Letramento acadêmico e letramento docente: um olhar sobre a escrita de professores em formação inicial e continuada
Academic literacy and teacher literacy: a look at the writing of teachers in initial and continuing education
Resumo
O presente artigo resulta de reflexões que surgiram durante as aulas da disciplina de “Letramento Acadêmico: práticas de leitura e escrita na universidade”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - FCT/ UNESP, campus Presidente Prudente/SP. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo Estudo de caso. O objetivo norteador é investigar como professores em formação inicial e continuada se relacionam com a escrita acadêmica. Analisamos os distanciamentos e aproximações no que tange ao letramento acadêmico de alunos em períodos finais da graduação do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia de um Centro Universitário, pertencente à rede privada, de um município do interior do Estado de São Paulo, e de professores, de diferentes componentes curriculares, que lecionam na Educação Básica II, em escolas públicas do estado de São Paulo. Assim, analisamos como esses estudantes e profissionais em formação entendem a escrita acadêmica e sua relação com os gêneros da esfera acadêmica. Os dados foram coletados, a partir de formulários com perguntas objetivas e dissertativas com análises embasadas nos estudos de (BARDIN, 2011). Para isso, nos apoiamos no aporte teórico de (KLEIMAN; ASSIS, 2016) para análises sobre o letramento docente e (MELLO, 2017 e FIAD, 2011 e 2013) para análises sobre o letramento acadêmico. Os resultados apontam para a necessidade de trabalho com a escrita enquanto prática social, na formação inicial e na formação continuada dos professores.
Palavras-chave: letramento. Escrita acadêmica. Formação de professores.
Abstract
This article is the result of reflections that arose during the classes of the subject “Academic Literacy: reading and writing practices at the university”, of the Graduate Program in Education of the Faculty of Science and Technology of the Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - FCT/ UNESP, Presidente Prudente/SP campus. The research has a qualitative approach, of the Case study type, the guiding objective is to investigate how teachers in initial and continuing education relate to academic writing. We analyzed the distances and approximations regarding the academic literacy of students in the final periods of graduation from the Full Degree in Pedagogy course at a University Center, belonging to the private network, in a municipality in the interior of the State of São Paulo, and teachers, from different curricular components, who teach in Basic Education II, in public schools in the state of São Paulo. Thus, we analyze how these students and professionals in training understand academic writing and its relationship with genres in the academic sphere. Data were collected from forms with objective and essay questions with analyzes based on studies by (BARDIN, 2011). For this, we rely on the theoretical contribution of (KLEIMAN; ASSIS, 2016) for analyzes on teacher literacy and (MELLO, 2017 and FIAD, 2011 and 2013) for analyzes on academic literacy. The results point to the need to work with writing as a social practice in the initial and continuing training of teachers.
KEYWORDS: literacy; academic writing; teacher education
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