O entrelaçar da Ginástica para Todos na Identidade Cultural Amazônica

The intertwining of Gymnastics for All in Amazonian Cultural Identity

Autores

Resumo

Descreve-se a percepção da experiência vivida por discentes de um projeto de extensão universitária no processo de composição coreográfica em Ginástica para Todos (GPT) com a temática cultural amazônica. Pela abordagem qualitativa, a construção de dados se deu por meio da observação participante, grupos focais e entrevistas com método visual (foto-elicitação e autobiografia) a dezenove protagonistas de um grupo do Amazonas. A análise dos dados foi concebida pela atitude fenomenológica de Merleau-Ponty. O estudo pontuou que, a. partir do conhecimento de práticas corporais já conhecidas, como a dança, jogos e brincadeiras uníssono a elementos tradicionais da ginástica, como o manuseio de aparelhos, foi salutar para a aceitação da prática, b. A mediação dos docentes foi nuclear para a compreensão da versatilidade da GPT e ampliação da visão técnica e codificada da prática, c. estratégias pedagógicas decoloniais foram percebidas no processo.

Palavras-chave: Ginástica para Todos. Amazônia. Experiência vivida.

 

Abstract

This study describes the perception of the students ' experience from a university extension project throughout the process of choreographic composition in Gymnastics for All (GPT) with an Amazonian cultural theme. Using a qualitative approach, data were collected through participant observation, focus groups, and interviews with visual methods (photo-elicitation and autobiography) with 19 protagonists of an Amazonas group. The data analysis was designed with a the Merleau-Ponty an phenomenological attitude. The study pointed out the following: a.) the participants' previous knowledge of body practices, such as dance, games, and jokes, and traditional gymnastics elements, e.g., equipment handling, was beneficial for practice acceptance; b.) teachers' mediation was essential understanding the versatility of GPT and broadening a technical and codified vision of such practice, and c. decolonial pedagogical strategies were perceived in the process.

Keywords: Gymnastics for All; Amazon; Lived experience.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lionela da Silva Corrêa, Universidade Federal do Amazonas/Faculdade de Educação Física e Fisioterapia

Doutorado em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ginástica (GYMNUSP/EEFE/USP). E-mail: lionela@ufam.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2237-5359

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0276334550669174

Evandro Cabo Verde, do Instituto de Ciências sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ/UFAM

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Docente do Instituto de Ciências sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ/UFAM.

E-mail: caboverde@ufam.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8850-8102

 

Michele Carbinatto, Escola de Educação Física e Esporte - EEFE/USP

Doutorado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Pós Doutorado em Educação. Docente da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ginástica (GYMNUSP/EEFE/USP).

E-mail: mcarbinatto@usp.br.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6598-9938

Downloads

Publicado

27/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 261
  • pdf downloads: 95

Como Citar

DA SILVA CORRÊA, L.; SOUZA RIBEIRO CABO VERDE, E. J.; CARBINATTO, M. V. O entrelaçar da Ginástica para Todos na Identidade Cultural Amazônica: The intertwining of Gymnastics for All in Amazonian Cultural Identity . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6831. Acesso em: 26 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)