Assistência estudantil na UFC, para onde vais? Reflexões sobre a efetividade do Programa de Residência Universitária

Student assistance at UFC, where do you go? Reflections about the effectiveness of the University Residence Program

Autores

Palavras-chave:

Assistência Estudantil, Residência Universitária, Política Pública

Resumo

Políticas públicas que visam ampliar a democratização do acesso ao ensino superior público no Brasil alteraram significativamente o perfil dos estudantes nesse nível da educação, tornando inexorável a adoção de ações direcionadas a fomentar o êxito acadêmico para potencializar o impacto social daquelas políticas. O objetivo deste estudo foi tecer reflexões, a partir das falas de estudantes que moram nas residências universitárias da Universidade Federal do Ceará (UFC), acerca da efetivação das políticas que contribuem para a permanência dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, cujos procedimentos de coleta de dados se deram por meio de entrevista não estruturada e visita in loco. Os dados apontaram que a política de assistência estudantil contribui para a permanência dos estudantes, mas há inúmeros obstáculos a serem superados para torná-la mais efetiva.

Palavras-chave: Assistência Estudantil; Residência Universitária; Política Pública.  

 

 Abstract

Public policies that aim to broaden the democratization of the access to higher education in Brazil have altered significantly the student profiles at this level of education, making the adoption of actions directed to fomenting academic success adamant to potentialize the social impact of those policies. The objective of this study was to reflect about the effectiveness of the policies that contribute to student permanance, from interviews with students who live at UFC’s university housings. This is an exploratory research with a qualitative approach, in which data collection procedures took place through non-structured in loco interviews. The data pointed that the student assistence policy contributed to the permanence of the students, but there are numerous challenges to overcome to make it more effective.

Keywords: Student Assistance; University Housing; Public Policies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Castro Araújo, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação (2021), Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (2015) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2009). É professora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) e do curso de Especialização em Gestão Universitária (GUNI), da UFC. Pesquisadora vinculada à Linha Educação, Estética e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira e ao Grupo de Estudos Marxistas (GEM) da UFC.

E-mails: adrianaaraujoufc@gmail.com 

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7739-0471

Referências

ANDRADE, Lígia Viana; SILVA, Regianne Ferreira da; SILVA, Regina Márcia; Sistema de cotas no ensino superior: uma análise sobre ingresso e evasão. Revista Educação e Políticas em Debate. v. 10, n. 2, p. 955-969, mai./ago. Uberlândia – MG. 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/58752. Acesso em: 12 dez. 2022.

ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ARAÚJO, Adriana Castro. Perfil de ingressantes no Ensino Superior após a Lei de Cotas. Revista Docentes, Ceará, v. 8, p. 19-30, 2023. Disponível em: https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/242. Acesso em: 06 jun. 2023.

ANGELIM, Isabel Cristina Sampaio. Política de assistência estudantil na universidade pública: desafios para construção de uma concepção de direito de cidadania. In: Anais Seminário Políticas Sociais e Cidadania, Salvador: UCSAL, 2010. Disponível em: http://www.interativadesignba.com.br/III_SPSC/arquivos/sessao7/199.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.

ARAÚJO, Adriana Castro. Lei de cotas na Universidade Federal do Ceará (UFC): avaliação dos seus impactos. 110 f. 2021. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56798. Acesso em: 10 abr. 2023.

ARAÚJO, S. A. de L.; ANDRIOLA, W. B.; CAVALCANTE, S. M. de A.; CORRÊA, D. M. M. C. Efetividade da assistência estudantil para garantir a permanência discente no ensino superior público brasileiro. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 3, 2019. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3798. Acesso em: 2 jul. 2023.

BERALDO, A. F. Política de cotas na Universidade Federal de Juiz de Fora (2006-2012): eficácia e eficiência. 385 f. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: <http://repositorio.ufjf.br:8080/jspui/browse?type=author&value=Beraldo%2C+Antonio+Fernando+de+Castro+Alves>. Acesso em: 8 jan. 2023.

BEZERRA, Teresa Olinda Caminha; et al. A Política de Cotas no Ensino Superior: Desempenho e Evasão dos Cotistas na UFF (2013 a 2017). XLIV ENCONTRO DA ANPAD - EnANPAD 2020. Evento on-line - 14 a 16 de outubro de 2020. Disponível em: http://www.anpad.org.br/abrir_pdf.php?e=Mjg5MzI=. Acesso em: 14 mar. 2022.

BEZERRA, Teresa Olinda Caminha; GURGEL, Claudio Roberto Marques. A política pública de cotas em universidades, enquanto instrumento de inclusão social. Pensamento & Realidade, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 01-22, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/about/contact. Acesso em: 30 jan. 2023.

BIEMBENGUT, Thais Mariane; PACHECO, Patrícia Sanez; CONINCK, José Carlos Pereira. Análise do desempenho acadêmico de cotistas e não cotistas na UTFPR – Curitiba. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 25, n. 1, p. 01-14, jan./mar. 2018. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8854/5366. Acesso em: 30 mar. 2023.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. 3.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Brasília - DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 8 mai. 2023.

CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. Selo Negro – SP, 2011.

CARRANO, Davi Pereira; BERTASSI, André Luiz; MELO-SILVA, Gustavo. Efetividade do Pnaes enquanto política pública do Estado para o combate à evasão universitária na UFSJ. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 28, mai-ago 2018, p.1-19. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/417. Acesso em: 29 mai. 2023.

CASTRO, Sabrina Olimpio Caldas de et al. A política de cotas sociais para o acesso ao ensino superior: o caso das universidades federais mineiras. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 256-279, fev. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2017v10n1p256/33551. Acesso em: 26 dez. 2022.

