Educação Social no Brasil: Avaliação

Social Education in Brazil: An Assessment

Autores

Palavras-chave:

Educação Social, Avaliação, Políticas públicas

Resumo

No estudo em tela, apresentamos a resenha da obra “Educação Social no Brasil: avaliação”, de Cléia de Souza e Verônica Müller (2021). Esse é o primeiro livro que trata especificamente da avaliação na Educação Social brasileira. O livro, estabelece um processo de construção do conhecimento que passa por buscas conceituais sobre a avaliação em Educação Social e a valorização de experiências avaliativas na área em diferentes países, com foco especialmente nas ações educativas com crianças e adolescentes. Somado a esse caminho, a obra estabelece uma proposta de avaliação com crianças e adolescentes da Educação Social em uma ação lúdica, política, militante, pedagógica, social e cultural. O livro corrobora a consolidação da Educação Social no país como uma área da educação, de estudos e de pesquisa. Além disso, reforça a necessidade de assunção da área nas políticas públicas educacionais.

Palavras-chave: Educação Social; Avaliação; Políticas Públicas.

Abstract

In this study we present a review of the book "Social Education in Brazil: an assessment" by Cléia de Souza and Verônica Müller (2021). This the first book that deals specifically with the assessment of Brazilian Social Education. The book establishes a process of knowledge construction that includes conceptual research on the assessment of Education and Social Education, and an appreciation of assessment experiences in the field in different countries, especially in educational activities with children and adolescents. Added to this path, it establishes an evaluation proposal with children and adolescents in Social Education in playful, political, militant, pedagogical, social, and cultural activities. The work contributes to the consolidation of Social Education in the country as an area of education, study and research. Furthermore, it  illustrates the need for the area to be taken into account in public educational policies.

Keywords: Social Education; Assessment; Public Policies.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Marçal Natali, universidade estadual de maringá

Doutora em Educação, professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e coordenadora do Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA/UEM). Estuda e pesquisa na área de Educação Física e Educação Social. Líder do grupo de pesquisa Infâncias, Adolescências, Juventudes e Educação Social. E-mail: pmnatali@uem.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4641-0083

Patrícia Cruzelino Rodrigues, Associação de Educadores Sociais de Maringá

Doutora e Mestre em Educação (UEM). Licenciada Plena em Educação Física pela UEM. Pesquisadora e educadora vinculada ao Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA/UEM). Atua na área da Educação Social e Educação Física. E-mail: patricia.cruzelino@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1741-3077

 

 

 

Ana Paula Vila Labigalini, EQUOATIVA

Bacharel em Fonoaudiologia (UNIMAR). Mestre em Linguística (IEL- UNICAMP-SP) e Doutora em Educação (UEM). Tem experiência e docência na área da Fonoaudiologia. Atua no Centro de Equoterapia, de Atividades e de Terapias Assistidas com Equinos EquoAtiva. Voluntária da OSC Sistema de Apoio a Saúde São Rafael. Educadora Social e pesquisadora no Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA/UEM) e no grupo de pesquisa Infâncias, Adolescências, Juventudes e Educação Social. E-mail: avilalabigalini@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9231-7173

Referências

SOUZA, Cléia Renata Teixeira de; MÜLLER, Verônica Regina. Educação Social no Brasil: avaliação. Chapecó: Livrologia, 2021.

Downloads

Publicado

07/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 95
  • pdf downloads: 46

Como Citar

MARÇAL NATALI, P.; CRUZELINO RODRIGUES, P.; VILA LABIGALINI, A. P. Educação Social no Brasil: Avaliação: Social Education in Brazil: An Assessment. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7329. Acesso em: 22 nov. 2024.