Acenos para uma educação física antirracista: caminhos árduos a percorrer após 20 anos de implementação da Lei nº. 10639/2003

Guiños a una educación física antirracista: arduos caminos aún por seguir después de 20 años de implementación de la Ley nº 10639/2003

Autores

Resumo

O presente artigo se propõe a fazer uma análise quantitativa e qualitativa do que vem sendo produzido/pesquisado nos últimos tempos sobre uma Educação Física antirracista com a implementação da Lei nº 10.639/2003 que incluiu a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira na educação básica. Realizamos uma busca nas Plataformas Digitais como CAPES e SciELO, encontrando assim, por meio dos seguintes descritores: "Educação Física antirracista", "Educação Física prática antirracista" e "Educação Física antirracismo", apenas seis artigos. No que diz respeito a parte qualitativa foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos artigos encontrados, buscando identificar as temáticas centrais dos textos em questão. Por fim, foram sugeridas algumas práticas que poderão servir como motivação/inspiração para a prática de uma Educação Física antirracista.

Palavras-chave: Educação Física antirracista; Educação Física e Lei n. º 10.639; Educação Física e antirracismo.

 

Resumen

Este artículo propone hacer un análisis cuantitativo y cualitativo de lo que se ha producido/investigado en los últimos tiempos sobre una educación física antirracista con la aplicación de la Ley Nº 10.639/2003 que incluyó el estudio obligatorio de la historia y la cultura afrobrasileñas en la educación básica. Se realizó una búsqueda en Plataformas Digitales como CAPES y SciELO, encontrando, a través de los siguientes descriptores: "Educación Física Antirracista", "Educación Física de Práctica Antirracista" y "Educación Física Antirracista", sólo seis artículos. Con respecto a la parte cualitativa, se realizó una investigación bibliográfica en los artículos encontrados, buscando identificar los temas centrales de los textos en cuestión. Finalmente, se sugirieron algunas prácticas que pueden servir como motivación/inspiración para la práctica de una Educación Física antirracista. 

Palabras-clave: Educación física antirracista; Educación Física y Ley Nº 10.639; Educación física y antirracismo

 

 

 

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Biografia do Autor

Elina Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Pós-graduanda em Gênero e Sexualidade nos Espaços Educativos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Professora de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Economista pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Integrante do Grupo de estudo e pesquisa interdisciplinar Lélia Gonzalez. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação Física & Relações Etnicorraciais. Integrante do Grupo de Pesquisa CORPOGRAFIAS – Laboratório de estudos da cultura corporal, movimento e gesto: as danças em suas múltiplas manifestações. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação para as Relações Etnicorraciais - ERER. ORCID: <https://orcid.org/0000-0001-5281-6712>. E-mail: elinarodriguesdeoliveira@hotmail.com

 

M

Flaviana Custódio Silvino, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - FURG. Mestra em Educação Ambiental- PPGEA na Universidade Federal de Rio Grande/RS- FURG. Especialista em Educação Física escolar pela Universidade Federal de Pelotas/RS-UFPEL. Graduada em Educação Física-Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande/RS-FURG. Integrante do Grupo de extensão NUPEATRO (Núcleo de Pesquisa Estético Ambiental sobre o Teatro) da Universidade Federal do Rio Grande. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação Física & Relações Etnicorraciais. ORCID: <https://orcid.org/0000-0002-2725-1411>. E-mail: flaviana_silvino@hotmail.com

Leila Cristiane Pinto Finoqueto, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Formada em Educação Física (UFSM); Especialista em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Mestre em Educação (UFSM). Doutora em Educação (UFPel); Professora Associada do curso de Educação Física lotada no Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Coordenadora do Festival de Artes Corporais do Rio Grande e Seminário de Estudos e Pesquisas em Educação Física & Danças. Criadora e Líder do Grupo de Pesquisa CORPOGRAFIAS – Laboratório de estudos da cultura corporal, movimento e gesto: as danças em suas múltiplas manifestações. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação Física & Relações Etnicorraciais. Desenvolve pesquisas nas seguintes temáticas: Danças, Gênero, Educação e Relações Etnicorraciais, Currículo.

ORCID: <https://orcid.org/0000-0001-5917-1152>. E-mail: cristianefinoquetto@gmail.com

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Publicado

09/10/2023
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Como Citar

RODRIGUES DE OLIVEIRA, E.; CUSTÓDIO SILVINO, F.; PINTO FINOQUETO, L. C. Acenos para uma educação física antirracista: caminhos árduos a percorrer após 20 anos de implementação da Lei nº. 10639/2003: Guiños a una educación física antirracista: arduos caminos aún por seguir después de 20 años de implementación de la Ley nº 10639/2003. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7190. Acesso em: 14 nov. 2024.