Reflexões interdisciplinares sobre as juventudes brasileiras e seus desafios atuais

Interdisciplinary reflections on Brazilian youth and their current challenges

Autores

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

Apresentação do Dossiê Juventudes Brasileira e Desafios Atuais: uma perspectiva interdisciplinar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Dias Bezerra, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência Política (IUPERJ), Brasil, e professora titular na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Infância, Adolescência e Juventude (NIAJ-UFRJ), Brasil. Presidenta da Redejubra (Associação Nacional Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira).

E-mail: heloisa.bezerra@unirio.br   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5199-5330

Beatriz Akemi Takeiti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Terapeuta ocupacional. Doutorado em Psicologia Social pela PUC/SP. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, EICOS, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente faz parte da diretoria nacional da Associação Nacional da Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira (REDEJUBRA). Desenvolve pesquisas nas áreas de Terapia Ocupacional no campo social e as interfaces com a cultura e a educação.

E-mail: biatakeiti@medicina.ufrj.br      Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2847-0787

Flávio Munhoz Sofiati, Universidade Federal de Goiás

Professor associado na Faculdade de Ciências Sociais, Programa de Pós-graduação em Sociologia e Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia-GO, Brasil. Membro do Núcleo de Estudos de Religião “Carlos Rodrigues Brandão” (NER), UFG; bolsista produtividade do CNPq, Brasil; doutor em Sociologia pela USP. Membro do Observatório Juventudes na Contemporaneidade e da Redejubra.

E-mail: sofiati@gmail.com     ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6422-4471

Lila Cristina Xavier Luz, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Serviço Social (PUC-SP). Realizou pós-doutorado na Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM) e na Universidade Nacional de Colômbia (UNC). Professora na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/CCHL) da instituição e coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre a Criança e o Adolescente (Nupec). É membro do GT de Infâncias e Juventudes da Clacso. Tem experiência em pesquisa nas áreas do Serviço Social, atuando nos seguintes temas: trajetórias juvenis, desigualdades sociais, direitos e cidadania.

E-mail: lilaluz@ufpi.edu.br    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7301-0187

Referências

PIRES, M. F. DE C.. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, n. 2, p. 173–182, fev. 1998.

PHILLIP JR., A. Ensino, Pesquisa e Inovação: desenvolvendo a interdisciplinaridade. 1ª Edição. Editora Manole, 2017.

Downloads

Publicado

10/07/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 354
  • pdf downloads: 212

Como Citar

DIAS BEZERRA, H.; AKEMI TAKEITI, B.; MUNHOZ SOFIATI, F.; CRISTINA XAVIER LUZ, L. Reflexões interdisciplinares sobre as juventudes brasileiras e seus desafios atuais: Interdisciplinary reflections on Brazilian youth and their current challenges. Revista Cocar, [S. l.], n. 16, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7341. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Apresentação

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.