Rivalidade entre as escolas estaduais de Belém-Pa: uma reconstrução histórica a partir dos jornais impressos da década de 1970

Rivalry among the state schools of Belem-Pa: a historical reconstruction from the printed newspapers of the 1970’s

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objetivos principais: a) Investigar o processo de significação acerca das rivalidades entre as escolas no discurso do jornal O Liberal no período proposto; e b) Sobrelevar os símbolos aperfeiçoantes que emergem dessa tessitura discursiva e colaboram para uma imagem de juventude, escola e sociedade. É uma pesquisa documental, cujo corpus constituiu-se de trinta e oito (38) matérias relativas ao período da Semana da Pátria em cada ano da década de 1970. A análise considerou o arcabouço teórico-metodológico da mitodologia durandiana, o que proporcionou subsídios para melhor identificar como o imaginário republicano socioeducacional colaborou para a conformação de uma rivalidade entre as escolas, inextrincavelmente relacionada às proposições de ritos pelos quais esses alunos jovens da cidade submetiam-se, em busca de reconhecimento, valoração e pertença social.

Palavras-chave: Festa Cívica; Jornais; História da Educação.

 

Abstract

The main objective of this article is to: a) Investigate the process of meaning about rivalries between schools in the discourse of O Liberal in the proposed period; and b) elevate the perfecting symbols that emerge from this discursive fabric and contribute to an image of youth, school, and society. This is documental research, whose corpus consisted of thirty-eight (38) articles relating to the period of homeland week in each year of the 1970s. The analysis considered the theoretical-methodological framework of Durandian mythology, which provided subsidies to better identify how the republican socio-educational imaginary contributed to the formation of a rivalry between schools, inextricably related to the propositions of rites by which these young students from our city submitted, in search of recognition, valuation, and social belonging.

Keywords: Civic Party; Newspapers; History of Education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geórgia Carneiro da Silva, Universidade Federal do Pará

Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Foi  bolsista de iniciação cientifica Pró-Doutor, cujo o campo de pesquisa era direcionado a reconstrução de memórias sociais acerca da rivalidade entre escolas em Belém/PA.  E-mail:  geor.gia1871@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3989-5975.

Livia Sousa da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências Sociais (Sociologia), pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com Pós-Doc. em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA); Mestre em Educação (Currículo e Formação de Professores), pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Especialista em Psicopedagogia Educacional com ênfase em psicopedagogia preventiva, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); licenciada plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre História da Educação e Formação de Professores - LABINVE. Atualmente, Professora Adjunta no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA, Faculdade de Educação. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica - PPEB (UFPA) - Linha de Pesquisa História da Educação Básica. E-mail: liviasulva@ufpa.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1652-1041.

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 113
  • pdf downloads: 59

Como Citar

SILVA, G. C. da; SILVA, L. S. da. Rivalidade entre as escolas estaduais de Belém-Pa: uma reconstrução histórica a partir dos jornais impressos da década de 1970: Rivalry among the state schools of Belem-Pa: a historical reconstruction from the printed newspapers of the 1970’s . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7014. Acesso em: 22 nov. 2024.