Refletindo acerca das oficinas de miriti no Ensino Médio: relatos da disciplina de Estágio I
Reflecting on miriti's educational workshops in high school: reports on internship i subject
Palavras-chave:
Oficinas, Ecologia, MiritiResumo
Este relato objetiva descrever as atividades desenvolvidas em outubro de 2022 a janeiro de 2023 na disciplina de Estágio I, ofertada pelo Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. Foram realizadas oficinas voltadas à construção de modelos didáticos de miriti, visando facilitar a aprendizagem sobre Ecologia. Primeiramente, aplicou-se questionários de sondagem a 5 docentes de ciências e 24 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Abaetetuba-PA. Ademais, realizaram-se oficinas pautadas na cultura Maker (SOARES, 2021) com atividades ativas. Optou-se por leituras, levantamento de problemas, manipulação e construção de artefatos de miriti. Foi utilizado diário de bordo para registrar informações e a metodologia da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) para a sistematização dos dados. Verificou-se que os discentes construíram novos valores acerca das questões ecológicas.
Palavras-chave: Oficinas; Ecologia; Miriti.
Abstract
This report aims to describe the activities developed in October 2022 to January 2023 in the subject Internship I, offered by the Master in Education and Teaching of Sciences in the Amazon. Were performed workshops aimed at building of didactic models of miriti, targeting facilitate learning about Ecology. First of all, was applied polling questionnaires to 5 science teachers and 24 students of 2nd year of high school of a public school from Abaetetuba-Pa. In addition, workshops were held based on culture Maker (SOARES, 2021) with active activities. Opted for readings, problem mapping, manipulation and artifact construction of miriti. Was used logbook to record information and the methodology of content analysis (BARDIN, 2011) for the systematization of data. It was verified that the learners built new values about ecological questions.
Key words: Workshops; Ecology; Miriti.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, 2011.
CANÃS, Rocio Serrano. O princípio formativo do aprender fazendo no Programa de Oficinas-Escola. Revista Eletrônica de Educação, v. 7, n. 3, p.110-128, 2013. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br. Acesso em: 16 jul. 2021.
FURLANI, Sinara; CARDOSO, Grace Tibélio. Configuração do ambiente físico escolar e prática pedagógica: percepção de professores de uma escola padrão. Rev. Sítio Novo Palmas, v. 6 n. Edição Especial p. 8-20, mar. 2022. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1180. Acesso em: 12 jan. 2023.
GONÇALVES, Isane Conceição Lima. O brinquedo de miriti como prática pedagógico - cultural: representação e identidade. Orientadora: Joyce Otânia Seixas Ribeiro. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1491. Acesso em: 12 jan. 2023.
LEAL, Luiz Santos. A Amazônia brasileira e o seu caráter transnacional: o aproveitamento do seu patrimônio estratégico para garantia do desenvolvimento. Tese de Doutorado em Ciência Jurídica. Universidade do Vale do Itajaí. Santa Catarina, 2019.
LEAL, Ivana Thariny de Lima; BRANCO, Alan Cleiton dos Santos; PEREIRA, Emily Lobato; LUZ, Priscyla Cristinny Santiago. Investigando a participação de docentes durante a oficina de produção de recursos didáticos a partir da matéria-prima do miriti. In: Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Anais. Diamantina (MG) Online, 2022. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2023.
LEÃO, Gabriel Mathias Carneiro; PADIAL, André Adrian; RANDI, Marco Antonio Ferreira. Representações não linguísticas e jogos cooperativos como estratégia de ensino e aprendizagem da biologia celular. Investigações em Ensino de Ciências. v. 23, p. 406-423, 2018.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Materialismo Histórico – Dialético e a Pesquisa em Educação Ambiental. Revista Pesquisa em Educação Ambiental, Rio Claro, v 9, n.1, p.53-68, Jan./Jun. 2014.
LUZ, Priscyla Cristinny Santiago; LEAL, Ivana Thariny de Lima; PEREIRA, Emily Lobato et al. Oficinas pedagógicas: produção de recursos didáticos a partir da matéria do miriti. In: Anais do Encontro Paraense de Licenciaturas- EPALIC. Anais. Bragança (PA) UFPA, 2020. Disponível em: Acesso em: 16 abr. 2020.
OLIVEIRA, Renata Gleicy Reis; SOARES, Claudia Danielle Silva. A utilização de recursos didáticos como metodologia de ensino de matemática. In: Anais do XI Encontro Paraibano de Educação Matemática. Anais. Campina Grande (PB) SBEM-PB, 2021. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2023.
OLIVEIRA, Cintiane Cunha Santos. O uso dos recursos didáticos no ensino de ciências em uma escola pública de Governador Mangabeira/BA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Cruz das Almas, 2015.
PERINI, Monique; ROSSINI, Josilene. Aplicação de modelos didáticos no ensino de biologia floral. InterSciencePlace, v. 13, n. 3, p.58-71, 2018.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SANTOS, Ivamilton Nonato; SILVA, Maria de Fátima Vilhena. Utilização de brinquedos de miriti na aprendizagem de geometria. XXIII Conferência interamericana de educação matemática, Recife, 26-30 jun, 2011. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2022.
SILVA, João Batista; ALMEIDA, Dayane Kelly Rodrigues Soares; JÚNIOR, José Ademir et al. Cultura Maker e robótica sustentável no ensino de ciências: Um relato de experiência com alunos do ensino fundamental. In: Congresso sobre Tecnologias na Educação: Educação para o futuro: Tecnologias e pessoas para transformar o mundo, 2020, João Pessoa. Disponível em: <https://www.google.com/search?q=CULTURA+MAKER+E+ROB%C3%93TICA+SUSTENT%C3%81VEL+NO+ENSINO+DECI%C3%8ANCIAS&sxsrf=AOaemvItnK0zrnGsVjv-c12vsrK- Acesso em: 23 nov. 2021.
SOARES, Cristiane. Metodologias ativas: uma nova experiência de aprendizagem. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2021.
UEPA. Instrução normativa 07/2021. Estabelece as diretrizes para os desdobramentos do Estágio Supervisionado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. Disponível em: https://paginas.uepa.br/ppgeeca/wp content/uploads/2021/01/IN7.pdf. Acesso em: 6 jan. 2023.
VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 158
- pdf downloads: 126