Alteridades e aspectos socioculturais dos povos originários: análise de fragmentos discursivos de estudantes jovens indígenas Kayabi/Kawaiweté sobre Projeto de Vida, o novo componente curricular do Ensino Médio
Alterities and sociocultural aspects of the original peoples: analysis of discursive fragments of indigenous young students Kayabi/Kawaiweté, the new curriculum component of high school
Resumo
O Novo Ensino Médio foi aprovado legalmente, de forma compulsória, por meio da Lei nº 13.415/2017 e deverá ser implementado na Escola Intercultural Diferenciada Indígena do estado de Mato Grosso. Diante do exposto, esse artigo possui como objetivo geral conhecer os projetos de vida, as realidades e as expectativas dos jovens indígenas estudantes do Ensino Médio da etnia Kawaiweté/Kayabi aldeia Tatuí, de Juara/MT. Para responder as questões de investigação, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica e etnográfica em educação. Foram entrevistados 8 jovens colaboradores da comunidade estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Juporijup. Os participantes acenam para a realização de um projeto de vida que busque deixar um legado para as sociedades indígenas e não indígenas a partir de vivências realizadas no presente e a partir das aprendizagens herdadas pelos seus ancestrais.
Palavras-chave: Povos originários; Jovens indígenas; Educação escolar indígena.
Abstract
The The New Secondary School was legally approved, on a compulsory basis, through Law nº 13.415/2017 and should be implemented in the Intercultural Differentiated Indigenous School in the state of Mato Grosso. Given the above, this article has the general objective of knowing the life projects, realities and expectations of young indigenous high school students from the Kawaiweté/Kayabi village of Tatuí, in Juara/MT. To answer the research questions, we opted for a research with a qualitative, bibliographical and ethnographic approach in education. Eight young collaborators from the community, high school students at the Juporijup State School, were interviewed. The participants point to the realization of a life project that seeks to leave a legacy for indigenous and non-indigenous societies based on experiences carried out in the present and from the learning inherited by their ancestors.
Keywords: Original peoples; Indigenous youth; Indigenous school education.
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