Políticas Afirmativas para a permanência e o êxito de estudantes indígenas na educação profissional e tecnológica

Affirmative Policies for the permanence and the success of indigenous students in professional and technological education

Autores

Palavras-chave:

Políticas Afirmativas;, Educação Profissional e Tecnológica;, Estudantes Indígenas.

Resumo

Este artigo, recorte de uma pesquisa maior em nível de mestrado, objetiva apresentar o mapeamento das políticas de ações afirmativas e estratégias de inclusão, permanência e êxito de estudantes indígenas, adotadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Caracteriza-se como exploratória e de abordagem qualitativa, valendo-se do levantamento bibliográfico e documental como instrumentos para a coleta de dados. Os resultados apontam a pertinência da criação e do acompanhamento de políticas de ações afirmativas a partir de preceitos legais para subsidiar as instituições a promover tanto o ingresso, quanto a permanência e o êxito de estudantes indígenas.

Palavras-chave: Políticas Afirmativas; Educação Profissional e Tecnológica; Estudantes Indígenas.

 

Abstract

This article, part of a larger research at master’s level, aims to present the mapping of affirmative action policies and strategies for the inclusion, permanence and success of indigenous students, adopted at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS). It is characterized as exploratory and with a qualitative approach, making use of bibliographic and documental surveys as instruments for data collection. The results point to the relevance of creating and monitoring affirmative action policies based on legal precepts to subsidize institutions to promote both the admission, as well as the permanence and the success of indigenous students.

Keywords: Affirmative Policies; Professional and Technological Education; Indigenous Students.

 

 

 

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Biografia do Autor

Gleide Penha de Oliveira, IFRS-Campus Porto Alegre

Mestranda do PPGED/UERGS. Pesquisadora Grupo de Pesquisa Lin-Le/UERGS. Docente EBTT do IFRS-Campus Porto Alegre. E-mail: gleidhe.oliveira@poa.ifrs.edu.br. ORCID: https://orcid.org/ 0000-0002-3012-6267.

Cátia Cilene Diogo Goulart, UERGS

Mestra do PPGED-UERGS. Pesquisadora Grupo de Pesquisa Lin-Le/UERGS. E-mail: catia-goulart@uergs.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2965-5866.

Veronice Camargo da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Doutora em Linguística (UCPEL). Professora do PPGED/UERGS. Líder do Grupo de Pesquisa Lin-Le/UERGS. E-mail:  veronice-silva@uergs.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4255-2757.

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Publicado

22/12/2023
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Como Citar

DE OLIVEIRA, G. P.; DIOGO GOULART, C. C.; CAMARGO DA SILVA, V. Políticas Afirmativas para a permanência e o êxito de estudantes indígenas na educação profissional e tecnológica: Affirmative Policies for the permanence and the success of indigenous students in professional and technological education. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7361. Acesso em: 3 jul. 2024.

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