O entrelaçar da Ginástica para Todos na Identidade Cultural Amazônica
The intertwining of Gymnastics for All in Amazonian Cultural Identity
Resumo
Descreve-se a percepção da experiência vivida por discentes de um projeto de extensão universitária no processo de composição coreográfica em Ginástica para Todos (GPT) com a temática cultural amazônica. Pela abordagem qualitativa, a construção de dados se deu por meio da observação participante, grupos focais e entrevistas com método visual (foto-elicitação e autobiografia) a dezenove protagonistas de um grupo do Amazonas. A análise dos dados foi concebida pela atitude fenomenológica de Merleau-Ponty. O estudo pontuou que, a. partir do conhecimento de práticas corporais já conhecidas, como a dança, jogos e brincadeiras uníssono a elementos tradicionais da ginástica, como o manuseio de aparelhos, foi salutar para a aceitação da prática, b. A mediação dos docentes foi nuclear para a compreensão da versatilidade da GPT e ampliação da visão técnica e codificada da prática, c. estratégias pedagógicas decoloniais foram percebidas no processo.
Palavras-chave: Ginástica para Todos. Amazônia. Experiência vivida.
Abstract
This study describes the perception of the students ' experience from a university extension project throughout the process of choreographic composition in Gymnastics for All (GPT) with an Amazonian cultural theme. Using a qualitative approach, data were collected through participant observation, focus groups, and interviews with visual methods (photo-elicitation and autobiography) with 19 protagonists of an Amazonas group. The data analysis was designed with a the Merleau-Ponty an phenomenological attitude. The study pointed out the following: a.) the participants' previous knowledge of body practices, such as dance, games, and jokes, and traditional gymnastics elements, e.g., equipment handling, was beneficial for practice acceptance; b.) teachers' mediation was essential understanding the versatility of GPT and broadening a technical and codified vision of such practice, and c. decolonial pedagogical strategies were perceived in the process.
Keywords: Gymnastics for All; Amazon; Lived experience.
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