O fuxico narrativo: um modo de (fa)ser pesquisa

El Fuxico narativo: un modo de quehacer investigación

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar teoricamente a ideia do fuxico narrativo, um modo de diálogo e manuseio de narrativas. Essa perspectiva surgiu no âmbito do meu projeto de pesquisa de doutorado em Educação, a partir de uma experiência no doutorado sanduiche, e pela provocação das/os orientadoras/es que me instigaram a pensar em outra possibilidade de relacionamento com as narrativas. O fuxico narrativo se fundamenta em alguns preceitos: o (fa)ser pesquisa; a centralidade dos sujeitos; a conversa enquanto metodologia de pesquisa; as narrativas em três dimensões; e o fuxico enquanto fenômeno e método. Por fim, considero que as ideias do (fa)ser pesquisa e do fuxico narrativo andam de mãos dadas, oferecendo elementos para repensarmos as relações que compõem o pesquisar como outras possibilidades de experiências, que estabelecem outros modos de ser, saber e poder.

Palavras-chave: Fuxico narrativo; (Fa)ser pesquisa; Educação.

 

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar teóricamente la idea del fuxico narrativo, un modo de diálogo y manejo de las narraciones. Esta perspectiva surgió en el marco de mi proyecto de investigación doctoral en Educación, a partir de una experiencia en una pasantía internacional, y allí la provocación de mis directoras de tesis me impulsó a reflexionar sobre otra posibilidad de relacionarme con las narrativas. El fuxico narrativo, se fundamenta en algunos conceptos: el quehacer investigativo; la centralidad de los sujetos; la conversación como metodología de investigación; las narrativas entre tres dimensiones; el fuxico, como fenómeno y método. Finalmente, creo que la idea tiene que ser investigación y el fuxico narrativo van de la mano, ofreciéndonos elementos para repensar las relaciones que constituyen el acto de investigación como otras posibilidades de la experiencia, que establecen otras formas de ser, saber y poder.

Palabras clave: Narrativa Fuxico; quehacer investigación; Educación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Alves Castro, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense, bolsista (CNPq/Brasil). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC/FEUFF). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5698-2128 E-mail: profpacastro@gmail.com  

Dinah Vasconcellos Terra, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Ciências da Educação - Universidade de Barcelona- Espanha (2004). Professora da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC/FEUFF). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4589-3861 E-mail: terrrad@gmail.com  

 

 

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 386
  • pdf downloads: 141

Como Citar

ALVES CASTRO, P.; VASCONCELLOS TERRA, D. O fuxico narrativo: um modo de (fa)ser pesquisa : El Fuxico narativo: un modo de quehacer investigación. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7123. Acesso em: 13 abr. 2024.