Ensino Remoto Emergencial no Ensino Superior: Uma Análise a Partir da Perspectiva de Docentes e Discentes
Emergency Remote Teaching in Higher Education: An Analysis from the Perspective of Teachers and Students
Resumo
O presente artigo objetivou discutir dados do Ensino Remoto Emergencial (ERE) desenvolvido na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) a partir das percepções registradas por docentes e discentes da instituição, por meio de uma pesquisa institucional. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi a pesquisa do tipo estudo de caso acerca dos dados constantes no relatório institucional. O estudo explicita aspectos do processo de ensino e sua interferência nas concepções e modos de fazer no Ensino Superior. Os resultados sinalizam que os docentes buscaram adequar metodologicamente suas disciplinas para que houvesse o mínimo possível de dificuldade na aprendizagem. Apesar de muitos professores e discentes relatarem êxito durante esse processo, o modo como foi desenvolvido não atende às características de uma educação plena, com ênfase no desenvolvimento humano e profissional.
Palavras-chave: Educação; Ensino Superior; Ensino Remoto; Concepções.
Resumen
Este artículo tiene como objetivo discutir datos de la Enseñanza a Distancia de Emergencia (ERE) desarrollada en la Universidad Estadual de Paraná (Unespar) a partir de las percepciones registradas por profesores y alumnos de la institución. La metodología utilizada para la elaboración de este trabajo fue una investigación de estudio de caso sobre los datos contenidos en el informe institucional. El estudio demuestra los aspectos del proceso de enseñanza y su injerencia en las concepciones y formas de hacer de la Educación Superior. Los resultados indican que los profesores han intentado adecuar las asignaturas para que hubiera la menor dificultad posible en el proceso de aprendizaje. Aunque muchos docentes y estudiantes han reportado éxito en este proceso, la forma en que se desarrolló no cumple con las características de una educación con énfasis en el desarrollo humano y profesional.
Palabras clave: Education; University education; Remote Learning; Conceptions.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 95
- pdf downloads: 49