Redes de Educação Ambiental: indicadores para autogestão de ações e projetos

Environmental Education Networks: indicators for self-management of actions and projects

Autores

Resumo

As redes de Educação Ambiental são coletivos baseados em princípios cooperativos. Porém, assumir essas premissas traz desafios à construção de instrumentos que auxiliem em sua gestão e na identificação das fragilidades e potencialidades do modelo horizontal. Este estudo tem como objetivo propor indicadores para avaliação, monitoramento e gestão participativa dessas redes. Para tanto, foram formulados indicadores com base em seus documentos norteadores, os quais foram posteriormente submetidos a especialistas de reconhecida atuação para avaliação consensual por meio da técnica Delphi. Assim, foram formulados dez indicadores com questões relacionadas aos princípios das redes. Por fim, são sugeridas duas formas de utilização da matriz, com base na realidade que se projeta em cada território, a fim de que sejam potencializadas as ações de autogestão das redes pelos elos que as compõem.

Palavras-chave: Educação ambiental; Indicadores; Redes.

 

Abstract

Environmental Education networks are collectives based on cooperative principles. However, assuming these premises brings challenges in the construction of instruments that help in its management and in the identification of the weaknesses and strengths of the horizontal model. This study aims to propose indicators for evaluation, monitoring and participatory management of these networks. To this end, indicators were formulated based on their guiding documents, which were subsequently submitted to recognized specialists for consensual evaluation using the Delphi technique. Thus, ten indicators were formulated with questions related to the principles of networks. Finally, two ways of using the matrix are suggested, based on the reality that is projected in each territory, so that the self-management actions of the networks are enhanced by the links that compose them.

Keywords: Environmental education; Indicators; Networks.

 

 

 

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Biografia do Autor

Luiz Ricardo Oliveira Santos, Secretaria Municipal de Educação de Cícero Dantas

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Docente Permanente da Secretaria Municipal de Educação de Cícero Dantas/BA.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9749-5665 E-mail: professor.bioricardo@gmail.com

Rosemeri Melo e Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Associada do Departamento de Engenharia Ambiental da UFS.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5916-3598 E-mail: rome@academico.ufs.br

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Publicado

15/09/2023
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Como Citar

OLIVEIRA SANTOS, L. R.; MELO E SOUZA, R. Redes de Educação Ambiental: indicadores para autogestão de ações e projetos: Environmental Education Networks: indicators for self-management of actions and projects. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7174. Acesso em: 26 jul. 2024.