Sequência didática como recurso para o ensino de Astronomia Cultural

Didatic sequence as a resource for teaching Cultural Astronomy

Autores

Palavras-chave:

Astronomia Cultural; livro paradidático; produto educacional.

Resumo

Este trabalho é recorte de uma dissertação de mestrado e apresenta reflexões que envolvem o ensino de Astronomia Cultural na Educação Básica. O estudo teve como objetivo desenvolver uma sequência didática de Astronomia Cultural, com base em um produto educacional, o livro paradidático intitulado Uma Aventura pelos Céus da Amazônia. Assim, a investigação é caracterizada como qualitativa, tendo sido aplicada em quatro etapas, para 25 alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola no município de Moju/PA. Concluiu-se que o trabalho se tornou uma importante ferramenta educacional em seu contexto de aplicação.

Palavras-chave: Astronomia Cultural; livro paradidático; produto educacional.

 

 

 

Abstract

This paper is part of a master's thesis and presents reflections on the teaching of Cultural Astronomy in Basic Education. The study aimed to develop a didactic sequence of Cultural Astronomy, based on an educational product, the supplementary reader entitled An Adventure through the Skies of the Amazon. Thus, the research is characterized as qualitative, having been applied in four stages, to 25 9th grade students from an elementary school in the city of Moju/PA. It was concluded that the work became an important educational tool in its application context.

Keywords: Cultural Astronomy; supplementary reader; educational product.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleyson Miranda de Souza, Universidade Estadual Paulista

Licenciado em Ciências Naturais com Habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista no Ensino de Ciências com Ênfase em Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Ensino de Física – Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Física (MNPEF) pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutorando em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pesquisador na área da Astronomia Cultural: Saberes indígenas relacionados ao céu. Membro do Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto", em Bauru-SP.

Email: gleyson.miranda@unesp.br ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-5222-1679

Camila Sitko, Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR)

Licenciada em Física pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Mestre em Física pela Universidade Estadual de Londrina, na área de Astrofísica Estelar. Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, na área de História e Filosofia da Ciência. Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão. Docente externa permanente no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Docente permanente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, polo Campo Mourão.

Email: camilasitko@utfpr.edu.br ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-4620-1388

Referências

AFONSO, Germano Bruno. As Constelações Indígenas Brasileiras. Telescópios na Escola, Rio de Janeiro, p. 1-11, s/d. Disponível em: < http://telescopiosnaescola.pro.br/>. Acesso em: 07 jan. 2021.

ARAÚJO, Diones Charles Costa de; VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva; CARDOSO, Walmir Thomazi. Uma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino Médio. Ciênc. Educ., Bauru, v. 23, n. 4, p. 1035-1054, 2017.

BARROS, Vicente Pereira de; OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. As diferentes culturas na educação em astronomia e seus significados em sala de aula. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 18, p. 103-118, 2014.

BUENO, Márdila Alves; OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes; NOGUEIRA, Eulina Maria Leite; RODRIGUES, Maria de Souza. Astronomia cultural: um levantamento bibliográfico dos saberes sobre o céu de culturas indígenas. Areté, Manaus, v. 12, n. 25, jan.-jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2018.

CARDOSO, Walmir Thomazi. Astronomia Cultural: como povos diferentes olham o Céu. e-Boletim da Física, v. 5, n. 5, p. 1-8, 30 nov. 2016.

CHASSOT, Attico. Saber científico/Saber escolar/Saber primevo. In: SOUZA, João Valdir Alves de; GUERRA, Rosângela. Dicionário Crítico da Educação, p. 243-247. Belo Horizonte: Dimensão, 2014.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250, jan.- mar. 2012.

FLEURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural no Brasil: a perspectiva epistemológica da complexidade. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 80, n. 195, p. 277-289, maio-ago. 1999.

FARES, Érika Akel; MARTINS, Karla Pessoa; ARAUJO, Lidiane Maciel; FILHO, Michel Sauma. O universo das sociedades numa perspectiva relativa: exercícios de etnoastronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 1, p. 77-85, 2004.

GARCIA, Caroline da Silva; COSTA, Samuel; PASCOALI, Suzy; CAMPOS, Mateus Zanette. As coisas do céu: etnoastronomia de uma comunidade indígena como subsídio para a proposta de um material paradidático. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 21, p. 7-30, 2016.

GIL-PEREZ, Daniel, MONTORO, Isabel Fernández; ALÍS, Jaime Carrascoa; CACHAPUZ, António; PRAIA, João. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

JAFELICE, Luiz Carlos. Astronomia Cultural nos ensinos fundamental e médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 19, p. 57-92, 2015.

LIMA, Flavia Pedroza; NADER, Rundsthen Vasques de. Astronomia Cultural: um olhar decolonial sobre e sob os céus do Brasil. Revista Scientiarum Historia, v. 2, n. 8, 2019.

MILONE, André de Castro. A Astronomia no dia-a-dia. INPE. In: MILONE, André de Castro; WUENSCHE, Carlos Alexandre; RODRIGUES, Cláudia Vilega; D’AMICO, Flávio; JABLONSKI, Francisco José; CAPELATO, Hugo Vicente; BRAGA, João; CECATTO, José Roberto; BOAS, José Williams Vilas; AGUIAR, Odylio Denys de; MIRANDA, Oswaldo Duarte. Introdução à Astronomia e Astrofísica. São José dos Campos, 2003.

MORTIMER, Eduardo Fleury. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, n. 1, p. 20-39, Belo Horizonte, 1996.

RODRIGUES, Marta de Souza; LEITE, Cristina. Astronomia cultural: análise de materiais e caminhos para a diversidade nas aulas de ciências da natureza. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v. 22, 2020.

SANTOS, Gabriel Igor Aparecido dos; MOURÃO, Gabriela Ribeiro; FERNANDES, Geraldo Rocha. As percepções dos professores e alunos do ensino fundamental sobre o papel da astronomia indígena no ensino de ciências. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino – REPPE, v. 4, n. 1, p. 176-205, 2020.

UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, 2001. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CLT/diversity/pdf/declaration_cultural_diversity_pt.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2021.

UNESCO. Portal to the Heritage of Astronomy. 2021. Disponível em: <https://www3.astronomicalheritage.net/index.php/about/astronomy-and-world-heritage>. Acesso em: 09 jan. 2021.

Downloads

Publicado

21/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 170
  • pdf downloads: 94

Como Citar

MIRANDA DE SOUZA, G.; SITKO, C. Sequência didática como recurso para o ensino de Astronomia Cultural: Didatic sequence as a resource for teaching Cultural Astronomy . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7344. Acesso em: 6 out. 2024.