Marco conceitual para práxis educativa de enfermeiros da estratégia saúde da família

Conceptual framework for educational praxis of family health strategy nurses

Autores

Resumo

Propor um marco conceitual para a práxis educativa de enfermeiros da estratégia saúde da família e atenção básica em saúde, a partir da vivência coletiva e dinâmica do processo de trabalho. Estudo qualitativo, sendo: produção e teorização. Na primeira, realizaram-se dois encontros guiados pela técnica grupal World Café, 26 enfermeiros. Na segunda, analisaram-se as categorias emergentes da primeira fase para estruturação da expressão motriz e marco conceitual. Fase de teorização emergiu a expressão motriz, constituída por oito pistas teóricas e apropriações conceituais. Delineou-se o marco conceitual, com doze faces, que deram forma a quatro dimensões tecnológicas. O marco conceitual construído propõe à reconfiguração de conceitos necessários a operacionalidade do fazer saúde, aponta elementos estruturais alternativos à dinâmica dos serviços, e suscita diferentes dimensões de tecnologias.

Palavras-chave: Educação em Saúde; Estratégia Saúde da Família; Teoria de Enfermagem.

 

Abstract

Propose a conceptual framework for the educational practice of nurses in the family health strategy and primary health care, based on the collective experience and dynamics of the work process. Qualitative study, being: production and theorization. In the first, two meetings were held guided by the World Café group technique, 26 nurses. In the second, the emerging categories of the first phase were analyzed for structuring the driving expression and conceptual framework. In the theorizing phase, the driving expression emerged, consisting of eight theoretical clues and conceptual appropriations. The conceptual framework was outlined, with twelve faces, which shaped four technological dimensions. The conceptual framework built proposes the reconfiguration of concepts necessary for the operation of health care, points out alternative structural elements to the dynamics of services, and raises different dimensions of technologies.

Keywords: Health Education; Family Health Strategy; Nursing Theory.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlisom Sousa Ferreira, Universidade do Estado do Amazonas - UEA Escola Superior de Ciências da Saúde - ESA

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2010). Atualmente é Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA, Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem em Saúde Pública (ProEnSP), modalidade Profissional, e docente dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Odontologia nas áreas de Atenção Primária à Saúde e Educação em Saúde. E-mail: darlisom@uea.edu.br. ORCID: 0000-0003-3381-1304

Flavia Regina Souza Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre (UFSC) e Doutora em Filosofia em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Pós-doutorado em Educação na Universidade de Lisboa. Atuei como docente da Universidade Federal de Mato Grosso e da Universidade Federal de Santa Catarina. Sou pesquisadora e fui líder do Laboratório de Pesquisa PRÁXIS - trabalho, ética, saúde. Minha experiência tem sido em Saúde Coletiva, com ênfase em Filosofia e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de trabalho em enfermagem e saúde, bioética, ética e educação. E-mail: flaviareginaramos@gmail.com. ORCID: 0000-0002-0077-2292

Elizabeth Teixeira, Universidade Federal do Pará

Enfermeira, Mestre em Educação pela UERJ, Doutorado em Ciências pela UFPA. Estágio Pós-doutoral na Universidade de Coimba em 2020 e na UERJ em 2013. Professora Titular Aposentada da UEPA. Professora Visitante da UFPA, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Análises Clínicas - PPGAC . Líder da Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais (RETE). Diretora do CEPEn-ABEn-PA gestão 2022-2025. Enfermeira na Marinha 1981-1988, Docente na Escola de Enfermagem Anna Nery-UFRJ; Faculdade de Enfermagem da UERJ; UEA. E-mail: etfelipe@hotmail.com. ORCID: 0000-0002-5401-8105

 

Downloads

Publicado

19/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 150
  • pdf downloads: 56

Como Citar

FERREIRA, D. S.; SOUZA RAMOS, F. R.; TEIXEIRA, E. Marco conceitual para práxis educativa de enfermeiros da estratégia saúde da família: Conceptual framework for educational praxis of family health strategy nurses. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7062. Acesso em: 24 nov. 2024.