Estado da Arte sobre o ingresso de estudantes do sexo feminino na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN)

State of the Art on the admission of female students at the Federal Technical School of Rio Grande do Norte (ETFRN)

Autores

Resumo

A temática deste estudo discute sobre o ingresso das mulheres na condição de alunas no período (1968-1998) da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN). O objetivo é reunir estudos acerca dessa temática a fim de mapear e discutir a produção acadêmica realizada entre os anos de 2017 a 2020. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem quantitativa e qualitativa, subsidiada por pesquisa bibliográfica sobre gênero, educação profissional feminina e memória da ETFRN. Os resultados apontam que a ETFRN, ao longo de sua trajetória de redemocratização, concentrou esforços para consolidação no ingresso das mulheres à educação profissional. Porém, em relação ao conhecimento produzido, percebe-se a invisibilidade sobre a temática, visto o número diminuto de discussões e pesquisas.

Palavras-chave: História das Mulheres; História da Educação Profissional; Produção de Conhecimento.

 

 

Abstract

The theme of this study discusses the entry of women as students in the period (1968-1998) of the Federal Technical School of Rio Grande do Norte (ETFRN). The objective is to gather studies on this theme in order to map and discuss the academic production carried out between the years 2017 to 2020. Methodologically, it is a quantitative and qualitative approach, supported by bibliographical research on gender, female professional education and memory from ETFRN. The results indicate that the ETFRN, throughout its history of redemocratization, concentrated efforts to consolidate the entry of women into professional education. However, in relation to the knowledge produced, the invisibility of the theme is perceived, given the small number of discussions and research.

Keywords: Women's History; History of Vocational Education; Knowledge Production.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella Lago Alves Batista de Oliveira Eustáquio, Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciada em Letras (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Literatura Comparada (UFRN, 2009). Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), desde 2009. Especialista em Língua Portuguesa - gramática, texto e discurso (UFRN, 2010). Mestre em Ciências Sociais (UFRN, 2015). Atualmente, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN (PPGEP/IFRN). E-mail: daniella.lago@ifrn.edu.br  ORCID: 0000-0002-1993-4386

Gilmara Catarine Dantas Costa, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

Possui licenciatura em Artes Visuais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e especialização em Educação Profissional, atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN) e é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail: gilmaracatarine@hotmail.com  ORCID ID: 0000-0002-0988-3896

 

Francinaide de Lima Silva Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora de Didática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN (PPGEP/IFRN), onde coordena a Linha de Pesquisa História, historiografia e memória da Educação Profissional. Estágio Doutoral e Pós-Doutoral na Universidade de Lisboa. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela UFRN. E-mail: francinaide.silva@ifrn.edu.br  ORCID ID: 0000-0002-9091-8055

 

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 49
  • pdf downloads: 61

Como Citar

LAGO ALVES BATISTA DE OLIVEIRA EUSTÁQUIO, D.; DANTAS COSTA, G. C.; DE LIMA SILVA NASCIMENTO, F. Estado da Arte sobre o ingresso de estudantes do sexo feminino na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) : State of the Art on the admission of female students at the Federal Technical School of Rio Grande do Norte (ETFRN). Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7055. Acesso em: 20 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)