O microlearning como uma abordagem tecno-pedagógica: uma experiência prática

Microlearning as a technopedagogical approach: a practical experience

Autores

Resumo

Algumas metodologias adotadas pelos docentes durante o período pandêmico não levaram em conta o perfil do discente atual, intolerante às aulas cada vez mais longas e à transmissão massiva de conteúdos, além de sofrerem com a perda de foco e dificuldade de aprendizagem. Com intuito de buscar soluções para esses problemas, sugere-se uma metodologia tecno-pedagógica: o microlearning, que propõe dividir, de forma planejada, um conteúdo em partes menores. O trabalho foi aplicado para uma turma de alunos do Ensino Médio em uma escola pública, analisou o que os estudantes acharam da aplicação da metodologia microlearning, em formato de vídeos. Resultados mostraram que houve melhora no foco, na retenção de conteúdo, no engajamento e indicou, ainda, características que devem ser consideradas no planejamento de uma microaula em formato de vídeo, além de dificuldades que abrem brechas para novas pesquisas.

Palavras-chave: Microaprendizagem; Novas Metodologias; TDIC (Tecnologias da Informação e Comunicação).

 

Abstract

Some methodologies adopted by teachers during the pandemic period do not take into account the current student profile, intolerant of increasingly long classrooms and massive transmission of content, in addition to suffering from loss of focus and difficulty in learning. In order to tackle these problems, a techno-pedagogical methodology has been discussed in recent years and shown to be an alternative: microlearning, which seeks to divide, in a planned way, a content into smaller parts. The work was applied to a group of high school students in a public school, analyzing what the students thought about the application of the microlearning methodology, in video format. Results showed that the methodology helped to improve focus, better retain content, increased engagement and indicated some characteristics that should be considered when planning a microclass in video format and also some difficulties that open gaps for new research.

Keywords: Microlearning; New Methodologies, Digital Information and Communication Technology (DICT)

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ederval Pablo Ferreira Cruz, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina

Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Espírito Santo (2001), especialista em Redes de Computadores pela UFLA (2009) e mestre em Informática pela UNIRIO (2012) e doutorando do programa de Cognição e Linguagem da UENF. Atualmente atua como professor EBTT no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Itapina.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8545-9990. E-mail: ederval.cruz@ifes.edu.br.

Georgia Regina Rodrigues Gomes Poly, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Possui graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (1989), Análise de Sistemas pela PUC-Rio (1991), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Atuou como Analista de Sistemas de 1992 a 2003 na PUC-Rio, trabalhando em desenvolvimento e na manutenção de sistemas de informação corporativos e como coordenadora de desenvolvimento de sistemas. Atua no magistério desde 2000 e no superior desde 2006. Trabalhou como professora Adjunta da Universidade Candido Mendes e como Professora/Diretora de Ensino do IFF-Itaperuna. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense/INFES e professora credenciada no Programa de Mestrado em Ensino. Participa dos Grupos de Pesquisa LAPIIS, ANOTI e GPINFEE (Líder). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Informática Aplicada ao Ensino, Mineração de Dados, Mineração de Texto, Integração de Banco de Dados, Bibliotecas Digitais, Metadados, Recuperação da Informação, Educação a Distância, Sistemas de Informação.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0907-9838.  E-mail: georgiagomes@id.uff.br.

Edson Terra Azevedo Filho, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF (CCH), Mestrado em Engenharia de Produção pela UENF (CCT) e Graduação em Administração pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professor Associado na UENF do Laboratório de Engenharia de Produção - LEPROD. Diretor Administrativo da incubadora TecCampos na gestão 2019-2022. Possui como áreas de interesse: empreendedorismo, desenvolvimento regional, inovação tecnológica, gestão estratégica e análise prospectiva.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4071-5150.  E-mail: edsonterrafilho@gmail.com

Downloads

Publicado

29/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 136
  • pdf downloads: 75

Como Citar

CRUZ, E. P. F.; POLY, G. R. R. G.; FILHO, E. T. A. O microlearning como uma abordagem tecno-pedagógica: uma experiência prática: Microlearning as a technopedagogical approach: a practical experience . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6811. Acesso em: 6 maio. 2024.