O processo de ensino e de aprendizagem em programas de residência em saúde de hospitais-escola de Belém: saberes e atitudes do enfermeiro preceptor

The teaching and learning process in health residency programs at teaching hospitals in Belém: knowledge and attitudes of preceptor nurses

Autores

Resumo

O objetivo do estudo é analisar o processo de ensino e de aprendizagem em programas de residência em saúde de hospitais-escola de Belém. Trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo descritiva com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 17 enfermeiros preceptores de dois hospitais de ensino da região metropolitana de Belém. Utilizou-se entrevista com roteiro semiestruturado para coleta de dados, que foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Emergiram três categorias de análise “Organização do Trabalho”, “Processo de Ensino e de Aprendizagem” e “Processo de Avaliação”. Constatou-se que os enfermeiros preceptores realizavam supervisão direta e permanente junto ao residente, suas atividades de preceptoria se relacionavam ao cotidiano da clínica em que estavam alocados, e procuravam problematizar sua prática a partir das situações vivenciadas no cotidiano do trabalho.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Residência em saúde; Hospitais-escola.

 

Abstract

The objective of the study is to analyze the teaching and learning process in health residency programs at teaching hospitals in Belém. This is an exploratory, descriptive research with a qualitative approach. The study included 17 preceptor nurses from two teaching hospitals in the metropolitan region of Belém. An interview with a semi-structured script was used for data collection, which were analyzed using Content Analysis. Three categories of analysis emerged: “Work Organization”, “Teaching and Learning Process” and “Evaluation Process”. It was found that the preceptor nurses carried out direct and permanent supervision with the resident, their preceptorship activities were related to the daily routine of the clinic where they were allocated, and they sought to problematize their practice based on situations experienced in their daily work.

Keywords: Teaching-learning; Health residency; Teaching hospitals.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neiva José da Luz Dias Junior, Universidade do Estado do Pará

Enfermeiro, graduado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Ciências de Enfermagem com ênfase em Educação, Formação e Gestão em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UEPA e Enfermeiro da Fundação Hemopa.

E-mail: neiva_jr@hotmail.com     Orcid: https://orcid.org/0009-0002-0301-8727

José Benedito dos Santos Batista Neto, Universidade do Estado do Pará

Enfermeiro, graduado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Residente em Atenção à Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UEPA, associado a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (PRMS - UEPA/FHCGV).

E-mail: netto1443@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3228-2340 

Jouhanna do Carmo Menegaz, Universidade Federal do Pará / Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira, graduada pela Universidade do Vale do Itajaí. Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina com realização de estágio de doutoramento na Universidade de Barcelona. Docente do PPGENF-UFPA e do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina.

E-mail: jomenegaz@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7655-9826

 

Downloads

Publicado

29/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 95
  • pdf downloads: 40

Como Citar

DIAS JUNIOR, N. J. da L.; BATISTA NETO, J. B. dos S.; MENEGAZ, J. do C. O processo de ensino e de aprendizagem em programas de residência em saúde de hospitais-escola de Belém: saberes e atitudes do enfermeiro preceptor: The teaching and learning process in health residency programs at teaching hospitals in Belém: knowledge and attitudes of preceptor nurses . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7098. Acesso em: 21 dez. 2024.