Ensino Remoto Emergencial no Ensino Superior: Uma Análise a Partir da Perspectiva de Docentes e Discentes

Emergency Remote Teaching in Higher Education: An Analysis from the Perspective of Teachers and Students

Autores

Resumo

O presente artigo objetivou discutir dados do Ensino Remoto Emergencial (ERE) desenvolvido na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) a partir das percepções registradas por docentes e discentes da instituição, por meio de uma pesquisa institucional. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi a pesquisa do tipo estudo de caso acerca dos dados constantes no relatório institucional. O estudo explicita aspectos do processo de ensino e sua interferência nas concepções e modos de fazer no Ensino Superior. Os resultados sinalizam que os docentes buscaram adequar metodologicamente suas disciplinas para que houvesse o mínimo possível de dificuldade na aprendizagem. Apesar de muitos professores e discentes relatarem êxito durante esse processo, o modo como foi desenvolvido não atende às características de uma educação plena, com ênfase no desenvolvimento humano e profissional.

Palavras-chave:  Educação; Ensino Superior; Ensino Remoto; Concepções.

 

Resumen

Este artículo tiene como objetivo discutir datos de la Enseñanza a Distancia de Emergencia (ERE) desarrollada en la Universidad Estadual de Paraná (Unespar) a partir de las percepciones registradas por profesores y alumnos de la institución. La metodología utilizada para la elaboración de este trabajo fue una investigación de estudio de caso sobre los datos contenidos en el informe institucional. El estudio demuestra los aspectos del proceso de enseñanza y su injerencia en las concepciones y formas de hacer de la Educación Superior. Los resultados indican que los profesores han intentado adecuar las asignaturas para que hubiera la menor dificultad posible en el proceso de aprendizaje. Aunque muchos docentes y estudiantes han reportado éxito en este proceso, la forma en que se desarrolló no cumple con las características de una educación con énfasis en el desarrollo humano y profesional.

Palabras clave: Education; University education; Remote Learning; Conceptions.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Paganini da Silva, Universidade Estadual do Paraná - Apucarana

Doutora em Educação pela Unesp-Marília. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná (Unespar-Apucarana). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI).

E-mail: elian_ps@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8495-5968. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5103036346581478.

 

Nájela Tavares Ujiie, UNESPAR/Paranavaí

Pedagoga. Psicopedagoga. Especialista em Educação Infantil. Mestre em Educação. Doutora em Ensino de Ciências e Tecnologia. Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí (UNESPAR/Paranavaí). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR).

E-mail najelaujiie@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3405-4894. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1242945275956878

Antonio Marcos Dorigão, UNESPAR- Apucarana

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com PDSE na Universidad de Salamanca (USAL). Atua na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Professor Adjunto de Sociologia da Educação do Curso de Pedagogia Campus de Apucarana.

E-mail: marcos.dorigao@unespar.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2222-995X. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9510496669048708.

Downloads

Publicado

31/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 107
  • pdf downloads: 51

Como Citar

PAGANINI DA SILVA, E.; TAVARES UJIIE, N.; DORIGÃO, A. M. Ensino Remoto Emergencial no Ensino Superior: Uma Análise a Partir da Perspectiva de Docentes e Discentes : Emergency Remote Teaching in Higher Education: An Analysis from the Perspective of Teachers and Students. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7195. Acesso em: 21 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)