As tecnologias e a documentação pedagógica na Educação Infantil: uma revisão sistemática da literatura

Technologies and pedagogical documentation in early childhood education: a systematic review of the literature

Autores

Resumo

Este artigo visa apresentar os resultados de uma revisão sistemática da literatura com o propósito de verificar o que as pesquisas têm discutido sobre o uso das tecnologias na documentação pedagógica ou registro reflexivo na Educação Infantil. O levantamento se deu por meio do Portal de Periódicos Capes, na Scopus, na Eric, na BDTD e no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O corpus da investigação foi constituído a partir de oito artigos, duas dissertações e uma tese. Os resultados apontam que: a documentação pedagógica é compreendida como uma estratégia para comunicar a aprendizagem das crianças e qualificar a prática docente; o mundo digital influencia as novas formas de registro docente, contribuindo no processo da documentação pedagógica; a fotografia e o vídeo são os recursos tecnológicos mais utilizados com fins de registro docente; há necessidade de garantir a participação efetiva das crianças na documentação pedagógica.

Palavras-chave: Documentação Pedagógica; Tecnologias; Educação Infantil.

 

Abstract:

This article aims to present the results of a systematic literature review with the purpose of verifying what researches have discussed about the use of technologies in pedagogical documentation or reflective record in Early Childhood Education. The survey was done through the Capes Periodical Portal, Scopus, Eric, BDTD, and the Institutional Repository of the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). The research corpus was made up of eight articles, two dissertations, and one thesis. The results indicate that: the pedagogical documentation is understood as a strategy to communicate the children's learning and to qualify the teaching practice; the digital world influences the new forms of teaching record, contributing to the process of pedagogical documentation; photography and video are the technological resources most used for purposes of teaching record; there is a need to ensure the effective participation of children in the pedagogical documents.

Keywords: Pedagogical Documentation; Technologies; Childhood Education

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josélia Praxedes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Pedagogia (UVA). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Educação Infantil e Anos Iniciais (FATERN), Mestranda do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE/UFRN). Email: pedagogapraxedes@gmail.com . Orcid: https://orcid.org/0009-0007-3318-5805.

 

Maria Cristina Leandro de Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação (CE/UFRN). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando nos cursos de pedagogia presencial e à distância, no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). E-mail cristina.leandro@ufrn.br.    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5811-804X

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 290
  • pdf downloads: 230

Como Citar

PRAXEDES DA SILVA, J.; LEANDRO DE PAIVA, M. C. As tecnologias e a documentação pedagógica na Educação Infantil: uma revisão sistemática da literatura: Technologies and pedagogical documentation in early childhood education: a systematic review of the literature. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7012. Acesso em: 20 maio. 2024.