Sala de Aula Invertida no ensino de matemática da educação básica: um estudo das produções científicas
Flipped Classroom in Mathematics Teaching in Basic Education: A review of literature
Resumo
Esta pesquisa bibliográfica, inspirada nos pressupostos da meta-análise, tem como objetivo analisar as produções científicas nacionais e internacionais que fazem uso da Sala de Aula Invertida (SAI), no Ensino de Matemática da Educação Básica. Para isso, foram buscadas publicações em periódicos, na área de avaliação em “ensino” e qualis A1 a B5, conforme a Plataforma Sucupira da Capes e as dissertações e teses da Biblioteca Digital de Dissertações e Teses, entre janeiro de 2007 até dezembro de 2022. A análise deu-se à luz de 3 eixos temáticos, explorados a partir das similaridades existentes entre as pesquisas. A partir disso, os resultados dados indicam que a metodologia da SAI pode contribuir para ressignificar o ensino de Matemática. Assim, será possível melhorar a aprendizagem dos estudantes, tornando-os ativos e autônomos no seu processo formativo de conteúdos de Matemática.
Palavras-chave: Sala de aula invertida; Educação matemática; Meta-análise.
Abstract
Based on meta-analysis assumptions, this bibliographical research aims to analyze the national and international scientific productions which analyzed the use of the Flipped Classroom model for teaching mathematics in Basic Education. In order to do so, we sought for publications in journals available in the "teaching" evaluation area from qualis A1 to B5, according to the Plataforma Sucupira of Capes, and the dissertations and theses of the Online Library of Dissertations and Theses, between January 2007 and December 2022. The analysis was carried out in consonance with 3 thematic axes, drawing on the similarities between the different studies. As a result, the findings demonstrate that the Flipped Classroom approach can contribute significantly to Mathematics teaching. This framework will allow students to improve their learning process by being active and autonomous when designing content for the mathematics curriculum.
Keywords: Flipped classroom; Mathematical education; Meta-synthesis.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 423
- pdf downloads: 194