Concepções de educação e currículo expressas no Documento Curricular para Educação Infantil e Ensino Fundamental do Estado do Pará

Conceptions of education and curriculum expressed in the Curriculum Document for Early Childhood and Elementary Education in the State of Pará

Autores

Resumo

A pesquisa objetiva analisar o Documento Curricular para Educação Infantil e Ensino Fundamental do Estado do Pará, aprovado em 2018, inserido no cenário de pós-implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Destaca as concepções de educação e currículo expressas no Documento Curricular do Pará e analisa a relação existente entre os pressupostos teórico-filosóficos presentes na BNCC e no Documento em questão. O estudo fundamentou-se nos princípios de abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental como método operacional e da análise de conteúdo como técnica de organização e compreensão dos discursos constituidores do documento. Constatou-se que o Documento Curricular do Estado do Pará apresenta significativa correspondência e observância aos pressupostos teórico-filosóficos expressos na BNCC.

Palavras-chave: Documento Curricular para Educação Infantil e Ensino Fundamental do Estado do Pará; Currículo; BNCC; Estado do Pará.

 

Abstract:

The research aims to analyze the Curricular Document for Early Childhood Education and Elementary Education of the State of Pará, approved in 2018, inserted in the post-implementation scenario of the National Common Curricular Base (BNCC). It highlights the conceptions of education and curriculum expressed in the Pará Curriculum Document and analyzes the existing relationship between the theoretical-philosophical budgets present in the BNCC and in the Document in question. The study was based on the principles of a qualitative approach, using bibliographic and documentary research as an operational method and content analysis as a technique for organizing and understanding the discourses that make up the document. It was verified that the Curricular Document of the State of Pará presents significant correspondence and observance to the theoretical-philosophical budgets expressed in the BNCC.

Keywords: Curriculum Document for Early Childhood Education and Elementary Education in the State of Pará; Curriculum; BNCC; State of Pará

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Cláudio Araújo de Castro da Paz, UFPA

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Linha de Educação, Linguagens e Interculturalidade na Amazônia. Advogado (OAB/PA). Especialista em Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Graduando em Licenciatura em Pedagogia pela UFPA. Foi Bolsista no Projeto de Pesquisa: “Concepção de educação e currículo presentes no Documento Curricular para Educação Infantil e Fundamental do Estado do Pará” pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), COTAS PIBIC PRODOUTOR RENOVAÇÃO 2018, no período de 2019-2020. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Currículo e Formação de Professores (CNPQ/UFPA). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7903-9738. E-mail: francisco_slp@hotmail.com.

Madison Rocha Ribeiro , UFPA

Doutor em Educação pelo Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor Adjunto II da Universidade Federal do Pará, lotado na Faculdade de Pedagogia do Campus Universitário de Castanhal/PA. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Currículo e Formação de Professores (CNPQ/UFPA). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6681-7713. E-mail: madisonribeiro@gmail.com.

Ana Paula Vieira e Souza, UFPA

Doutora em Educação na Linha Políticas Públicas Educacionais e Mestre em Educação na Linha Currículo e Formação de Professores pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Universidade Federal do Pará do Campus Universitário de Bragança. Especialista em Ensino/Aprendizagem da Língua Portuguesa pela UFPA. Formação Pedagógica e Graduada Plena em Secretariado Executivo Bilíngue pela UNAMA. Professora do PPLSA/UFPA. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Educação (GEPTE/NEB/UFPA). Vice-Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros (NEAB/UFPA). Pós-Doutora em Letras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3340-1866. E-mail: paulladesa@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 542
  • pdf downloads: 199

Como Citar

ARAÚJO DE CASTRO DA PAZ, F. C.; ROCHA RIBEIRO, M.; VIEIRA E SOUZA, A. P. Concepções de educação e currículo expressas no Documento Curricular para Educação Infantil e Ensino Fundamental do Estado do Pará: Conceptions of education and curriculum expressed in the Curriculum Document for Early Childhood and Elementary Education in the State of Pará. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7182. Acesso em: 27 dez. 2024.