O novo Ensino Médio: uma análise do componente curricular “Projeto de Vida” nos currículos catarinense e goiano
The new High School: an analysis of “Life Project” curricular component in the curricula of Santa Catarina and Goiás
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as características do componente curricular Projeto de Vida (PV) do novo Ensino Médio dos estados de Santa Catarina e Goiás à luz da teoria do Ciclo de Políticas. Para fins metodológicos, utilizou-se a pesquisa do tipo exploratória e comparativa dos currículos. Como fundamento bibliográfico, adotou-se os argumentos relevantes de autores, como: Ball e Bowe (1992), Lopes (2001; 2004), Lopes e Macedo (2011), Mainardes (2018), Michetti (2020) e Souza Neto (2018). A literatura e a análise dos documentos apontam que a formulação dos currículos se baseia numa cultura dominante, construída por alianças de classes sociais, políticas, econômicas e mercadológicas, objetivando controlar o conhecimento para o mundo produtivo; e que o PV, como componente curricular, não foge a esse molde neoliberal.
Palavras-chave: Políticas curriculares; Ensino Médio; Projeto de Vida.
Abstract
The general objective of this paper is to analyze the characteristics of Life Project curricular component of news High School in the states of Santa Catarina and Goiás in the light of the Policy Cycle theory. For methodological purposes, both exploratory and comparative research of curricula. As a bibliographic basis were adopted relevant arguments of authors such as: Ball and Bowe (1992), Lopes (2001; 2004), Lopes and Macedo (2011), Mainardes (2018), Michetti (2020) and Souza Neto (2018). The literature and the analysis of the documents indicate that the formulation of curricula is based on a dominant culture, built by alliances of social, political, economic and market classes, aiming to control knowledge for the productive world; and that Life Project as a component curriculum does not escape this neoliberal mold.
Keywords: Curricular policies; High School; Life Project.
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