O que pode a mediação audiovisual na formação em psicologia?

What can audiovisual mediation do in training in psychology?

Autores

Resumo

Acreditamos que a arte seja fundamental para uma formação em psicologia, de modo que o conhecimento produzido seja capaz de ampliar o olhar, a escuta e as compreensões para a vida cotidiana. A partir dessa consideração, buscamos refletir como a disciplina “Arte e Formação de Psicólogos” se constituiu experiência estética. Para tanto, analisamos os audiovisuais produzidos pelos participantes, identificando temáticas recorrentes, elos que transversalizavam as obras por eles produzidas ou que as transformassem em uma obra singular. Os resultados das produções permitiram fazer com que elas fossem divididas em três categorias:  Cotidiano, Expressão de si e Conceito. Concluímos que o audiovisual exige uma composição, uma escolha pensada sobre o que e como mostrar, e, com isso, ele apura o olhar, ele mostra a vida, o entorno, as tramas que compõem o cotidiano e formam os sujeitos.

Palavras-chave: Audiovisual; Estética; Formação do psicólogo.

 

Abstract

We believe that art is fundamental for training in psychology, so that the knowledge produced is capable of widening the view, listening and understanding of everyday life. From that consideration, we seek to reflect on how the subject “Art and Psychology Training” was constituted as an aesthetic experience, thus, we analyzed the audiovisual material produced by the students, identifying recurring themes, links that transversalized the works or that bonded them into a singular work. The results of the analysis were divided into three categories: Daily Life, Self-Expression and Concept. We conclude that the audiovisual work requires a composition, a thoughtful choice of what and how to display it, therefore it refines the look, it shows life, the surroundings, the plots that make up daily life and constitute the individuals.

Keywords: Audiovisual; Aesthetics; Psychology training.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Regina Pereira, UFU

Professora no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: pereira.elianeregina@gmail.com.  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6372-9059

Barbara Maria Turci, UFU

Psicóloga formada pela Universidade Federal de Uberlândia no ano de 2015 e mestre desde 2018 pela mesma universidade, na linha de pesquisa de processos psicossociais em saúde e educação. Atualmente atua como psicóloga clínica seguindo a linha teórica da Psicologia Histórico-Cultural. Email: barbaramturci23@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8635-6718.

Allan Henrique Gomes, UNIVILLE

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente no Programa de Pós-graduação em Educação e curso de Psicologia da Universidade da Região de Joinville - SC (UNIVILLE). Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação, Política e Subjetividades (NEPS). Professor na Associação Catarinense de Ensino (FGG/ACE). E-mail: allanhg@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5366-8600.

Downloads

Publicado

07/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 175
  • pdf downloads: 74

Como Citar

PEREIRA, E. R.; TURCI, B. M.; GOMES, A. H. O que pode a mediação audiovisual na formação em psicologia? What can audiovisual mediation do in training in psychology?. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7210. Acesso em: 21 dez. 2024.