O uso de vídeos do TikTok como proposta metodológica para as aulas de empreendedorismo
The use of TikTok videos as a methodological proposal for entrepreneurship classes
Resumo
Recentemente, três acontecimentos, modificaram as formas de ensino e de aprendizagem: a transformação digital de modo geral, a pandemia e a notoriedade de mídias sociais como o TikTok. Ainda hoje, percebe-se uma lacuna em relação às propostas metodológicas envolvendo vídeos dessa plataforma com foco na aprendizagem em empreendedorismo. Considerando o exposto, o objetivo do artigo é apresentar uma proposta metodológica para as aulas de empreendedorismo, por meio de um concurso de criação e de divulgação de conteúdo sobre a disciplina no TikTok. Para a construção e aplicação da proposta, recorreu-se, principalmente, aos trabalhos de Ulrich e Cole (1987), Schaefer e Minello (2016), Khlaif e Salha (2021) e Dornelas (2007; 2020). Mediante a aplicação dessa proposta em duas turmas do ensino médio de uma instituição federal, constatou-se um profundo empenho dos alunos para a criação de vídeos inovadores e criativos, além do engajamento na divulgação dos vídeos em suas redes sociais, bem como o desenvolvimento de características empreendedoras.
Palavras-chave: Redes sociais; Ensino; Aprendizagem.
Abstract
Recently, three events have changed the ways of teaching and learning: the overall digital transformation, the pandemic, and the notoriety of social media platforms such as TikTok. Presently, there is still a gap regarding methodological proposals involving videos from this platform focused on entrepreneurship learning. Considering the above, the aim of this article is to present a methodological proposal for entrepreneurship classes through a creation and dissemination content contest on TikTok. To build and apply this proposal, we relied mainly on the works of Ulrich and Cole (1987), Schaefer and Minello (2016), Khlaif and Salha (2021), and Dornelas (2007; 2020). Through the implementation of this proposal in two high school classes of a federal institution, a profound commitment from students was observed in creating innovative and creative videos, as well as engagement in disseminating them on their social networks, as well as the development of entrepreneurial characteristics.
Keywords: Social media; Teaching; Learning.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 89
- pdf downloads: 119