Experimentação na formação inicial: aspectos investigativos e evidências do pensamento químico

Experimentation in initial training: investigative aspects and evidences of chemical thinking

Autores

Resumo

A experimentação é uma estratégia que pode auxiliar na aprendizagem dos conceitos, conduzindo os estudantes a construir uma relação mais estreita com a teoria. Considerando a importância de discussões acerca da experimentação na formação inicial docente, este trabalho objetiva analisar roteiros de aulas experimentais elaboradas por licenciandos em Química no decorrer de uma disciplina a fim de encontrar indícios que caracterizem uma atividade experimental de natureza investigativa e se estas possibilitam o desenvolvimento do pensamento químico. Mediante as análises, foi constatado que os roteiros permitiram o envolvimento em uma série de habilidades, como a argumentação, a reflexão, a elaboração de hipóteses e a tomada de decisão, além de oportunizarem que os estudantes desenvolvam o conhecimento sobre o conteúdo além dos saberes sobre a natureza da Química e o papel desta na sociedade. Dessa forma, reforça-se a importância de discutir referenciais que fundamentam e estruturam as atividades experimentais na formação inicial docente. 

Palavras-chave: Pensamento químico; Atividade experimental; Formação inicial

 

Abstract

Experimentation is a strategy that can help in learning concepts, leading students to build a closer relationship with theory. Considering the importance of discussions about experimentation in pre-service teacher education, the present work aimed to analyze scripts of experimental classes prepared by undergraduate students in chemistry, during a discipline, looking for signs that characterize an experimental activity of an investigative nature, and if these allowed the development of chemical thinking. Through the analysis, we found that the scripts allowed the involvement in a series of skills such as argumentation, reflection, the elaboration of hypotheses, and decision-making, in addition to providing opportunities for students to develop content knowledge in addition to knowledge about the nature of chemistry and its role in society. Thus, we reinforce the importance of discussing references that underlie and structure experimental activities in pre-service teacher education.

Keywords: Chemical thinking; Experimental activity; Pre-service Teacher Education

 

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Biografia do Autor

Fernanda Garcia de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Londrina – UEL.  Mestre em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UEL e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL. E-mail: fergarciaalmeida@gmail.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2060-9695.

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Química (UEL, 2004), Mestre em Ensino de Ciências (UEL, 2008) e Doutora em Educação para Ciência (UEM, 2013). Realizou estágio de Pós-doutoramento na Universidade de Aveiro/Portugal (2019). Atualmente é Professora Associada A do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL). E-mail: fabieledias@uel.br   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0638-3036.

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Publicado

15/09/2023
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Como Citar

ALMEIDA, F. G. de; DIAS BROIETTI, F. C. Experimentação na formação inicial: aspectos investigativos e evidências do pensamento químico : Experimentation in initial training: investigative aspects and evidences of chemical thinking. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7027. Acesso em: 12 abr. 2024.

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