Inclusão escolar no Ensino Fundamental I: uma análise das Políticas Educacionais e seus impactos no currículo

School inclusion in elementary school: an analysis of educational policies and their impacts on the curriculum

Autores

  • Ana Carolina Sabino Santos santoscarol0680@gmail.com
    Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)/Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação https://orcid.org/0000-0003-4728-5085
  • Daniela Schiabel ana.sabino@sou.unifal-mg.edu.br
    Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP)/ Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-5051-2165

Palavras-chave:

Educação Especial, Currículo Prescrito, Educação Básica, Inclusão

Resumo

Este artigo apresenta uma análise abrangente sobre como as Políticas Educacionais e Documentos Curriculares abordam a inclusão de alunos da Educação Especial. Por meio de pesquisa documental, foram identificados três núcleos de análise: 1. Fundamentos legais e conceituais da inclusão escolar; 2. Suportes institucionais para a inclusão educacional; 3. Recursos e estratégias pedagógicas. No entanto, a pesquisa destacou a necessidade de uma perspectiva multicultural do currículo para uma inclusão educacional mais efetiva. Assim, é crucial enfatizar a importância de políticas educacionais e documentos curriculares que considerem as diversas dimensões da diversidade cultural, promovendo uma educação inclusiva e multicultural. Além disso, são essenciais o fornecimento de suporte institucional adequado e o acesso a recursos pedagógicos para garantir a inclusão efetiva dos alunos com deficiência.

Palavras-chave: Educação Especial; Currículo Prescrito; Educação Básica; Inclusão

 

Abstract

This article presents a comprehensive analysis of how Educational Policies and Curriculum Documents address the inclusion of Special Education students. Through documentary research, three analysis cores were identified: 1. Legal and conceptual foundations of school inclusion; 2. Institutional supports for educational inclusion; 3. Pedagogical resources and strategies. However, the research highlighted the need for a multicultural curriculum perspective for more effective educational inclusion. Thus, it is crucial to emphasize the importance of educational policies and curriculum documents that consider the different dimensions of cultural diversity, promoting an inclusive and multicultural education. In addition, the provision of adequate institutional support and access to pedagogical resources are essential to guarantee the effective inclusion of students with disabilities.

Keywords: Special education; Prescribed Curriculum; Basic education; Inclusion.

             

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Biografia do Autor

Ana Carolina Sabino Santos, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)/Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG. Membro do Grupo de Pesquisa: Formação Docente: Didáticas e Currículos da UNIFALMG. E-mail: santoscarol@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4728-5085

 

Daniela Schiabel, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP)/ Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP). Mestre em Educação pela UNIFAL-MG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Currículo- GEPEFOR/FFCLRP/USP. 

E-mail: schiabelldani@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5051-2165

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Publicado

29/12/2023
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Como Citar

SANTOS, A. C. S.; SCHIABEL, D. Inclusão escolar no Ensino Fundamental I: uma análise das Políticas Educacionais e seus impactos no currículo: School inclusion in elementary school: an analysis of educational policies and their impacts on the curriculum. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7226. Acesso em: 21 dez. 2024.