Concepções de educação e currículo expressas no Documento Curricular para Educação Infantil e Ensino Fundamental do Estado do Pará
Conceptions of education and curriculum expressed in the Curriculum Document for Early Childhood and Elementary Education in the State of Pará
Resumo
A pesquisa objetiva analisar o Documento Curricular para Educação Infantil e Ensino Fundamental do Estado do Pará, aprovado em 2018, inserido no cenário de pós-implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Destaca as concepções de educação e currículo expressas no Documento Curricular do Pará e analisa a relação existente entre os pressupostos teórico-filosóficos presentes na BNCC e no Documento em questão. O estudo fundamentou-se nos princípios de abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental como método operacional e da análise de conteúdo como técnica de organização e compreensão dos discursos constituidores do documento. Constatou-se que o Documento Curricular do Estado do Pará apresenta significativa correspondência e observância aos pressupostos teórico-filosóficos expressos na BNCC.
Palavras-chave: Documento Curricular para Educação Infantil e Ensino Fundamental do Estado do Pará; Currículo; BNCC; Estado do Pará.
Abstract:
The research aims to analyze the Curricular Document for Early Childhood Education and Elementary Education of the State of Pará, approved in 2018, inserted in the post-implementation scenario of the National Common Curricular Base (BNCC). It highlights the conceptions of education and curriculum expressed in the Pará Curriculum Document and analyzes the existing relationship between the theoretical-philosophical budgets present in the BNCC and in the Document in question. The study was based on the principles of a qualitative approach, using bibliographic and documentary research as an operational method and content analysis as a technique for organizing and understanding the discourses that make up the document. It was verified that the Curricular Document of the State of Pará presents significant correspondence and observance to the theoretical-philosophical budgets expressed in the BNCC.
Keywords: Curriculum Document for Early Childhood Education and Elementary Education in the State of Pará; Curriculum; BNCC; State of Pará
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 542
- pdf downloads: 199