Sequência didática como recurso para o ensino de Astronomia Cultural
Didatic sequence as a resource for teaching Cultural Astronomy
Palavras-chave:
Astronomia Cultural; livro paradidático; produto educacional.Resumo
Este trabalho é recorte de uma dissertação de mestrado e apresenta reflexões que envolvem o ensino de Astronomia Cultural na Educação Básica. O estudo teve como objetivo desenvolver uma sequência didática de Astronomia Cultural, com base em um produto educacional, o livro paradidático intitulado Uma Aventura pelos Céus da Amazônia. Assim, a investigação é caracterizada como qualitativa, tendo sido aplicada em quatro etapas, para 25 alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola no município de Moju/PA. Concluiu-se que o trabalho se tornou uma importante ferramenta educacional em seu contexto de aplicação.
Palavras-chave: Astronomia Cultural; livro paradidático; produto educacional.
Abstract
This paper is part of a master's thesis and presents reflections on the teaching of Cultural Astronomy in Basic Education. The study aimed to develop a didactic sequence of Cultural Astronomy, based on an educational product, the supplementary reader entitled An Adventure through the Skies of the Amazon. Thus, the research is characterized as qualitative, having been applied in four stages, to 25 9th grade students from an elementary school in the city of Moju/PA. It was concluded that the work became an important educational tool in its application context.
Keywords: Cultural Astronomy; supplementary reader; educational product.
Downloads
Referências
AFONSO, Germano Bruno. As Constelações Indígenas Brasileiras. Telescópios na Escola, Rio de Janeiro, p. 1-11, s/d. Disponível em: < http://telescopiosnaescola.pro.br/>. Acesso em: 07 jan. 2021.
ARAÚJO, Diones Charles Costa de; VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva; CARDOSO, Walmir Thomazi. Uma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino Médio. Ciênc. Educ., Bauru, v. 23, n. 4, p. 1035-1054, 2017.
BARROS, Vicente Pereira de; OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. As diferentes culturas na educação em astronomia e seus significados em sala de aula. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 18, p. 103-118, 2014.
BUENO, Márdila Alves; OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes; NOGUEIRA, Eulina Maria Leite; RODRIGUES, Maria de Souza. Astronomia cultural: um levantamento bibliográfico dos saberes sobre o céu de culturas indígenas. Areté, Manaus, v. 12, n. 25, jan.-jun. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2018.
CARDOSO, Walmir Thomazi. Astronomia Cultural: como povos diferentes olham o Céu. e-Boletim da Física, v. 5, n. 5, p. 1-8, 30 nov. 2016.
CHASSOT, Attico. Saber científico/Saber escolar/Saber primevo. In: SOUZA, João Valdir Alves de; GUERRA, Rosângela. Dicionário Crítico da Educação, p. 243-247. Belo Horizonte: Dimensão, 2014.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250, jan.- mar. 2012.
FLEURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural no Brasil: a perspectiva epistemológica da complexidade. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 80, n. 195, p. 277-289, maio-ago. 1999.
FARES, Érika Akel; MARTINS, Karla Pessoa; ARAUJO, Lidiane Maciel; FILHO, Michel Sauma. O universo das sociedades numa perspectiva relativa: exercícios de etnoastronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 1, p. 77-85, 2004.
GARCIA, Caroline da Silva; COSTA, Samuel; PASCOALI, Suzy; CAMPOS, Mateus Zanette. As coisas do céu: etnoastronomia de uma comunidade indígena como subsídio para a proposta de um material paradidático. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 21, p. 7-30, 2016.
GIL-PEREZ, Daniel, MONTORO, Isabel Fernández; ALÍS, Jaime Carrascoa; CACHAPUZ, António; PRAIA, João. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
JAFELICE, Luiz Carlos. Astronomia Cultural nos ensinos fundamental e médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 19, p. 57-92, 2015.
LIMA, Flavia Pedroza; NADER, Rundsthen Vasques de. Astronomia Cultural: um olhar decolonial sobre e sob os céus do Brasil. Revista Scientiarum Historia, v. 2, n. 8, 2019.
MILONE, André de Castro. A Astronomia no dia-a-dia. INPE. In: MILONE, André de Castro; WUENSCHE, Carlos Alexandre; RODRIGUES, Cláudia Vilega; D’AMICO, Flávio; JABLONSKI, Francisco José; CAPELATO, Hugo Vicente; BRAGA, João; CECATTO, José Roberto; BOAS, José Williams Vilas; AGUIAR, Odylio Denys de; MIRANDA, Oswaldo Duarte. Introdução à Astronomia e Astrofísica. São José dos Campos, 2003.
MORTIMER, Eduardo Fleury. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, n. 1, p. 20-39, Belo Horizonte, 1996.
RODRIGUES, Marta de Souza; LEITE, Cristina. Astronomia cultural: análise de materiais e caminhos para a diversidade nas aulas de ciências da natureza. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v. 22, 2020.
SANTOS, Gabriel Igor Aparecido dos; MOURÃO, Gabriela Ribeiro; FERNANDES, Geraldo Rocha. As percepções dos professores e alunos do ensino fundamental sobre o papel da astronomia indígena no ensino de ciências. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino – REPPE, v. 4, n. 1, p. 176-205, 2020.
UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, 2001. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CLT/diversity/pdf/declaration_cultural_diversity_pt.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2021.
UNESCO. Portal to the Heritage of Astronomy. 2021. Disponível em: <https://www3.astronomicalheritage.net/index.php/about/astronomy-and-world-heritage>. Acesso em: 09 jan. 2021.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 196
- pdf downloads: 107