Mapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem: um estudo de caso no bacharelado em ciência da computação da Universidade do Estado de Mato Grosso
Curriculum mapping from the perspective of learning trajectories: a case study in the bachelor's degree in computer science at Universiade do Estado de Mato Grosso
Palavras-chave:
Currículo, Trajetórias de Aprendizagem, Mapeamento do CurrículoResumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais, definem perfis, habilidades e competências para os cursos superiores, os quais, obrigatoriamente, devem constar nos Projetos Pedagógicos e serem implementados pelo currículo. Todavia, acumulam-se as complexidades em garantir o alinhamento entre o que é previsto na DCN, descrito no currículo e os resultados obtidos pelo curso. Nesta perspectiva, este estudo propõe realizar o mapeamento das características do perfil, habilidades e competências desenvolvidas ao longo do currículo de um curso de Computação e analisá-lo sob a perspectiva das trajetórias de aprendizagem. Identificou-se que algumas habilidades são mais contempladas pelo currículo, em detrimento de outras. Destaca-se ainda, que não é explícita a forma como as características do perfil e competências são desenvolvidas no currículo em uma trajetória visualizável para os agentes educacionais.
Palavras-chave: Currículo; Trajetórias de Aprendizagem; Mapeamento do currículo.
Abstract
The National Curriculum Guidelines define profiles, skills and competences for higher education courses, which, mandatorily, must appear in the Pedagogical Projects and be implemented by the curriculum. However, the complexities of ensuring alignment between what is provided for in the DCN, described in the curriculum and the results obtained by the course, accumulate. In this perspective, this study proposes to map the characteristics of the profile, skills and competences developed throughout the curriculum of a Computer course and analyze it from the perspective of the learning trajectories. It was identified that some skills are more contemplated by the curriculum, to the detriment of others. It is also noteworthy that it is not explicit how the characteristics of the profile and skills are developed in the curriculum in a viewable trajectory for managers, teachers and students.
Keywords:; Learning Trajectories; Curricular mapping;
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