Como se forma o formador? Formação continuada de formadores de professores em Sobral/CE

How is the trainer formed? Continuing education of teacher trainers in Sobral/CE

Autores

Palavras-chave:

Formação Continuada, Formadores, Professores

Resumo

Objetivou-se investigar a formação continuada dos formadores de professores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (ESFAPEGE) de Sobral/CE, considerando as implicações para a sua atuação e desenvolvimento profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo empírica, com produção de dados a partir da aplicação de questionário eletrônico a cinco formadores de professores que atuam na instituição. As análises dos dados revelam que os processos formativos dos sujeitos investigados, embora com ritmos e modos diversos, apresentam como característica comum a autonomia em seu processo formativo. 

Palavras-chave: Formação Continuada; Formadores; Professores.

 

Abstract

The objective was to investigate the continuing education of teacher trainers at the School of Permanent Training for Teaching and Educational Management (ESFAPEGE) in Sobral/CE, considering the implications for their work and professional development. The methodology is based on a qualitative approach, through field research carried out over the application of interviews and questionnaires to five teacher trainers who work in Elementary Education. The analyzes of the interviews reveal that the formative processes of the investigated subjects, although with different rhythms and modes, have autonomy in their formative process as a common characteristic.

Keywords: Continuing Education; Trainers; Teachers.

             

 

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Biografia do Autor

Evanila Abreu de Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Pedagoga, Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e em Formação de Formadores e os Processos de Coordenação Pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Eusébio - CE. E-mail: evanila.educ@gmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1622-2575

Israela Melo Alves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Psicóloga, Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Orientadora Educacional na Secretaria Municipal de Educação de Sobral - CE. E-mail: israela.melo@aluno.uece.br; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1056-661X 

Giovana Maria Belém Falcão, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. E-mail: giovana.falcao@uece.br; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0995-1614

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Publicado

15/09/2023
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Como Citar

ABREU DE OLIVEIRA, E.; MELO ALVES, I.; BELÉM FALCÃO, G. M. Como se forma o formador? Formação continuada de formadores de professores em Sobral/CE: How is the trainer formed? Continuing education of teacher trainers in Sobral/CE. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7234. Acesso em: 22 jul. 2024.