CAVALCANTI, Ivanessa Thaiane do Nascimento; ANDRADE, Cláudia Sá Malbouisson; TIRYAKI, Gisele Ferreira; COSTA, Lilia Carolina Carneiro. Desempenho acadêmico e o sistema de cotas no ensino superior: evidência empírica com dados da Universidade Federal da Bahia. Avaliação: revista da avaliação da educação superior. Campinas, v. 24, n. 1, p. 305-327, mar. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/3Cx6Y5J3HnYV8w8BYDKs3gd/abstract/?lang=pt Acesso em: 23 dez. 2023.

CORDEIRO, A. L. A.; AUAD, D. Estratégias de Resistência de Negras Cotistas Lésbicas e Bissexuais. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 29, n. 3, e82622, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/82622. Acesso em: 29 mai. 2023.

CURADO, Ana Paula; MACHADO, Joana; NÓVOA, António. Percursos escolares dos estudantes da Universidade de Lisboa Relatório Preliminar n.º 1: factores de sucesso e insucesso escolar na Universidade de Lisboa. Reitoria da Universidade de Lisboa. 1. ed. Lisboa: Universidade de Lisboa, dez. 2005. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/2996. Acesso em: 14 abr. 2023.

DÁRIO, Amalia Borges; NUNES, Rogério da Silva, RIBAS, Ruy Tadeu Mambrini. Desempenho acadêmico e evasão: um comparativo entre discentes cotistas e não cotistas em um curso de administração. In: Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 17., 2017, Florianópolis. Anais.... Florianópolis: UFSC, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/181075/102_00177.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 nov. 2023.

FINATTI, Betty Elmer; ALVES, Jolinda de Moraes; SILVEIRA, Ricardo de Jesus. Perfil sócio, econômico e cultural dos estudantes da Universidade Estadual de Londrina-UEL — indicadores para implantação de uma política de assistência estudantil. Libertas, Juiz de Fora, v. 6 e 7, n. 1 e 2, p. 246-264, jan.-dez./2006, jan.-dez./2007. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistalibertas/files/2011/02/artigo_12_7.pdf. Acesso em: 13 mai. 2023.

MENDES JÚNIOR, Alvaro Alberto Ferreira. Uma análise da progressão dos alunos cotistas sob a primeira ação afirmativa brasileira no ensino superior: o caso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 82, p. 31-59, jan./mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/dLNVHQSf3zTQZT5QjNdmSsm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 dez.2023.

MOREIRA, Mário Wedney de Lima; ARAÚJO, Adriana Castro; GALLINDO, Erica de Lima. Avaliação do programa institucional de assistência estudantil de uma instituição federal de ensino superior. Educação em Debate, Fortaleza, ano 44, nº 89 - set./dez. 2022. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/article/view/83130. Acesso em: 20 abr. 2023.

PEIXOTO, Adriano de Lemos Alves et al. Cotas e desempenho acadêmico na UFBA: um estudo a partir dos coeficientes de rendimento. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, p. 569-591, jul. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-0772016000200013. Acesso em: 20 fev. 2023.

QUEIROZ, Z. C. L. S. et al. A lei de cotas na perspectiva do desempenho acadêmico na Universidade Federal de Uberlândia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 96, n. 243, p. 299-320, maio/ago. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812015000200299&script=sci_abstract. Acesso em: 12 jan. 2023.

RISTOFF, D. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação. Campinas, v. 19, n. 3, p. 723-747, nov. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772014000300010. Acesso em: 21 jan. 2023.

SOUSA, Lívia Mesquita de; SOUSA, Sônia Margarida Gomes. Significados e sentidos das casas estudantis e a dialética inclusão-exclusão. Psicologia Ciência e Profissão, 2009, p. 4-17. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/kHp9rjNMvGtbMYrmsrggPdj/?lang=pt. Acesso em: 13 jun. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Regimento geral do programa de residência da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 28 nov. 2014. Disponível em: https://prae.ufc.br/pt/residencia-universitaria/informacoes-sobre-o-programa-de-residencia-universitaria/. Acesso em: 05 jun. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Edital PRAE Nº 06/2023. Fortaleza, 01 de agosto de 2023. Disponível em: https://prae.ufc.br/pt/edital-no-06-2023-processo-seletivo-2023-2-fortaleza-e-interior/. Acesso em: 10 out. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. EDITAL Nº 07/2022/PRAE/UFC. Fortaleza, 12 de agosto de 2022. Disponível em: https://prae.ufc.br/pt/edital-07-2022-prae-ufc-edital-do-processo-seletivo-unificado-da-assistencia-estudantil-2022-2/. Acesso em: 10 out. 2023.

WALTENBERG, Fábio; CARVALHO, Márcia de. Cotas aumentam a diversidade de estudantes sem comprometer o desempenho? Sinais Sociais, Rio de Janeiro, v. 7, p. 36-77, 2012. Disponível em: https://cede.uff.br/wp-content/uploads/sites/251/2021/04/TD-073-WALTENBERG-F._-CARVALHO-M.-2013.-Cotas-aumentam-a-diversidade-dos-estudantes-sem-comprometer-o-desempenho.pdf Acesso em: 23 dez.2023.

Downloads

Publicado

24/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 289
  • pdf downloads: 128

Como Citar

CASTRO ARAÚJO, A. Assistência estudantil na UFC, para onde vais? Reflexões sobre a efetividade do Programa de Residência Universitária : Student assistance at UFC, where do you go? Reflections about the effectiveness of the University Residence Program. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7364. Acesso em: 24 nov. 2024.