Sala de Aula Invertida no ensino de matemática da educação básica: um estudo das produções científicas

Flipped Classroom in Mathematics Teaching in Basic Education: A review of literature

Autores

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica, inspirada nos pressupostos da meta-análise, tem como objetivo analisar as produções científicas nacionais e internacionais que fazem uso da Sala de Aula Invertida (SAI), no Ensino de Matemática da Educação Básica. Para isso, foram buscadas publicações em periódicos, na área de avaliação em “ensino” e qualis A1 a B5, conforme a Plataforma Sucupira da Capes e as dissertações e teses da Biblioteca Digital de Dissertações e Teses, entre janeiro de 2007 até dezembro de 2022. A análise deu-se à luz de 3 eixos temáticos, explorados a partir das similaridades existentes entre as pesquisas. A partir disso, os resultados dados indicam que a metodologia da SAI pode contribuir para ressignificar o ensino de Matemática. Assim, será possível melhorar a aprendizagem dos estudantes, tornando-os ativos e autônomos no seu processo formativo de conteúdos de Matemática.

Palavras-chave: Sala de aula invertida; Educação matemática; Meta-análise.

 

Abstract

Based on meta-analysis assumptions, this bibliographical research aims to analyze the national and international scientific productions which analyzed the use of the Flipped Classroom model for teaching mathematics in Basic Education. In order to do so, we sought for publications in journals available in the "teaching" evaluation area from qualis A1 to B5, according to the Plataforma Sucupira of Capes, and the dissertations and theses of the Online Library of Dissertations and Theses, between January 2007 and December 2022. The analysis was carried out in consonance with 3 thematic axes, drawing on the similarities between the different studies. As a result, the findings demonstrate that the Flipped Classroom approach can contribute significantly to Mathematics teaching. This framework will allow students to improve their learning process by being active and autonomous when designing content for the mathematics curriculum.

Keywords: Flipped classroom; Mathematical education; Meta-synthesis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadson Santos de Castro Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/ Estudante de Mestrado

Estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) Jequié-BA. E-mail: nadsoncastro99@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2804-2846.

Claudinei de Camargo Sant'Ana, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA/ PROFESSOR

Doutor em Educação, professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista - BA, Líder do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM), E-mail: claudinei@ccsantana.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1429-4559.

Irani Parolin Sant'Ana, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA/ PROFESSOR

Doutora em Educação Matemática, professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista – BA, Líder do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM), E-mail: irani@ccsantana.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1857-3638.

Downloads

Publicado

08/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 423
  • pdf downloads: 194

Como Citar

SANTOS DE CASTRO JUNIOR, N.; DE CAMARGO SANT’ANA, C.; PAROLIN SANT’ANA, I. Sala de Aula Invertida no ensino de matemática da educação básica: um estudo das produções científicas: Flipped Classroom in Mathematics Teaching in Basic Education: A review of literature . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7191. Acesso em: 21 dez. 2024.