O ensino da multiplicação: conhecendo as produções e pesquisas

The teaching of multiplication: knowing the productions and research

Autores

Palavras-chave:

Davydov;, Matemática;, Situação Desencadeadora de Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar, na produção científica, Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) direcionadas ao ensino da multiplicação nos anos iniciais de escolarização. Assim, a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade Orientadora de Ensino, identificamos, por meio de uma revisão de literatura, com recorte temporal de 2015 a 2023, 12 SDA direcionadas ao ensino desse conceito, que trazem possibilidades para que o aluno esteja em atividade de estudo, em busca do desenvolvimento do pensamento teórico. Esperamos, com esse trabalho, contribuir na instrumentalização da ação docente assegurando a compreensão de como podemos organizar o ensino da multiplicação, superando a lógica formal, já que consideramos importante o estudo sobre esse conceito, pois ele permite a realização de cálculos rápidos e precisos.  

Palavras-chave: Davydov; Matemática; Situação Desencadeadora de Aprendizagem;

 

Abstract

This article aims to identify in the scientific production Learning Triggering Situations (SDA) directed to the teaching of multiplication in the initial years of schooling. Thus, from the assumptions of the Historical-Cultural Theory and the Teaching Guiding Activity, we identified, through a literature review, with a time frame from 2015 to 2023, 12 SDA directed to the teaching of this concept, which bring possibilities for the student to be in study activity, in search of the development of theoretical thinking. We hope with this work, to contribute to the instrumentalization of the teaching action ensuring the understanding of how we can organize the teaching of multiplication, overcoming the formal logic, since we consider important the study on this concept, because it allows the realization of fast and accurate calculations.

Keywords: Davydov; Mathematics; Learning Triggering Situation;

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Biografia do Autor

Maria Luiza Evangelista Gil, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE-UEM). E-mail: maria.evangelistagil@gmail.com, https://orcid.org/0000-0002-9477-0326.

Jhenifer Licero Schuete Silva, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE-UEM). E-mail: jhenifer.schuete@gmail.com, https://orcid.org/0000-0003-3284-4817.

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Universidade Estadual de Maringá

Professora Doutora do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP-UEM) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE-UEM) – e-maillflacanallo@uem.br, https://orcid.org/0000-0001-5297-7823.

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Publicado

11/10/2023
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Como Citar

EVANGELISTA GIL, M. L.; LICERO SCHUETE SILVA, J.; FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS, L. O ensino da multiplicação: conhecendo as produções e pesquisas: The teaching of multiplication: knowing the productions and research. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7271. Acesso em: 21 dez. 2024.