Práticas curriculares de educação contextualizada para a convivência com o semiárido
Context Education curriculum practices for the semi-arid living
Palavras-chave:
Currículo, Contexto, SemiáridoResumo
Este estudo sobre a temática da educação contextualizada para a convivência com o semiárido é parte integrante da dissertação de mestrado em educação. Tem por objetivo discutir as possibilidades da construção de um currículo na perspectiva do contexto do semiárido brasileiro, tendo como referências as abordagens existentes sobre Educação Contextualizada para a convivência com o semiárido. A partir de referenciais teóricos de currículo e da literatura sobre educação contextualizada, descreve-se e analisa-se uma experiência considerada exitosa ocorrida em município do semiárido cearense, intitulada Agroecologia na Escola de Ensino Fundamental José Domingos de Morais. Pode-se concluir que, apesar das determinações legais e práticas do currículo oficial, é possível pensar e construir um currículo que atenda as reais necessidades dos povos do semiárido.
Palavras-chave: Currículo; Contexto; Semiárido.
Abstract
Study about contextual education theme. It aims at discussing the possibilities of building a curriculum in the perspective of the Brazilian semi-arid context, having as reference the existing approaches about the Contextual Education for the semi-arid living. Using the Contextual Education curriculum and literature theoretical references, it is described and analyzed a successful experience in a municipality of the Ceará state semi-arid, named Agroecology in the José Domingos de Morais Elementary School. It is concluded that, albeit the legal determinations and official curriculum practices, it’s possible to think of and construct a curriculum that meets the real needs of the semi-arid people.
Keywords: Curriculum; Context; Semi-arid
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