Brazilian semi-arid context, having as reference the existing approaches about the Contextual Education for the semi-arid living. Using the Contextual Education curriculum and literature theoretical references, it is described and analyzed a successful experience in a municipality of the Ceará state semi-arid, named Agroecology in the José Domingos de Morais Elementary School. It is concluded that, albeit the legal determinations and official curriculum practices, it’s possible to think of and construct a curriculum that meets the real needs of the semi-arid people.

Keywords: Curriculum; Context; Semi-arid

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Eder de Sousa Pessoa, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Professor Efetivo da Rede Municipal de Educação do Município de Ipaporanga-CE. E-mail: eder-pessoa@hotmail.com. ORCID: 0009-0008-3020-8730.

José Arimatea Barros Bezerra, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. E-mail: josearimatea@ufc.br. ORCID: 0000-0001-8276-3834.

Referências

ALBUQUERQUE JUNIOR, D. M. de. A invenção do Nordeste e outras artes. Recife: JFN, Ed. Massangana; São Paulo: Cortez, 1999.

APPLE, Michael W. Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2000.

__________________. “ENDIREITAR” A EDUCAÇÃO: As escolas e a nova aliança conservadora. Currículo sem Fronteiras, v.2, n.1, pp.55-78, Jan/Jun 2002.

Disponível em www.curriculosemfronteiras.org

Acesso em: 15 de fevereiro de 2023

BOUTINET, J.-P. Antropologia do projeto. 5. ed. Tradução de Patrícia Chitonni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2002

BUENO, Rovilson José; SILVA, Adelaide Pereira. Educação para a Convivência com o

Semiárido Brasileiro. In: Edneide Jesine, Maria do Socorro Xavier Batista, Orlandil de

Lima Moreira (orgs). . João Pessoa – PB: Editora da UFPB, 2008.

CAMPOS, Carlos Humberto; BAPTISTA, Naidison de Quintela. Educação

Contextualizada para a convivência com o Semiárido. In: Convivência

com o Semiárido Brasileiro: Autonomia e Protagonismo Social / Irio Luiz Conti

e Edni Oscar Schroeder (organizadores). Fundação de Apoio da Universidade

Federal do Rio Grande do Sul – FAURGS/ REDEgenteSAN / Instituto

Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS / Agência Espanhola

de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID / Ministério do

Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS / Editora IABS, Brasília DF, Brasil–2013.

Disponível em:<

http://plataforma.redesan.ufrgs.br/biblioteca/mostrar_bib.php?COD_ARQUIVO

=17773>

Acessado em: 10/02/2023

FIGUEIREDO, J. B. A.. Saberes Curriculares Ecorrelacionados para uma Educação Contextualizada no Semiárido. In: FALCÃO SOBRINHO, José; CAMPANI, Adriana; FONSECA, Adauto Neto Duque; SILVA, Rejane Maria Gomes. (Org.). A Educação no Ambiente Semiárido. 1ed.Fortaleza: Edições Universitárias, 2012, v. 1, p. 93-122.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1987.

_________________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)

__________________. A alfabetização de adultos: crítica de sua visão ingênua; compreensão de sua visão crítica. In: Ação Cultural para a Liberdade: e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003a. Arquivo PDF. Disponível em:

http://comunidades.mda.gov.br/portal/saf/arquivos/view/ater/livros/A%C3%A7%C3% 3o_Cul ural_para_a_Liberdade.pdf.

Acesso em: 03/06/2023

__________________. Primeiras Palavras. In: Política e Educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 2003. Arquivo PDF. Disponível em:

http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_politica_e_educacao.pdf.

Acesso em: 03/06/2023

GALLO, Sílvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite. O Sentido da Escola. 2ª ed. Rio de Janeiro – RJ: DP&A, 2000, p. 17 – 41.

GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história, Petrópolis: Vozes, 1995.

HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.

JAPIASSU, Hilton. O espírito interdisciplinar. Cadernos EBAPE.BR.vol. IV, n.3,out. 2006, p. 1-9. Disponível em: . Acesso em: 21 jan. 2018.

_________________. Interdisciplinaridade e patologia do saber.Rio de Janeiro: Imago, 1976.

JOLIBERT, J. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e

comunidade. Tradução de Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LIMA, Elmo de Souza. Formação Continuada de professores no semiárido: ressignificando saberes e práticas. Teresina: EDUFPI, 2011.

________________. Currículo contextualizado no semiárido: repensando o processo de seleção e organização do conhecimento escolar. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 7, n. 3, 2014. DOI: 10.15687/rec.v7i2.13148. P. 599-610

Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v7i2.13148. Acesso em: 2 jan. 2023.

Morin, Edgar. Articular os saberes. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite. O Sentido da Escola. 2ª ed. Rio de Janeiro – RJ: DP&A, 2000, p. 65– 80.

Morais, Escola de Ensino Fundamental José Domingos de. Agroecologia na Escola José Domingos de Morais. Ipaporanga-Ce, 2014.

MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.

NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao

desenvolvimento das inteligências múltiplas. São Paulo: Érica, 2001.

Rede de educação do semiárido brasileiro celebra 20 anos em defesa de políticas educacionais contextualizadas. IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, 2020.

Disponível em: https://irpaa.org/noticias/2262/rede-de-educacao-do-semiarido-brasileiro-celebra-20-anos-em-defesa-de-politicas-educacionais-contextualizadas.

Acesso em 20/03/2023.

REIS, Edmerson dos Santos; CARVALHO, Luzineide Dourado. Educação Contextualizada: fundamentos e práticas. Juazeiro-BA: Printpex Gráfica e Editora, 2011.

SAVIANI, Dermival. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política! 32. ed. Campinas, SP: AutoresAssociados, 1999.

SILVA, Adelaide Pereira da. Educação contextualizada, transposição didática e

complexidade: um começo de conversa. In: REIS, Edmerson dos Santos; CARVALHO, Luzineide Dourado. Educação Contextualizada: fundamentos e práticas. Juazeiro-BA: Printpex Gráfica e Editora, 2011, p. 21-43.

SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa; DOS SANTOS, Raquel Amorim. O currículo pós-crítico: uma experiência na escola de ensino fundamental em vitória/es. Nova revista amazônica, v. 8, n. 2, p. 195-209, 2020.

SILVA, Josemar Martins da. Educação contextualizada: da teoria à prática. In: REIS, Edmerson dos Santos; CARVALHO, Luzineide Dourado. Educação Contextualizada: fundamentos e práticas. Juazeiro-BA: Printpex Gráfica e Editora, 2011, p. 45-64.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

_________________. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

_________________. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3.ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. Porto

Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

13/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 445
  • pdf downloads: 126

Como Citar

SOUSA PESSOA, F. E. de; BARROS BEZERRA, J. A. Práticas curriculares de educação contextualizada para a convivência com o semiárido: Context Education curriculum practices for the semi-arid living. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7365. Acesso em: 21 dez. 2024.