O microlearning como uma abordagem tecno-pedagógica: uma experiência prática
Microlearning as a technopedagogical approach: a practical experience
Resumo
Algumas metodologias adotadas pelos docentes durante o período pandêmico não levaram em conta o perfil do discente atual, intolerante às aulas cada vez mais longas e à transmissão massiva de conteúdos, além de sofrerem com a perda de foco e dificuldade de aprendizagem. Com intuito de buscar soluções para esses problemas, sugere-se uma metodologia tecno-pedagógica: o microlearning, que propõe dividir, de forma planejada, um conteúdo em partes menores. O trabalho foi aplicado para uma turma de alunos do Ensino Médio em uma escola pública, analisou o que os estudantes acharam da aplicação da metodologia microlearning, em formato de vídeos. Resultados mostraram que houve melhora no foco, na retenção de conteúdo, no engajamento e indicou, ainda, características que devem ser consideradas no planejamento de uma microaula em formato de vídeo, além de dificuldades que abrem brechas para novas pesquisas.
Palavras-chave: Microaprendizagem; Novas Metodologias; TDIC (Tecnologias da Informação e Comunicação).
Abstract
Some methodologies adopted by teachers during the pandemic period do not take into account the current student profile, intolerant of increasingly long classrooms and massive transmission of content, in addition to suffering from loss of focus and difficulty in learning. In order to tackle these problems, a techno-pedagogical methodology has been discussed in recent years and shown to be an alternative: microlearning, which seeks to divide, in a planned way, a content into smaller parts. The work was applied to a group of high school students in a public school, analyzing what the students thought about the application of the microlearning methodology, in video format. Results showed that the methodology helped to improve focus, better retain content, increased engagement and indicated some characteristics that should be considered when planning a microclass in video format and also some difficulties that open gaps for new research.
Keywords: Microlearning; New Methodologies, Digital Information and Communication Technology (DICT)
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 304
- pdf downloads: 135