Pesquisa auto(trans)formação: por uma ambiência de pertencimento no ensino superior
Self(trans)formation research: towards an environment of belonging in higher education
Palavras-chave:
Ambiência de Pertencimento;, Processos Auto(trans)formativos, Ensino SuperiorResumo
Este texto emerge de uma pesquisa, em nível de doutorado, que objetiva pensar institucionalmente uma ambiência de pertencimento no ensino superior via formação com docentes, buscando a permanência e o êxito de discentes nos cursos de graduação. Esse pensamento conversa com a pedagogia dialógica e conscientizadora de Freire, autor estudado no Grupo Dialogus (UFSM), do qual participa-se e assume-se a metodologia de pesquisa Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos. Dados estatísticos apontam a evasão de discentes dos cursos; para mudar essa realidade, é preciso pensar políticas inclusivas e celebrar a presença das/os acadêmicas/os, com amorosidade e cuidado. Assumir uma práxis de acolhimento-reconhecimento e auxiliar nos processos auto(trans)formativos das pessoas e de suas realidades pode fazer da academia um dos espaços-tempo possíveis de materializar inéditos-viáveis.
Palavras-chave: Ambiência de Pertencimento; Processos Auto(trans)formativos; Ensino Superior.
Abstract
This text emerges from a doctoral-level research that aims to institutionally consider an environment of belonging in higher education through teacher training, seeking the retention and success of students in undergraduate courses. This thinking aligns with the dialogical and conscientizing pedagogy of Freire, an author studied in the Dialogus (UFSM), of which the researcher is a participant, adopting the methodology of Investigative-dialogical Circles for self(trans)formation. Statistical data indicates student attrition in courses; to change this reality, it is necessary to think about inclusive policies and celebrate the presence of academics with love and care. Embracing a praxis of acceptance-recognition and assisting in the self(trans)formational processes of individuals and their realities can make the academy one of the possible space-time realms to materialize unprecedented possibilities.
Keywords: Environment of Belonging; Self(trans)formational Processes; Higher Education.
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