Saberes Tradicionais e a Educação Escolar sobre a Fauna entre os Educandos da Escola do e no Campo Madre Cristina/MT
Traditional Knowledge and School Education on the Fauna among the Students of the School Madre Cristina/MT
Palavras-chave:
Conhecimento tradicional; Educação do Campo; Fauna.Resumo
Este estudo analisa de forma qualitativa e explicativa o conhecimento tradicional dos educandos em relação à fauna local e avalia se este é considerado na educação escolar da Escola Estadual Madre Cristina, localizada no Assentamento Roseli Nunes, em Mirassol D’Oeste/MT. A coleta de dados ocorreu nos meses de outubro e novembro do ano de 2021 via aplicação de formulários semiestruturados específicos para dois perfis, sendo estes os educandos da EJA e as professoras que lecionam as disciplinas de Ciências e Biologia, bem como os planos de aula e os planos de ensino destas turmas, livros didáticos e o PPP mais recente da instituição. Os resultados apontaram que os educandos possuem um conhecimento tradicional rico sobre a fauna local, porém necessita ser melhor aproveitado, de modo que o aprendizado se construa numa perspectiva dialógica e com maior sentido aos sujeitos.
Palavras-chave: Conhecimento tradicional; Educação do Campo; Fauna.
This study analyzes in qualitative and explanatory ways the traditional knowledge of certain students in relation to the local fauna, evaluating if it is taken into account in the education of the State School Madre Cristina, located in the Settlement Roseli Nunes, Mirassol D’Oeste/MT. The data collection took place in October and November of 2021 by using semi-structured forms specific for two targets: the students from EJA and the teachers responsible for the disciplines of Science and Biology. The class plans, the teaching plans, didactic books and the most recent PPP of the institution were also analyzed. The results pointed out that the students possess a rich traditional knowledge about their local fauna, but that is needs to be more valued, so that the learning process can be developed in a dialogical way and more meaningful for the subjects.
Keywords: Traditional Knowledge; Countryside Education; Fauna.
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