O uso do TikTok como recurso educacional no ensino do Direito: Uma análise das percepções dos discentes
The use of TikTok as an educational resource in the teaching of Law: An analysis of students' perceptions
Palavras-chave:
Educação, Ensino, TikTokResumo
Este artigo faz parte da tese de doutorado que tem como objetivo compreender as percepções dos discentes de graduação em Direito sobre a temática do TikTok e sua utilização como recurso educacional de apoio, no processo de ensino e aprendizagem, na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). A investigação teve como aparato metodológico um estudo bibliográfico, acompanhado de uma pesquisa de caráter descritiva e exploratória. A pesquisa aponta que o uso das redes sociais no ambiente de ensino, em especial, o TikTok, pode proporcionar aulas mais instigantes e expressivas em cooperação com o docente.
Palavras-chave: Educação; Ensino; TikTok.
Abstract
This article is part of the doctoral thesis that aims to understand the perceptions of undergraduate students in Law on the theme of TikTok and its use as an educational resource to support the teaching and learning process at the Lutheran University of Brazil (ULBRA). The research had as methodological apparatus a bibliographic study, accompanied by a descriptive and exploratory research. The research points out that the use of social networks in the teaching environment, especially TikTok, can provide more thought-provoking and expressive classes in cooperation with the teacher.
Keywords: Education; Teaching; TikTok.
Downloads
Referências
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.176 p.
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. e-PUB. Disponível em:
<https://www2.ifal.edu.br/ensino-remoto/professor/apostilas-e-livros/ensinohibrido.pdf>. Acesso em 14 mar. 2023.
BARIN, Cláudia; ELLENSOHN, Ricardo; SILVA, Marcelo da. O uso do TikTok no contexto educacional. Porto Alegre: Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação - CNE. Parecer CNE/CES nº 635/2018. Brasília, 2018.
CATÃO, Simone. O Facebook como recurso didático: ferramenta pedagógica utilizada no ensino de Química. 2014. 35 p. Trabalho de conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) -Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2014.
COSTA, Úrsula da. O Facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesa. Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/133736/000982508.pdf?sequence=1>. Acesso em: 21 fev. 2019.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GOOGLE. Clear Google Drive space & increase storage. 2017. Disponível em:<https://support.google.com/drive/answer/6374270?src=soctw>. Acesso em: 18 Jun.2022.
HERNANDEZ, Ronald; ORREGO CUMPA, Rosalina; QUIÑONES RODRÍGUEZ, Sonia. Nuevas formas de aprender: la formación docente frente al uso de las TIC. Revista de Psicologia Educacional - Propositos y Representaciones. v. 6, n. 2, p. 671-685, 2018. Disponível em: http://revistas.usil.edu.pe/index.php/pyr/article/view/248. Acesso em: 20 mai. 2023.
JÚNIOR, Ismael MELO, José Carlos de. Utilizando as tecnologias na educação: possibilidades e necessidades nos dias atuais/ Using technologies in education: possibilities and needs nowadays. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 34301–34313, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n4-066. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27591. Acesso em: 9 jun. 2023.
KENSKI, Vani. Educação e Tecnologias: O Novo Ritmo da Informação, 6. ed. Campinas:
Papirus, 2010.
LORENZO, Eder. A Utilização das Redes Sociais na Educação: A Importância das Redes Sociais na Educação. 3 ed. São Paulo: Clube de Autores, 2013.126p.
MELO, Lafaiette; COSTA, Tatiana Aplicativos em sala de aula para o ensino de português: aproveitamento de diferentes possibilidades para um mesmo tema. LínguaTec, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves. v. 5, n. 2, p. 380-392, nov. 2020.
MENDES, Fábio Ribeiro. Meu filho não quer estudar. Porto Alegre: Autonomia, 2013.
MONTEIRO, Jean. TikTok como Novo Suporte Midiático para a. Aprendizagem Criativa. Revista Latino-Americana de estudos científicos. V.01, N.2, 69 mar./abr.2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/30795. Acesso em: 06 dez. 2022.
PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa. O livro na cibercultura [e-book]/ Cristiane Porto e Edméa Santos (Org.). -- Santos (SP): Editora Universitária Leopoldianum,2019. 292 p.
PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa. (org). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014.
PRIOSTE, Cláudia. O adolescente e a Internet: laços e embaraços no mundo virtual. 2013. 361 p. Tese (Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2013.
RABELLO, Lacerda; TAVARES, Kátia. As tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de línguas. VEREDAS ON LINE – AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS – 2016/1, p. 124-136. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2016/08/Redes-sociais-e-aprendizagem-no-ensino-superior_artigo-8.pdf>. Acesso em: 18 maio 2023.
RAMAL, Andrea. Conheça a sala de aula invertida. Entrevista Concedida ao Canal Futura, 2017. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pADyAN15cZ0&t=903s. Acesso em: 27 de maio de 2023.
RICHARDSON, Roberto. Pesquisa social: métodos e técnicas / Roberto Jarry Richardson; colaboração Dietmar Klaus Pfeiffer. São Paulo: Atlas, 2017.
SALZA, César. TikTok es el nuevo app de moda, te enseñamos cómo comenzar a utilizarlo. CNET. 2019. Disponível em: https://www.cnet.com/es/noticias/comoutilizar- tiktok. Acesso em: 18 abr. 2022.
SANTOS, Alex; Rosa Odelfa. O uso de aplicativos como recurso pedagógico para ensino de geografia. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos. Anais. São Luís/MA. 2016.
SILVA, Jader; MARTINS JÚNIOR, Francisco. Meu professor é um tiktoker: uso de vídeos curtos como ferramenta educativa em mídias sociais. Desenvolvimento docente e monitoria de professores em formação com apoio duma rede social: a experiência de licenciandos em Ciências com o Facebook. Educação, Formação & Tecnologias, v. 10, n. 1. 59-73, 2017.
STRYCKER, J. K-12 art teacher technology use and preparation. Heliyon, v. 6 n. 7, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7338783/. Acesso em: 20 Mai. 2023.
TIKTOK. Make Your Day. 2020. Disponível em: < https://www.tiktok.com/pt_BR/>. Acesso em: set. 2022.
VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B.; GERALDINI, A. F. S. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 52, p. 455-478, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189154955008.pdf. Acesso em: 5 de jun de 2023.
WILLIAMS, Peter; ROWLANDS, Ian. Informations behavior of the researche of the future. 2007. Disponível em: <http://www.jisc.ac.uk/media/documents/programmes/reppres/ggworkpackageii.pdf> Acesso em: 10 abr. 2023.
YIN, Robert. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 1170
- pdf downloads: 385