O processo de ensino e de aprendizagem em programas de residência em saúde de hospitais-escola de Belém: saberes e atitudes do enfermeiro preceptor
The teaching and learning process in health residency programs at teaching hospitals in Belém: knowledge and attitudes of preceptor nurses
Resumo
O objetivo do estudo é analisar o processo de ensino e de aprendizagem em programas de residência em saúde de hospitais-escola de Belém. Trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo descritiva com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 17 enfermeiros preceptores de dois hospitais de ensino da região metropolitana de Belém. Utilizou-se entrevista com roteiro semiestruturado para coleta de dados, que foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Emergiram três categorias de análise “Organização do Trabalho”, “Processo de Ensino e de Aprendizagem” e “Processo de Avaliação”. Constatou-se que os enfermeiros preceptores realizavam supervisão direta e permanente junto ao residente, suas atividades de preceptoria se relacionavam ao cotidiano da clínica em que estavam alocados, e procuravam problematizar sua prática a partir das situações vivenciadas no cotidiano do trabalho.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Residência em saúde; Hospitais-escola.
Abstract
The objective of the study is to analyze the teaching and learning process in health residency programs at teaching hospitals in Belém. This is an exploratory, descriptive research with a qualitative approach. The study included 17 preceptor nurses from two teaching hospitals in the metropolitan region of Belém. An interview with a semi-structured script was used for data collection, which were analyzed using Content Analysis. Three categories of analysis emerged: “Work Organization”, “Teaching and Learning Process” and “Evaluation Process”. It was found that the preceptor nurses carried out direct and permanent supervision with the resident, their preceptorship activities were related to the daily routine of the clinic where they were allocated, and they sought to problematize their practice based on situations experienced in their daily work.
Keywords: Teaching-learning; Health residency; Teaching hospitals.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 85
- pdf downloads: 40